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Dos jogos populares aos esportes: frisbee de praia e ultimate frisbee.

 

16/12/2010

Autor e Coautor(es)
FABIOLA PEDROZA VIEIRA
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer o ultimate frisbee; associar o ultimate frisbee ao frisbee de praia; vivenciar o ultimate frisbee e o frisbee de praia.

Duração das atividades
120 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noção sobre o que é esporte e sobre o que é jogo, e as diferenças entre os dois. Sugiro a aula “Jogo/brincadeira ou esporte?” publicada no portal do professor (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13341) (Acesso em 16 de novembro de 2010).

Estratégias e recursos da aula

Espaço: quadra de voleibol, sala de TV.   

Materiais: televisão, DVD, dois frisbee (ou discos leves ou tampas de achocolatado).   

Atividade 1   

Reunir a turma em círculo e passar entre os alunos as seguintes fotos:

Ultimate frisbee

Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Flying_Disc_-_Ultimate_Frisbee_-_World_Games_2005_%281%29.jpg 

Frisbee de praia

Fonte: http://ostrigemeos.blogspot.com/2009_07_01_archive.html 

Acessos em 11/11/10.

Reunir a turma e iniciar um debate com os seguintes questionamentos: as duas fotos demonstram as mesmas práticas? (não). Quais as diferenças entre elas? (a primeira expõe um esporte e a segunda uma prática lúdica). A partir do que vocês constataram isso? (na primeira há uma atividade em seu espaço próprio, com materiais adequados, dentre outros; na segunda o momento mostrado é de lazer, com uma mãe brincando na praia com seu filho).

Objetivo da atividade: primeiras aproximações (da prática e do conhecimento do aluno a respeito).

Atividade 2   

Dividir os alunos em duplas, ou em um grande círculo, e vivenciar o “frisbee de praia”, da seguinte maneira: os alunos jogarão o frisbee entre si, tentando não deixá-lo cair no chão. Pode-se adaptar o frisbee com tampa de achocolatado. Os alunos poderão dar sugestões sobre outras formas que eles conhecem do jogo.   

Objetivo: os alunos se familiarizarem com o jogo na prática para terem maior embasamento nas futuras discussões.

Atividade 3

Vivência do “Ultimate Frisbee” pelos alunos. O professor poderá adaptar o espaço, aberto, a um pátio grande da escola e os frisbees com tampas de latas de achocolatado.

Regras: espaço retangular com endzones nas extremidade. Uma medida oficial de campo é de 70m por 40m com endzones de 25m de profundidade. Cada ponto inicia-se com as duas equipes alinhadas dentro de seus respectivos endzones. O time na defesa joga do disco para o time que ataca (pull). Cada equipe tem sete jogadores em campo. Cada vez que o time completar um passe, para dentro da endzone do adversário, marca um ponto. Uma nova jogada é iniciada após cada pontuação. O disco pode ser lançado em qualquer direção, completando um passe para um companheiro. Os jogadores não podem correr com o disco. A pessoa com o disco (passador) tem dez segundos para jogar o disco. O defensor que marca esse passador (marcador) conta esses 10 segundos. Quando um passe não foi concluído (por exemplo, foi para fora do campo, caiu, ou foi interceptado), a defesa imediatamente toma posse do disco e se torna ataque. Não é permitido o contato físico entre os jogadores. Quando um jogador inicia um contato com outro a falta ocorre. Quando uma falta interrompe a posse, o jogo recomeça como se a posse tivesse se mantido. Quanto a falta não prejudica a posse, o jogo continua normalmente (play-on). Se o jogador que cometeu a infração discordar da falta chamada, a jogada volta. Os jogadores são responsáveis por sua própria falta e chamadas. Jogadores também resolvem seus próprios conflitos com discussões breves. Ultimate é um jogo de lealdade e fair-play. A competitividade é incentivada, mas nunca em detrimento da relação entre os jogadores, a adesão às regras, bem como a alegria de jogar. Adaptado de: http://locoultimate.blogspot.com/2009/03/ultimate-em-10-regras-simples.html 

Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ultimate_field.png 

Acessos em 11/11/10.

Legenda:

End zone: zona final Play

Field: campo de jogo

End line: linha de fundo

Side line: linha lateral

Goal line: linha de gol

Brick Mark: marca de tijolo.

Objetivo: os alunos se familiarizarem com o jogo na prática para terem maior embasamento nas futuras discussões.

Atividade 4

Retomar a discussão da atividade 1 introduzindo as seguintes perguntas: Quais as diferenças fundamentais nas duas práticas? (o ultimate frisbee tem mais regras, sendo mais rígidas, e o frisbee de praia pode ter várias formas de jogo). Quais as semelhanças? (nos dois jogos os praticantes lançam um disco no ar).

Em seguida, o professor deve contextualizar a prática do “Ultimate frisbee” da seguinte forma: O frisbee (disco) nasceu numa fábrica de tortas americana chamada Frisbie's. Os funcionários ficavam brincando de arremessar a forma da torta um para o outro. Daí nasceu o Frisbee. Pelo divertimento que trazia, as pessoas começaram a jogar o frisbee nos mais diversos lugares, especialmente na praia. Como a prática foi se espalhando pelo mundo, começaram a surgir campeonatos e as regras foram se uniformizando. Assim foi surgindo o “Ultimate frisbee". Dessa forma o “Frisbee de praia” é uma espécie de pai do “Ultimate Frisbee”. Adaptado de http://www.frisbeebrasil.com.br/ultimate.htm  (Acesso em 11/11/10).

Essa atividade tem como objetivo comparar o “frisbee de praia” ao “ultimate frisbee”, destacando o primeiro como precursor do segundo.

Recursos Complementares
Avaliação

Dividir os alunos em três grupos, em que:

- um grupo deverá elaborar um cartaz com informações, adquiridas na aula ou por meio de pesquisa, a respeito do frisbee de praia (origem, curiosidades, ilustrações, diversas formas de jogo, finalidade);

- um grupo deverá elaborar um cartaz com informações, adquiridas na aula ou por meio de pesquisa, a respeito do ultimate frisbee (origem, curiosidades, ilustrações, regras, finalidade);

- um grupo deverá elaborar um cartaz contendo um quadro comparativo (origem, regras, finalidade, espaço, material) entre o frisbee de praia e o ultimate frisbee, com ilustrações.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Andrei, Escola Marta , Paraná - disse:
    andrei.bacca@hotmail.com

    12/08/2011

    Cinco estrelas

    Parabens, assim podemos sair do conformismo do futebol, basquete e volei para algo diferente...novos horizontes.


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