Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música – A formação do ouvido polifônico – aula 2

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Débora Ferreira Santos Braga

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

imagem do usuário

Kátia Regina Figueiredo Romão

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Rodrigo Russano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender o conceito de cânone.

Executar cânones melódicos simples através do canto.

Cantar a música “Frère Jacques” em cânone a 2 vozes.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O hábito do canto coletivo nas aulas de Música.

Compreensão do conceito de cânone.

Execução de pequenos cânones através do canto.

Estratégias e recursos da aula

Caro(a) professor(a), esta coleção de aulas tem como objetivo trabalhar o conceito de polifonia e desenvolver o ouvido polifônico. O uso de canônes rítmicos e melódicos terá um papel muito importante nesse processo. As atividades foram pensadas para as séries finais do Ensino Fundamental Inicial (4º e 5º anos). No entanto, as propostas podem ser aplicadas a séries do Ensino Fundamental Final, se considerarmos que o desenvolvimento musical formal dos alunos pode se iniciar mais tarde.

http://1.bp.blogspot.com/_Dy7Z6ULpszg/ScwZ8NZK-OI/AAAAAAAABvE/3DREuZTsctA/s400/coro 

Atividade 1 - Execução de cânones melódicos através do canto   

Na aula 1 desta coleção, foram apresentados cânones rítmicos que utilizavam a fala como recurso sonoro. Nesta atividade, os cânones serão executados com melodias simples, de modo a facilitar a execução.

1) “Ali Babá e os 40 ladrões”

Em um primeiro momento, divida a turma em dois grupos, para que o cânone seja realizado a duas vozes. Você pode sugerir que a entrada da segunda voz aconteça no segundo, terceiro ou quarto tempos do compasso.   

Caso o cânone a duas vozes seja realizado com facilidade, proponha a execução a três vozes e, se possível, a quatro vozes.     

2) “Vou pra casa jogar Wii”

As orientações para a execução do cânone “Alibabá” são as mesmas para este exercício.     

É importante ressaltar que o exemplo dado (frase "Vou pra casa jogar Wii") reflete uma realidade específica (a da classe média alta). Ao criar novas frases, pergunte aos alunos sobre suas atividades preferidas e procure fazer as adaptações. Como exemplo, sugerimos: "Vou pra casa jogar bola", o que altera o ritmo do último tempo, substituindo a semínima por duas colcheias.

3) “Frère Jacques, Frère Jacques, Dormez-vous, Dormez-vous”

Para a execução de “Frère Jacques”, divida a turma em dois grupos para a execução do cânone a duas vozes. O primeiro grupo inicia a música e, quando este chegar a “Dor-mez vous”, o segundo grupo inicia a música, desde “Frère Jacques”.

Como etapa final, sugira à turma que crie algumas pequenas frases, nas quais você colocará a melodia (você pode aproveitar a melodia sugerida nos dois primeiros exemplos, ou ainda criar outras), para serem executadas em cânone.

Atividade 2 – Memorização da canção “ Frère Jacques”   

Apresente à turma a canção “Frère Jacques”, colocando a letra no quadro, e inicie um rápido processo de memorização.

"Frère Jacques"

(canção francesa)   

Frère Jacques, frère Jacques

Dormez-vous? Dormez-vous?

Sonnez les matines! Sonnez les matines!

Din, din, don. Din, din, don.

Partitura de Frère Jacques - Wikipedia:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/96/Fr%C3%A8re_Jacques.png    

http://3.bp.blogspot.com/_z1qEs9tE4qY/S5RWE9Zx6cI/AAAAAAAAAG4/2-xn_j9yqDU/s400/CORO%25203.gif  

Inicialmente, trabalhe com a turma a pronúncia correta do francês. Caso não seja possível, tente ao máximo fazer uma aproximação com o idioma. Caso a escola disponha de professores de francês, esta é uma boa oportunidade para que haja uma troca entre as disciplinas.   

Após este primeiro momento, cante para a turma algumas vezes, com acompanhamento de um instrumento harmônico de sua preferência. Peça para a turma cantar junto com você. Como esta é uma canção bastante conhecida, é provável que sua execução seja rápida. Varie o andamento e a tonalidade, desde que seja adequada às vozes infantis.   

Proponha a seguinte dinâmica : divida a turma em grupos e peça que um bata, com palmas, apenas o ritmo da canção, enquanto você faz o acompanhamento no instrumento harmônico. O grupo seguinte cantará a melodia, sem a letra, enquanto você faz o acompanhamento. Faça a troca entre os grupos.

Atividade 3 – Canto de “Frère Jacques” em cânone   

Antes da execução, coloque para a turma os exemplos abaixo, pedindo que indique a entrada das melodias:   

1) Cânone “Frère Jacques” a 2 vozes - Voz:   

http://www.youtube.com/watch?v=rQcNyvTn1Bc  

2) Cânone Frère Jacques a 3 vozes – clarineta:

http://www.youtube.com/watch?v=7Qhddz0zEmo       

3) Cânone Frère Jacques a 4 vozes – flauta-doce:

http://www.youtube.com/watch?v=XNtqyyT-DEk 

Divida a turma em dois grupos e peça para o primeiro grupo cantar a letra com o ritmo, sem melodia, por algumas vezes. Sinalize para a turma que o segundo grupo começará a cantar quando o primeiro estiver cantando a frase “Dormez-vous”. Você deverá cantar com o segundo grupo. Após algumas execuções, você deverá apenas reger as entradas dos dois grupos. Caso a turma esteja segura, peça a um aluno que faça a regência das entradas das vozes.   

Sugira que a música seja executada a três vozes, ainda sem melodia. Para isso, é necessário dividir a turma em três grupos. Caso a execução seja satisfatória, evidenciando uma boa compreensão das entradas, divida a turma em quatro grupos e proponha o cânone a quatro vozes. Veja abaixo as entradas das quatro vozes:   

(1) Frère Jacques, frère Jacques

(2) Dormez-vous? Dormez-vous?

(3) Sonnez les matines! Sonnez les matines!

(4) Din, din, don. Din, din, don.  

http://1.bp.blogspot.com/_NCwnmMYvrNw/TCtSRVp63pI/AAAAAAAAAeU/ZTUXFtjNrko/s1600/coroinfantil.jpg

Após esse momento inicial, proponha a execução da canção com a melodia, em cânone. Inicialmente, sugira a realização do cânone a duas vozes. De acordo com o rendimento da turma, proponha a divisão em três ou quatro vozes.   

Para facilitar a compreensão das entradas, sugira que um aluno de cada grupo marque em um instrumento de percussão, de preferência um atabaque ou um surdo, a entrada de seu grupo. Os alunos perceberão a regularidade das batidas, e consequentemente, das entradas.   

Como desafio, durante a execução do cânone (caso seja feito a três ou quatro vozes) proponha que algumas vozes sejam suprimidas, indicando sua supressão através de sinais de regência. Assim, no caso de um cânone a quatro vozes em que uma delas é suprimida, o cânone será executado a três vozes, porém com as seguintes possibilidades de entradas de vozes: 1,2,3; 1,2,4; 1,3,4.

Recursos da aula: 

1) Instrumento harmônico (teclado, violão, piano, acordeon);

2) Computador com data show ou notebook para a exibição dos vídeos;

3) Instrumentos de percussão (atabaques, surdos, entre outros).

Recursos Complementares

Definição de "Polifonia" - Wikipedia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Polifonia   

Definição de "Cânone" - Wikipedia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2none_(m%C3%BAsica)  

Portal de Educação Musical do Colégio Pedro II (online):

http://portaledumusicalcp2.mus.br/Apostilas/PDFs/EM_05_Estrutura%20em%20musica.pdf      

Outros exemplos de cânones:

1) Cânone Pachelbel – Canadian Brass:   

http://www.youtube.com/watch?v=HlkRI-YmT_E&feature=related

2) Cânone de Pachelbel – interpretado por orquestra:

http://www.youtube.com/watch?v=Cn2mcfhDiBs&feature=related       

3) Cânone de Pachelbel - clarinetas:

http://www.youtube.com/watch?v=UfKBFIKGptE&feature=related  

Avaliação

O (a) professor (a) deverá observar se os alunos:   

1) executaram os cânones melódicos propostos na Atividade 1;   

2) criaram novas frases para posterior execução em cânone, de acordo com a métrica e a prosódia, na Atividade 1;   

3) executaram a canção “Frère Jacques” e todas as etapas de memorização propostas na Atividade 2;   

4) executaram a canção “Frère Jacques” em cânone na Atividade 3;   

5) conjugaram canto e percussão na execução de “Frère Jacques” em cânone na Atividade 3.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ernestina Blaser, Conservatório Musical Santa cecília da capital-SP , São Paulo - disse:
    santamanididi@yahoo.com.br

    20/01/2013

    Cinco estrelas

    maravilhosa sua aula!!!muito obrigada por compartilhar!!!!


  • maria cristiina, UFBA , Bahia - disse:
    mariacantora@r7.com

    24/03/2011

    Cinco estrelas

    Maravilhoso o conteúdo. Obrigada por ter partilhado a sua ideia! Ando na net na esperança de alimentar meu senso musical para transmitir com vida e brilho o material aos meus aluninhos. Um abraço


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.