10/12/2010
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores históricos |
- Conhecer algumas práticas de aventura que utilizam-se de técnicas verticais como: escalada, rapel e ascensão em corda.
- Conhecer os principais equipamentos de segurança para essas atividades como: mosquetões, corda, cadeirinhas, freios dentre outros.
- Aprender algumas práticas de segurança como: nós, backup, e principalmente problematizar aspectos referentes à relação com a natureza em busca de uma consciência ecológica e preservação do meio ambiente.
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – Técnicas verticais: em que são utilizadas?
Duração: 25 minutos.
Material: computadores.
Local: sala de informática.
Para iniciar a aula sobre as técnicas verticais nos esportes de aventura, o professor (a) poderá apresentar primeiramente algumas técnicas verticais: ascensão em corda, rapel e escalada, bem como em que podem ser utilizadas, como salvamentos em resgates, espeleologia na exploração de cavernas, pesquisas principalmente na área de biologia, em que são feitas coletas em árvores que o pesquisador precisa ascender na corda para conseguir uma amostra, e na prática esportiva principalmente na natureza, com a escalada, rapel, descidas em cânions dentre outras práticas.
Para isso poderá sugerir uma pesquisa e terá a sua disposição diversos vídeos e fotografias disponíveis na internet, e também sites que poderão subsidiar o trato com o conteúdo.
http://www.sbe.com.br/diversos/Proposta%20Protocolo%20Espeleo%20Vertical.pdf (Acesso 02/11/10) (Técnicas Fundamentais Espeleo-Vertical).
http://www.marski.org/artigos/tecnicas/224-ascensao-por-corda-fixa (Acesso 02/11/10) (Ascensão por corda fixa).
http://www.youtube.com/watch?v=agDTM9Tihfs&feature=related (Acesso 02/11/10) (Demonstração da ascensão em corda).
http://webventureuol.uol.com.br/corridadeaventura/conteudo/noticias/index/id/10684/secao/corridadeaventura (Acesso 02/11/10) (Do que são feitas as cordas de escalada e os tipos de corda).
http://www.youtube.com/watch?v=0Tv7iMQtuPc (Acesso 02/11/10) (Técnicas de backup utilizadas no rapel).
Atividade 2 – Apresentando equipamentos.
Duração: 25 minutos.
Material: Corda, ascensor, cadeirinha, freios, capacete, sapatilha, cordeletes, mosquetões, costuras dentre outros equipamentos que julgar interessante apresentar.
Local: Sala de aula e/ou espaço aberto que permita a apresentação dos equipamentos.
Obs: Caso o professor(a) não disponha dos equipamentos, poderá utilizar-se dos recursos da internet apresentando fotografias, especificações e vídeos em que são utilizados os equipamentos para as técnicas verticais.
Imagem: cadeirinha, fita tubular, mosquetões, freio ATC, capacete, corda, saco de magnésio e sapatilha.
Imagem: freio oito, cadeirinha e mosquetão.
Imagem: Freio Grigri. Fonte: http://img1.mlstatic.com/jm/img?s=MLB&f=147975759_2762.jpg&v=O (Acesso em 03/11/10).
Imagem: Costuras. Fonte: http://images.quebarato.com.br/T440x/vendo+kit+com+6+costuras+expressas+para+escalada__3B0BF8_1.jpg (Acesso em 03/11/10).
Imagem: Ascensor, conhecido também como “Jumar”. Fonte: http://www.altiseg.com.br/altiseg/php/produtos.php?produto=19 (Acesso em 02/11/10).
Blocante de mão, para ascensão em corda fixa ou tracionamento de cordas. Seu punho de desenho ergonômico é emborrachado para maior conforto, comodidade e eficiência no momento de tração.
Atividade 3 – Experimentando o rapel.
Duração: 25 minutos.
Material: Duas cordas de aproximadamente 15M ou uma corda grande de 60M.
Local: Espaço livre (entre arvoras, na quadra, dentre outros).
Obs.: Nesse momento é importante retomar discussões estabelecidas no início da aula, enfatizando que essa é uma técnica muito utilizada pelos bombeiros em salvamentos. Que permite um deslocamento mais rápido pela corda e em locais perigosos, como abismos e “vãos” entre prédios.
Para realizar essa atividade acessar a aula do portal disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22579 (Acesso em 02/11/10).
Atividade 4 – Ascensão em corda.
Duração: 25 minutos.
Material: Cordas e colchões para proteção.
Local: Espaço livre (entre arvores, na quadra, dentre outros).
A partir das técnicas conhecidas e vivenciadas agora é hora de participar de uma atividade de ascensão em corda. Caso o professor (a) esteja disponível de todo equipamento necessário, poderá propor uma ascensão em corda como disponibilizado na atividade 1. Se não, a partir das condições da própria escola, poderá propor uma ascensão que utilize cordas e colchões de proteção. As cordas poderão ser presas em árvores e/ou pilastras, grades de quadra, dentre outros. Questões relacionadas à segurança devem ser observadas da mesma maneira.
Imagem: “Ascensão” em corda.
Imagem: subindo pela corda.
Sugestão de sites:
http://www.youtube.com/watch?v=2LK20hvHQyA&feature=related (Acesso 02/11/10) (Funcionamento do ascensor e blocante).
http://www.youtube.com/watch?v=ny7dT0CpKZg&feature=related (Acesso 02/11/10) (Vídeo escalada artificial).
http://www.marski.org/artigos/interesse-geral/12-cordas-de-escalada-conhecendo-as-caracteristicas-e-diferencas- (Acesso 02/11/10) (Características e diferenças de cordas de escalada).
http://www.cidadeaventura.com.br/esportes2.php?materia_id=41&esporte=escalada (Acesso 02/11/10) (Alguns dos termos utilizados na escalada).
http://www.youtube.com/watch?v=iBkmDySm_-M (Acesso em 02/11/10) (Equipamentos de técnicas verticais).
http://www.youtube.com/watch?v=uyIbBa_CQVE (Acesso em 02/11/10) (Aula técnicas verticais USP).
Ao final das atividades o (a) professor (a) poderá dialogar com os alunos aspectos das técnicas verticais que aprenderam e ainda não conheciam. Pelo que se interessaram mais. Retomar discussões sobre as diversas possibilidades de utilização das técnicas verticais expostas na atividade 1. Debater sobre elementos que envolvem essas práticas na natureza, questões ambientais, de preservação e conscientização ecológica. Refletir sobre os riscos, limites e sensações que tais práticas oferecem.
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