16/12/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conhecer o ultimate frisbee; associar o ultimate frisbee ao frisbee de praia; vivenciar o ultimate frisbee e o frisbee de praia.
Noção sobre o que é esporte e sobre o que é jogo, e as diferenças entre os dois. Sugiro a aula “Jogo/brincadeira ou esporte?” publicada no portal do professor (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13341) (Acesso em 16 de novembro de 2010).
Espaço: quadra de voleibol, sala de TV.
Materiais: televisão, DVD, dois frisbee (ou discos leves ou tampas de achocolatado).
Reunir a turma em círculo e passar entre os alunos as seguintes fotos:
Ultimate frisbee
Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Flying_Disc_-_Ultimate_Frisbee_-_World_Games_2005_%281%29.jpg
Frisbee de praia
Fonte: http://ostrigemeos.blogspot.com/2009_07_01_archive.html
Acessos em 11/11/10.
Reunir a turma e iniciar um debate com os seguintes questionamentos: as duas fotos demonstram as mesmas práticas? (não). Quais as diferenças entre elas? (a primeira expõe um esporte e a segunda uma prática lúdica). A partir do que vocês constataram isso? (na primeira há uma atividade em seu espaço próprio, com materiais adequados, dentre outros; na segunda o momento mostrado é de lazer, com uma mãe brincando na praia com seu filho).
Objetivo da atividade: primeiras aproximações (da prática e do conhecimento do aluno a respeito).
Dividir os alunos em duplas, ou em um grande círculo, e vivenciar o “frisbee de praia”, da seguinte maneira: os alunos jogarão o frisbee entre si, tentando não deixá-lo cair no chão. Pode-se adaptar o frisbee com tampa de achocolatado. Os alunos poderão dar sugestões sobre outras formas que eles conhecem do jogo.
Objetivo: os alunos se familiarizarem com o jogo na prática para terem maior embasamento nas futuras discussões.
Vivência do “Ultimate Frisbee” pelos alunos. O professor poderá adaptar o espaço, aberto, a um pátio grande da escola e os frisbees com tampas de latas de achocolatado.
Regras: espaço retangular com endzones nas extremidade. Uma medida oficial de campo é de 70m por 40m com endzones de 25m de profundidade. Cada ponto inicia-se com as duas equipes alinhadas dentro de seus respectivos endzones. O time na defesa joga do disco para o time que ataca (pull). Cada equipe tem sete jogadores em campo. Cada vez que o time completar um passe, para dentro da endzone do adversário, marca um ponto. Uma nova jogada é iniciada após cada pontuação. O disco pode ser lançado em qualquer direção, completando um passe para um companheiro. Os jogadores não podem correr com o disco. A pessoa com o disco (passador) tem dez segundos para jogar o disco. O defensor que marca esse passador (marcador) conta esses 10 segundos. Quando um passe não foi concluído (por exemplo, foi para fora do campo, caiu, ou foi interceptado), a defesa imediatamente toma posse do disco e se torna ataque. Não é permitido o contato físico entre os jogadores. Quando um jogador inicia um contato com outro a falta ocorre. Quando uma falta interrompe a posse, o jogo recomeça como se a posse tivesse se mantido. Quanto a falta não prejudica a posse, o jogo continua normalmente (play-on). Se o jogador que cometeu a infração discordar da falta chamada, a jogada volta. Os jogadores são responsáveis por sua própria falta e chamadas. Jogadores também resolvem seus próprios conflitos com discussões breves. Ultimate é um jogo de lealdade e fair-play. A competitividade é incentivada, mas nunca em detrimento da relação entre os jogadores, a adesão às regras, bem como a alegria de jogar. Adaptado de: http://locoultimate.blogspot.com/2009/03/ultimate-em-10-regras-simples.html
Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ultimate_field.png
Acessos em 11/11/10.
Legenda:
End zone: zona final Play
Field: campo de jogo
End line: linha de fundo
Side line: linha lateral
Goal line: linha de gol
Brick Mark: marca de tijolo.
Objetivo: os alunos se familiarizarem com o jogo na prática para terem maior embasamento nas futuras discussões.
Retomar a discussão da atividade 1 introduzindo as seguintes perguntas: Quais as diferenças fundamentais nas duas práticas? (o ultimate frisbee tem mais regras, sendo mais rígidas, e o frisbee de praia pode ter várias formas de jogo). Quais as semelhanças? (nos dois jogos os praticantes lançam um disco no ar).
Em seguida, o professor deve contextualizar a prática do “Ultimate frisbee” da seguinte forma: O frisbee (disco) nasceu numa fábrica de tortas americana chamada Frisbie's. Os funcionários ficavam brincando de arremessar a forma da torta um para o outro. Daí nasceu o Frisbee. Pelo divertimento que trazia, as pessoas começaram a jogar o frisbee nos mais diversos lugares, especialmente na praia. Como a prática foi se espalhando pelo mundo, começaram a surgir campeonatos e as regras foram se uniformizando. Assim foi surgindo o “Ultimate frisbee". Dessa forma o “Frisbee de praia” é uma espécie de pai do “Ultimate Frisbee”. Adaptado de http://www.frisbeebrasil.com.br/ultimate.htm (Acesso em 11/11/10).
Essa atividade tem como objetivo comparar o “frisbee de praia” ao “ultimate frisbee”, destacando o primeiro como precursor do segundo.
http://www.frisbeebrasil.com.br/Docs/regras.pdf
http://biofrisbee.wordpress.com/2008/06/19/o-que-e-o-ultimate-frisbee/
Acessos em 11/11/10.
Dividir os alunos em três grupos, em que:
- um grupo deverá elaborar um cartaz com informações, adquiridas na aula ou por meio de pesquisa, a respeito do frisbee de praia (origem, curiosidades, ilustrações, diversas formas de jogo, finalidade);
- um grupo deverá elaborar um cartaz com informações, adquiridas na aula ou por meio de pesquisa, a respeito do ultimate frisbee (origem, curiosidades, ilustrações, regras, finalidade);
- um grupo deverá elaborar um cartaz contendo um quadro comparativo (origem, regras, finalidade, espaço, material) entre o frisbee de praia e o ultimate frisbee, com ilustrações.
Cinco estrelas 1 classificações
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12/08/2011
Cinco estrelasParabens, assim podemos sair do conformismo do futebol, basquete e volei para algo diferente...novos horizontes.