12/01/2011
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
-Conhecer a estrutura do jogo “campo minado” e suas origens no jogo virtual.
- Conhecer a estrutura desse jogo levado para um espaço maior em que os jogadores serão os próprios alunos.
- Conhecer objetos, equipamentos e materiais que poderão servir de “minas” no jogo.
- Organizar um “campo minado” na quadra de jogo e/ou em outros espaços com suas respectivas “prendas”.
- Vivenciar o “campo minado” dentro das regras de um esporte específico, aprendendo a jogar com os desafios, variações e construções propostas.
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – Conhecendo o jogo.
Duração: 25 minutos.
Material: computadores e jogos de tabuleiro de campo minado.
Local: sala de informática com computadores que tenham o Campo Minado.
Para iniciar a aula sobre o jogo campo minado, o professor (a) poderá apresentar aos alunos como surgiu esse jogo no modo virtual, propondo que todos joguem e discutam sobre as regras e estratégias do jogo. Terá á sua disposição alguns links da internet para o trato com o conteúdo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Campo_minado (Acesso em 04/11/10) (Regras e análises do jogo).
http://www.youtube.com/watch?v=O3rgq93wbZg (Acesso em 04/11/10) (Como se joga).
http://www.youtube.com/watch?v=pKJuBkhCal0 (Acesso em 04/11/10) (O jogo).
Atividade 2 – Cuidado com as minas.
Duração: 25 minutos.
Material: Bolas, cones, bambolês, cordas e todo material que tiver al alcance da criatividade do professor.
Local: Quadra ou espaço aberto em que possa se desenvolver a atividade.
O professor (a) agora poderá propor um “campo minado”em que os alunos sejam as peças. Para iniciar poderá pegar vários objetos para servir de “minas”: cordas, pneus, latas, garrafas, bolas, bambolês, cones, dentre outros. Poderá organizar um pequeno circuito em que os alunos tenham que cumprir algum objetivo sem encostar nas minas.
Exemplo:
1) Dividir a turma em duas equipes.
2) Espalhar minas pela quadra ou espaço aberto em que acontecerá a atividade.
3) Deixar uma quantidade de objetos no extremo oposto do espaço (bolas por exemplo) para serem resgatados no menor tempo sem encostar nas minas. A equipe que cumprir o objetivo sem encostar nas minas ou a que encostar e menos objetos que estarão servindo de minas, vence.
Obs: outros objetivos poderão ser criados e também poderão ser atribuídos valores de tempo as minas. Exemplo: Encostar em uma mina corresponderá a menos cinco segundos no tempo da equipe no final. Encostando em duas corresponderá a dez segundos, e assim sucessivamente.
Imagem: Correndo sobre as "minas". Fonte: http://www.aie.edu.br/blogs/media/blogs/edfisica/100_3663.jpg (Acesso em 12/11/10).
Atividade 3 – Campo minado nos esportes.
Duração: 50 minutos.
Material: bola de futsal, bola de handebol e bola de basquete.
Local: Quadra ou espaço que permita a realização das atividades.
Agora o professor (a) utilizará as minas dentro das regras de algum esporte, como o futsal, o basquete ou o vôlei.
1) Escrever em folhas de rascunho algumas “penalidades” que os alunos terão que cumprir caso encostem nas minas. Ex: penalidade a favor da equipe adversária. Tiro livre direto a favor da equipe adversária. Escanteio a favor da equipe adversária. Elimine um jogador da sua equipe por dois minutos, dentre outras.
2) Com fita adesiva colará essas penalidades embaixo (ou em um local não visível) das minas e espalhará pela quadra de jogo.
3) Assim, o jogo do esporte escolhido acontece normalmente até que alguém encoste em alguma mina. Quando isso acontecer, o jogo será paralisado e o professor (a) observará a penalidade correspondente aquela mina.
4) Se a bola encostar na mina, cumpre penalidade a equipe do último jogador a tocar na bola.
Obs: poderão ser criadas estratégias de “minas bônus” que poderão ser posicionadas em locais estratégicos da quadra de tempos em tempos no jogo. Também poderão ser criadas pontuações específicas para essas “minas bônus” que serão somadas aos pontos finais e/ou aos gols feitos pelas equipes.
Imagem: Pegando "minas bônus". Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_gX3L_PNlkT8/S8ZRqRuzrPI/AAAAAAAADOA/vUqvCB0cEoQ/s1600/Estafetas+vaiv%C3%A9m+3.JPG (Acesso em 12/11/10).
Sugestões de sites:
http://www.webfreeshop.com/minas/ (Acesso em 12/11/10) (Campo minado, desative as minas terrestres).
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1919 (Acesso em 12/11/10) (Olhar etapa III da aula referida disponível no portal).
Peça aos alunos para que opinem e comentem sobre o jogo proposto e sua variação com o jogo virtual "Campo Minado". Peça para criarem juntos um “Campo Minado” simulando a quadra (ou espaço em que se pode realizar o jogo) como um grande tabuleiro criando novas variações, pontuações, regras e idéias para as minas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!