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Música – A formação do ouvido polifônico – aula 1

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
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Débora Ferreira Santos Braga

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

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Kátia Regina Figueiredo Romão

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Rodrigo Russano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer a diferença entre as texturas monofônica e polifônica através da audição de exemplos musicais.

Compreender o conceito de cânone.

Executar cânones rítmicos simples através de sons corporais e da fala ritmada.

Criar coletivamente cânones rítmicos simples através de sons corporais e da fala ritmada.  

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O hábito do canto coletivo nas aulas de Música.

O hábito da prática de percussão corporal nas aulas de Música.

Estratégias e recursos da aula

Caro(a) professor(a), esta coleção de aulas tem como objetivo trabalhar o conceito de polifonia e desenvolver o ouvido polifônico. O uso de canônes rítmicos e melódicos terá um papel muito importante nesse processo. As atividades foram pensadas para as séries finais do Ensino Fundamental Inicial (4º e 5º anos). No entanto, as propostas podem ser aplicadas a séries do Ensino Fundamental Final, se considerarmos que o desenvolvimento musical formal dos alunos pode se iniciar mais tarde.

Atividade 1 - Audição de exemplos musicais   

a) Inicie a aula com a audição de dois exemplos de contraste:   

1) Dies Irae – Canto Gregoriano – textura monofônica

http://www.youtube.com/watch?v=-fMHms5Cvsw  

http://www.emusic.com/album/Monks-Of-The-Abbey-Of-Notre-Dame-Gregorian-Chant-MP3-Download/10596084.html     

2) Moteto Qui Habitat in Adjuntorio (Josquin Des Prez) – textura polifônica (cânone).

http://www.youtube.com/watch?v=MNm9tNZePew 

Sugerimos também outra possibilidade de exemplo musical para textura polifônica:

“April is in my mistress face” – Thomas Morley

http://www.youtube.com/watch?v=o4vE2lZWZVU 

Após a audição, na qual a turma deve estar muito atenta, pergunte qual a principal diferença entre as duas execuções e, a partir da resposta, conceitue música MONOFÔNICA (música a uma só voz, ou linha melódica) e música POLIFÔNICA - música a muitas vozes, com entradas e articulações - “ritmos” diferentes (pensando em um vocabulário que facilite a compreensão).

Para melhor entendimento do significado, cite exemplos de outras palavras que possuam os radicais MONO e POLI, como: polissílaba e monossílaba, poliesportivo, poliglota, polissacarídeo, entre outros. Após a explicação de que MONO e POLI estão relacionados a “um só” e “muitos”, respectivamente, retome as palavras MONOFONIA e POLIFONIA, e separe os “pedaços” que compõem as palavras: “MONO” – um , “FONIA” (que vem de “fono”) – voz, som; e “POLI” – “muitos”, “FONIA” – já visto anteriormente.   

Posteriormente, coloque mais um exemplo de música Polifônica, desta vez instrumental,   como o exemplo a seguir: Ricercar - A. Gabrielli (http://abmp3.com/download/2780259-ricercar-del-duodecimo-tuono.html).  Após a audição, problematize o termo “música a várias vozes”, ou seja, que possui várias linhas instrumentais, mas que não se limita à execução vocal. 

Ao final, como recurso visual para facilitar e reforçar o entendimento do conceito, crie uma partitura para representar uma música Monofônica e outra Polifônica, desenhando-a no quadro (ver exemplos gráficos no link do Portal de Educação Musical do Colégio Pedro II, em Recursos Complementares).  

 

b) Audição de “Frère Jacques” – exemplos instrumentais e vocais em cânone a 2, 3 e 4 vozes (arquivos de áudio):   

1) Cânone “Frère Jacques” a 2 vozes - Voz:   

http://www.youtube.com/watch?v=rQcNyvTn1Bc  

2) Cânone “Frère Jacques” a 4 vozes - Flauta-doce:  

http://www.youtube.com/watch?v=XNtqyyT-DEk&feature=related    

A partir dos exemplos musicais, pergunte à turma sobre as características principais em relação à melodia e, diante das respostas, conceitue cânone (peça polifônica em que uma mesma melodia se repete em entradas sucessivas). Utilize a imagem de uma corrida de cavalos clones, que correm em mesma velocidade. O primeiro cavalo sai e, quando chega à metade da prova, o segundo cavalo parte e, estando na mesma velocidade, nunca alcançará o primeiro. Quando este chegar à metade da prova, o terceiro sai e assim por diante. Cada partida de um cavalo clone representa as entradas sucessivas da mesma melodia.

Atividade 2 - Execução de cânones rítmicos com sons corporais   

A turma será dividida, a princípio, em dois grupos, que realizarão os cânones a duas vozes. Caso seja possível, os cânones serão realizados a 3 vozes (havendo a necessidade de divisão da turma em 3 grupos).   

a) Execução de pequenos cânones rítmicos em compasso quaternário com sons corporais (em caráter de progressão):   

Linha 1:

Sons corporais (para cada tempo do compasso) – peito, palma, estalo, estalo.

Linha 2:

Sons corporais (para cada tempo do compasso) – mãos nas coxas, palmas, mão direita no peito, mão esquerda no peito.

Linha 3:

Sons corporais (para cada tempo do compasso) – mãos na coxa, batendo alternadamente; palmas; mão no peito; mão no peito.

Sempre ao final de cada execução, enfatize para a turma as entradas de cada grupo e a repetição das linhas rítmicas. Caso os grupos consigam executar os cânones a 3 vozes, tente mostrar as execuções de forma progressiva: faça com eles uma execução em uníssono, depois em cânone a 2 vozes, depois em cânone a 3.   

Sugerimos também que, após as execuções, os alunos criem algumas linhas rítmicas corporais que possam ser desenvolvidas em cânone.

Observação:   

As linhas rítmicas propostas não precisam ser realizadas na ordem sugerida, e suas execuções dependerão do rendimento do grupo.

Atividade 3 - Execução de pequenos cânones rítmicos utilizando o recurso da fala   

Apresentamos abaixo pequenos cânones rítmicos falados em compasso quaternário. Em um primeiro momento, peça para todos “cantarem” a uma só voz. Assim que todos estiverem seguros, proponha a realização de cânone a 2 vozes, variando o momento da segunda entrada (podendo ser no segundo, no terceiro ou no quarto tempo).

http://1.bp.blogspot.com/_NCwnmMYvrNw/TCtSRVp63pI/AAAAAAAAAeU/ZTUXFtjNrko/s1600/coroinfantil.jpg  

1) “Ali Babá e os 40 ladrões”

Para o exemplo “Ali babá e os quarenta ladrões”, sugerimos a realização de um jogo em que os sons corporais são realizados em cânone.   

Como jogar?   

A turma estará organizada em uma roda. Um aluno (ou o professor) será o mestre e entoará a linha rítmica cantada, realizando uma percussão corporal. O colega ao lado deverá entoar a frase “Ali babá e os quarenta ladrões” assim que o primeiro terminar, realizando o som corporal executado pelo colega. Os demais realizam a sequência, sempre defasados em relação ao colega anterior. O jogo termina quando todos da roda cantarem a frase e fizerem os sons corporais.

2) “Vou pra casa jogar Wii”

A segunda frase rítmica foi pensada de forma a aproveitar algum aspecto presente no cotidiano dos alunos – neste caso, utilizamos o nome do videogame “Wii”. Após a execução da linha em cânone, peça aos alunos que criem novas frases rítmicas faladas e que possam ser realizadas em cânone.

É importante ressaltar que o exemplo dado reflete uma realidade específica (a da classe média alta). Ao criar novas frases, pergunte aos alunos sobre suas atividades preferidas e procure fazer as adaptações. Como exemplo, sugerimos: "Vou pra casa jogar bola", o que altera o ritmo do último tempo, substituindo a semínima por duas colcheias.

3) “Frère Jacques, Frère Jacques, Dormez-vous, Dormez-vous”

Como último cânone rítmico falado, sugerimos a execução das duas primeiras frases da música “Frère Jacques”, como introdução às atividades da aula posterior.   

Caso seja possível, peça aos alunos que executem, através da fala ritmada, todas as frases da música “Frère Jacques”, estabelecendo, assim, um cânone a 4 vozes.

Dicas   

1) Varie o andamento a cada execução;   

2) Peça aos alunos para marcarem as entradas de cada voz nos cânones executados em instrumentos de percussão graves, como atabaques ou surdos.   

Recursos da aula   

1) Aparelho de som que toque arquivos do tipo MP3 ou áudio.   

2) Instrumentos de percussão como atabaques ou surdos.

Recursos Complementares

Definição de "Polifonia" - Wikipedia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Polifonia 

Definição de "Cânone" - Wikipedia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2none_(m%C3%BAsica)

Portal de Educação Musical do Colégio Pedro II (online):

http://portaledumusicalcp2.mus.br/Apostilas/PDFs/EM_05_Estrutura%20em%20musica.pdf    

Outros exemplos de cânones:

1) Cânone Frère Jacques a 3 vozes – clarineta:

http://www.youtube.com/watch?v=7Qhddz0zEmo        

2) Cânone Pachelbel – Canadian Brass:   

http://www.youtube.com/watch?v=HlkRI-YmT_E&feature=related      

3) Cânone de Pachelbel – interpretado por orquestra:

http://www.youtube.com/watch?v=Cn2mcfhDiBs&feature=related     

4) Cânone de Pachelbel - clarinetas:

http://www.youtube.com/watch?v=UfKBFIKGptE&feature=related 

Avaliação

O(a) professor (a) deve observar se os alunos:   

1) compreenderam a distinção entre música monofônica e música polifônica, na Atividade 1;   

2) relacionaram a construção das palavras “polifonia” e “monofonia” às demais palavras que possuem os mesmos radicais, demonstrando compreensão do significado, na Atividade 1;   

3) reconheceram textura polifônica no exemplo instrumental da Atividade 1;   

4) perceberam auditivamente a repetição da melodia nos exemplos instrumentais de “Frère Jacques”, na Atividade 1;   

5) compreenderam o conceito de cânone, na Atividade 1;   

6) executaram os cânones rítmicos corporais propostos na Atividade 2;   

7) criaram linhas rítmicas corporais para execução em cânone, na Atividade 2;   

8) executaram os cânones rítmicos falados propostos na Atividade 3.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
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Opiniões

  • Maysa Gonçalves da Silva, particular , São Paulo - disse:
    maysagoncalvesdasilva@gmail.com

    08/09/2015

    Três estrelas

    gostei da maneira com que a dinâmica da aula se desenvolve, parte-se de uma audição, de uma música que é o produto final e vai voltando ao ponto que se quer, ex, partiu de uma audição de música monofônica, depois uma polifônica, a comparação foi feita pelos próprios alunos e depois vieram as definições.


  • PAULO SOUZA, EU SOU Estudante didatico , São Paulo - disse:
    prcantur@yahoo.com.br

    13/04/2013

    Cinco estrelas

    Agradeço por tudo ! estou plenamente sates feito com o conteudo. grato. Paulo Souza


  • Viviane Paduim, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO , Paraná - disse:
    vivipaduim@gmail.com

    13/08/2012

    Quatro estrelas

    Aula muito interessante!


Sem classificação.
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