Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Dos jogos populares aos esportes: pique bandeira e kabaddi.

 

16/12/2010

Autor e Coautor(es)
FABIOLA PEDROZA VIEIRA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer o kabaddi; associar o kabaddi ao pique bandeira; vivenciar o kabaddi e o pique bandeira.

Duração das atividades
150 min. (3 aulas)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos prévios: noção sobre o que é esporte e sobre o que é jogo e as diferenças entre os dois. Sugiro a aula “Jogo/brincadeira ou esporte?” publicada no portal do professor (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13341).

Estratégias e recursos da aula

Espaço: quadra de voleibol, sala de TV.   

Materiais: televisão, DVD, mapa-mundi e dois objetos quaisquer para serem as bandeiras.   

Atividade 1   

Reunir a turma e exibir o vídeo abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=nk8TOE5iTr4&feature=related  

Acesso em 11/11/10.

Kabaddi (não levar em consideração a narração do vídeo, uma vez que está em outra língua e não é relevante para o entendimento dos alunos sobre a dinâmica do jogo).

Posteriormente, organizar um debate com as seguintes perguntas como base:

- Vocês já viram a prática mostrada no vídeo?

- O Kabaddi se assemelha a alguma atividade que vocês já tenham feito? Qual? (pique-bandeira, pique corrente).

Objetivo da atividade: primeiras aproximações (da prática e do conhecimento do aluno a respeito).

Atividade 2

Vivência do “Kabaddi” pela turma. O professor deverá adptar a prática da seguinte forma: no momento em que o aluno for parar o da outra equipe deverá fazê-lo “colando-o” (como no pique-cola), para evitar maiores atritos.

Fonte: http://worldsikhnews.com/4%20November%202009/Punjab%20to%20host%20World%20Kabaddi%20League.htm 

Acesso em 11/11/10.

Regras: É jogado com dois times de sete jogadores cada, numa quadra ou campo do tamanho da de basketball, com um time em cada metade da quadra. Dois tempos de 20 minutos, com 5 minutos de descanso entre eles. Um jogador do time que ataca repete a palavra "Kabaddi" diversas vezes enquanto tenta se esquivar de outro, do time adversário, que tenta conter seu avanço. As equipes designam um "incursor", que deve atravessar transversalmente à metade da equipe oposta, onde o objetivo desta última é capturar os membros da equipe “invasora” antes deles retornarem à sua metade. Os membros capturados ficarão "fora" do campo. O incursor não deve respirar durante a invasão, e deve prová-lo constantemente durante a invasão, gritando “kabaddi, kabaddi...”, que em hindu quer dizer “segurando a respiração”. Os defensores devem fazer uma corrente ligando as mãos. Se a corrente for quebrada um membro da equipe defensora irá para fora. O objetivo dos defensores é parar o incursor, impedindo-o de retornar ao lado dele, antes de uma respiração. Se o incursor respirar antes de retornar ao seu lado, estará fora do campo. Um jogador também irá "para fora" se ficar sobre uma linha de limite durante o jogo ou se qualquer parte do corpo do jogador tocar a terra fora do limite, exceto durante um esforço quando um membro da outra equipe opõe-se a ele. Cada vez que um jogador vai para fora, a equipe oposta ganha um ponto. Uma equipe marca um bônus de dois pontos - chamado um lona - se toda a equipe oposta for declarada para fora. No final do jogo, a equipe com a maioria de pontos ganha. Adaptado de http://www.educacaofisica.com.br/glossario_mostrar.asp?id=316 (Acesso em 11/11/10).

Objetivo: os alunos se familiarizarem com o jogo na prática para terem maior embasamento nas futuras discussões.

Atividade 3

Vivência do pique bandeira pela turma.

As crianças são divididas em dois times. Cada um fica com um lado da quadra. Na linha de fundo de cada espaço é colocada a bandeira do time. O objetivo é roubar a bandeira adversária e proteger a sua, atravessando o campo adversário correndo. Quando um ou mais jogador tenta atravessar o campo inimigo, precisa ter cuidado para não ser pego por nenhum de seus adversários, senão fica “preso” no fundo do campo e não pode mais ajudar seu time. Os jogadores presos no campo adversário só podem ser libertados pelo toque de um de seus companheiros de time. Enquanto parte do time se dedica à conquista da bandeira do outro, o resto fica incumbido de proteger a sua própria bandeira evitando que os adversários cheguem até ela, e de vigiar os presos, para que seus colegas não o libertem. O jogo acaba quando um dos times conseguir trazer para seu campo a bandeira do outro. Adaptado de: http://criancas.hsw.uol.com.br/pique-bandeira.htm (Acesso em 11/11/10).

Fonte:  http://criancas.hsw.uol.com.br/pique-bandeira.htm

(Acesso em 11/11/10).

Objetivo: os alunos se familiarizarem com o jogo na prática para terem maior embasamento nas futuras discussões.

Atividade 4

Retomar a discussão da atividade 1 introduzindo as seguintes perguntas: Quais as diferenças fundamentais nas duas práticas? (o kabaddi tem mais regras, sendo mais rígidas, e o pique bandeira pode ter várias formas de jogo). Quais as semelhanças? (nos dois jogos os praticantes têm que atravessar o campo oposto, em um espaço delimitado).

Em seguida, o professor deve contextualizar a prática do “Kabaddi” da seguinte forma: o kabaddi é um esporte muito praticado na Ásia (mostrar a região aos alunos apontando no mapa-mundi). Atualmente existe, inclusive, um campeonato mundial. Aqui no Brasil essa prática ainda não chegou como esporte, ao menos de forma tão ampla como acontece na Ásia. Nós a conhecemos como o jogo da “queimada”, que tem várias versões no país. Neste momento o docente deverá fazer o seguinte questionamento: Se o pique-bandeira brasileiro virasse esporte, seria parecido com o Kabaddi ou não? Se não, como seria?

O professor deverá anotar as respostas dos alunos em um quadro, para que posteriormente o “Kabaddi brasileiro” seja jogado.

Atividade 5

O professor deverá organizar uma vivência do “Kabaddi brasileiro”, de acordo com as regras estabelecidas pelos alunos na atividade anterior.

Recursos Complementares
Avaliação

Dividir os alunos em três grupos, em que:

- um grupo deverá reunir informações (origem, regras, ilustrações, curiosidades), dadas na aula e pesquisadas, sobre o pique-bandeira e construir um painel;

- um grupo deverá reunir informações (origem, regras, ilustrações, curiosidades), dadas na aula e pesquisadas, sobre o kabaddi e construir um painel;

- um grupo deverá fazer um painel comparativo (da origem, das regras, das curiosidades e com ilustrações) das duas práticas, para ser exposto na escola.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.