07/12/2010
Rodrigo Russano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Compreender o conceito de cânone.
Executar cânones melódicos simples através do canto.
Cantar a música “Frère Jacques” em cânone a 2 vozes.
O hábito do canto coletivo nas aulas de Música.
Compreensão do conceito de cânone.
Execução de pequenos cânones através do canto.
Caro(a) professor(a), esta coleção de aulas tem como objetivo trabalhar o conceito de polifonia e desenvolver o ouvido polifônico. O uso de canônes rítmicos e melódicos terá um papel muito importante nesse processo. As atividades foram pensadas para as séries finais do Ensino Fundamental Inicial (4º e 5º anos). No entanto, as propostas podem ser aplicadas a séries do Ensino Fundamental Final, se considerarmos que o desenvolvimento musical formal dos alunos pode se iniciar mais tarde.
http://1.bp.blogspot.com/_Dy7Z6ULpszg/ScwZ8NZK-OI/AAAAAAAABvE/3DREuZTsctA/s400/coro
Na aula 1 desta coleção, foram apresentados cânones rítmicos que utilizavam a fala como recurso sonoro. Nesta atividade, os cânones serão executados com melodias simples, de modo a facilitar a execução.
1) “Ali Babá e os 40 ladrões”
Em um primeiro momento, divida a turma em dois grupos, para que o cânone seja realizado a duas vozes. Você pode sugerir que a entrada da segunda voz aconteça no segundo, terceiro ou quarto tempos do compasso.
Caso o cânone a duas vozes seja realizado com facilidade, proponha a execução a três vozes e, se possível, a quatro vozes.
2) “Vou pra casa jogar Wii”
As orientações para a execução do cânone “Alibabá” são as mesmas para este exercício.
É importante ressaltar que o exemplo dado (frase "Vou pra casa jogar Wii") reflete uma realidade específica (a da classe média alta). Ao criar novas frases, pergunte aos alunos sobre suas atividades preferidas e procure fazer as adaptações. Como exemplo, sugerimos: "Vou pra casa jogar bola", o que altera o ritmo do último tempo, substituindo a semínima por duas colcheias.
3) “Frère Jacques, Frère Jacques, Dormez-vous, Dormez-vous”
Para a execução de “Frère Jacques”, divida a turma em dois grupos para a execução do cânone a duas vozes. O primeiro grupo inicia a música e, quando este chegar a “Dor-mez vous”, o segundo grupo inicia a música, desde “Frère Jacques”.
Como etapa final, sugira à turma que crie algumas pequenas frases, nas quais você colocará a melodia (você pode aproveitar a melodia sugerida nos dois primeiros exemplos, ou ainda criar outras), para serem executadas em cânone.
Apresente à turma a canção “Frère Jacques”, colocando a letra no quadro, e inicie um rápido processo de memorização.
"Frère Jacques"
(canção francesa)
Frère Jacques, frère Jacques
Dormez-vous? Dormez-vous?
Sonnez les matines! Sonnez les matines!
Din, din, don. Din, din, don.
Partitura de Frère Jacques - Wikipedia:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/96/Fr%C3%A8re_Jacques.png
http://3.bp.blogspot.com/_z1qEs9tE4qY/S5RWE9Zx6cI/AAAAAAAAAG4/2-xn_j9yqDU/s400/CORO%25203.gif
Inicialmente, trabalhe com a turma a pronúncia correta do francês. Caso não seja possível, tente ao máximo fazer uma aproximação com o idioma. Caso a escola disponha de professores de francês, esta é uma boa oportunidade para que haja uma troca entre as disciplinas.
Após este primeiro momento, cante para a turma algumas vezes, com acompanhamento de um instrumento harmônico de sua preferência. Peça para a turma cantar junto com você. Como esta é uma canção bastante conhecida, é provável que sua execução seja rápida. Varie o andamento e a tonalidade, desde que seja adequada às vozes infantis.
Proponha a seguinte dinâmica : divida a turma em grupos e peça que um bata, com palmas, apenas o ritmo da canção, enquanto você faz o acompanhamento no instrumento harmônico. O grupo seguinte cantará a melodia, sem a letra, enquanto você faz o acompanhamento. Faça a troca entre os grupos.
Antes da execução, coloque para a turma os exemplos abaixo, pedindo que indique a entrada das melodias:
1) Cânone “Frère Jacques” a 2 vozes - Voz:
http://www.youtube.com/watch?v=rQcNyvTn1Bc
2) Cânone Frère Jacques a 3 vozes – clarineta:
http://www.youtube.com/watch?v=7Qhddz0zEmo
3) Cânone Frère Jacques a 4 vozes – flauta-doce:
http://www.youtube.com/watch?v=XNtqyyT-DEk
Divida a turma em dois grupos e peça para o primeiro grupo cantar a letra com o ritmo, sem melodia, por algumas vezes. Sinalize para a turma que o segundo grupo começará a cantar quando o primeiro estiver cantando a frase “Dormez-vous”. Você deverá cantar com o segundo grupo. Após algumas execuções, você deverá apenas reger as entradas dos dois grupos. Caso a turma esteja segura, peça a um aluno que faça a regência das entradas das vozes.
Sugira que a música seja executada a três vozes, ainda sem melodia. Para isso, é necessário dividir a turma em três grupos. Caso a execução seja satisfatória, evidenciando uma boa compreensão das entradas, divida a turma em quatro grupos e proponha o cânone a quatro vozes. Veja abaixo as entradas das quatro vozes:
(1) Frère Jacques, frère Jacques
(2) Dormez-vous? Dormez-vous?
(3) Sonnez les matines! Sonnez les matines!
(4) Din, din, don. Din, din, don.
http://1.bp.blogspot.com/_NCwnmMYvrNw/TCtSRVp63pI/AAAAAAAAAeU/ZTUXFtjNrko/s1600/coroinfantil.jpg
Após esse momento inicial, proponha a execução da canção com a melodia, em cânone. Inicialmente, sugira a realização do cânone a duas vozes. De acordo com o rendimento da turma, proponha a divisão em três ou quatro vozes.
Para facilitar a compreensão das entradas, sugira que um aluno de cada grupo marque em um instrumento de percussão, de preferência um atabaque ou um surdo, a entrada de seu grupo. Os alunos perceberão a regularidade das batidas, e consequentemente, das entradas.
Como desafio, durante a execução do cânone (caso seja feito a três ou quatro vozes) proponha que algumas vozes sejam suprimidas, indicando sua supressão através de sinais de regência. Assim, no caso de um cânone a quatro vozes em que uma delas é suprimida, o cânone será executado a três vozes, porém com as seguintes possibilidades de entradas de vozes: 1,2,3; 1,2,4; 1,3,4.
Recursos da aula:
1) Instrumento harmônico (teclado, violão, piano, acordeon);
2) Computador com data show ou notebook para a exibição dos vídeos;
3) Instrumentos de percussão (atabaques, surdos, entre outros).
Definição de "Polifonia" - Wikipedia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Polifonia
Definição de "Cânone" - Wikipedia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2none_(m%C3%BAsica)
Portal de Educação Musical do Colégio Pedro II (online):
http://portaledumusicalcp2.mus.br/Apostilas/PDFs/EM_05_Estrutura%20em%20musica.pdf
Outros exemplos de cânones:
1) Cânone Pachelbel – Canadian Brass:
http://www.youtube.com/watch?v=HlkRI-YmT_E&feature=related
2) Cânone de Pachelbel – interpretado por orquestra:
http://www.youtube.com/watch?v=Cn2mcfhDiBs&feature=related
3) Cânone de Pachelbel - clarinetas:
O (a) professor (a) deverá observar se os alunos:
1) executaram os cânones melódicos propostos na Atividade 1;
2) criaram novas frases para posterior execução em cânone, de acordo com a métrica e a prosódia, na Atividade 1;
3) executaram a canção “Frère Jacques” e todas as etapas de memorização propostas na Atividade 2;
4) executaram a canção “Frère Jacques” em cânone na Atividade 3;
5) conjugaram canto e percussão na execução de “Frère Jacques” em cânone na Atividade 3.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
20/01/2013
Cinco estrelasmaravilhosa sua aula!!!muito obrigada por compartilhar!!!!
24/03/2011
Cinco estrelasMaravilhoso o conteúdo. Obrigada por ter partilhado a sua ideia! Ando na net na esperança de alimentar meu senso musical para transmitir com vida e brilho o material aos meus aluninhos. Um abraço