Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Pesquisando Monstros Mitológicos

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
Denise Leipziger
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Célia Brito

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos

- Reconhecer que os monstros mitológicos representam o imaginário de outro tempo e outro lugar (pluralidade cultural)

 -Perceber que os antigos mitos influenciam obras da literatura moderna (filmes, literatura, histórias em quadrinho, jogos de computador etc)

-Conversa informal: Pergunte a seus alunos que monstros eles conhecem dos livros, desenhos da televisão, jogos ou de histórias que os mais velhos contam. Anote todas as informações dos alunos no quadro de giz e sugira um debate sobre a existência de tais monstros

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Conversa informal:

 Pergunte a seus alunos que monstros eles conhecem dos livros, desenhos da televisão, jogos ou de histórias que os mais velhos contam. Anote todas as informações dos alunos no quadro de giz e inicie um debate sobre a existência de tais monstros.O professor deve dar oportunidade a todos de se expressarem e pedir sempre que formulem hipóteses com as suas opiniões.Após o debate, o professor pode escolher  o monstro mais conhecido e que está presente na mitologia dos mais diversos povos e civilizações, o dragão, e explorar com os seus alunos um pequeno texto que apresenta a opinião de alguns pesquisadores sobre ele.

http://fc09.deviantart.net/fs45/f/2009/146/f/4/Draco_Rex_by_Antecanis.jpg  e http://floreslivroselua.files.wordpress.com/2009/09/07-igneo.jpg 

                                                                                     (Imagens Acima : o Dracorex e um dragão da mitologia.)

 Seria possível que as lendas sobre répteis alados não fossem só lendas? Um dragão cuspidor de fogo e voador poderia realmente existir ou ter existido? A ciência conseguiria encontrar uma explicação para a existência de uma criatura assim? Lendas de dragões existem pelo mundo fora e alguns acreditam que estas histórias surgiram quando os povos antigos descobriram os fósseis de dinossauros. Imaginem quando os exploradores encontraram os ossos do famoso Dracorex,  o dinossauro que se parece como um dragão, ou de outros que se parecem com serpentes  aladas. O ramo da ciência que estuda animais desconhecidos que existiram no passado e que, segundo alguns, podem existir ainda hoje chama-se criptozoologia. A Criptozoologia é o estudo de espécies animais lendárias, mitológicas, hipotéticas ou vistas por poucas pessoas. Inclui também o estudo de ocorrências de animais presumivelmente extintos.

Informações sobre o Dracorex para os professores : : http://pt.wikipedia.org/wiki/Dracorex_hogwartsia   

Dinâmica de Leitura do Texto : Tudo Explicadinho...  

1-O professor solicita a um aluno que elabore uma pergunta sobre o texto;

2-.O professor solicita à outro aluno que responda à pergunta feita pelo colega;

3-O professor solicita a um terceiro aluno que responda à mesma pergunta, e uma outra maneira, que poderá ser: -com outras informações -substituindo palavras por outras, que poderão ser sinônimas ou não; -invertendo a ordem das palavras; -falando com uma entonação diferente de voz; -fazendo mímica; -desenhando ou por meio de gravuras.

 4-O professor solicita ao primeiro aluno(que elaborou a pergunta), que diga qual das formulações da resposta preferiu e porquê.

 Pesquisa no Laboratório de Informática ou na Biblioteca  

O professor convida os alunos a pesquisar imagens de monstros num site de busca da internet, escolher um, imprimir e pesquisar sobre ele. O professor explica que as folhas da pesquisa serão grampeadas, (ou encadernadas), formando um Livro de Monstros que ficará na Biblioteca ou na Sala de Leitura,   Sugestões de Monstros a serem pesquisados: -Hidra de Lerna, Cérbero, Minotauro, Fênix, Quimera,Gréias, O Monstro do Lago Ness, O Abominável Homem das Neves, Dragões, Medusa  etc.

Sala de Aula- Conversa Informal  

 Os alunos voltam à classe, apresentam e discutem o resultado de suas pesquisas, e o professor pergunta se nas imagens da pesquisa notaram como os monstros mudaram com o passar os tempos e se eles sabem o porquê. Explica que ‘quem conta um conto aumenta um ponto’ e que muitos escritores estudam a mitologia antiga para se inspirar e modernizam os mitos nas suas histórias.

Dinâmica  de Grupo 2

O professor realiza uma dinâmica para comprovar o quanto a imaginação de cada um é diferente, e que reagimos de formas diferentes diante de uma mesma coisa, Ele começa distribuindo uma folha para cada aluno e solicita aos alunos que desenhem um animal que possua : altura elevada, olhos pequenos, rabo comprido, orelhas grandes, pés enormes e  que seja coberto de pelos.Depois que todos terminarem de desenhar, pedir que coloquem o desenho no chão,  um ao lado do outro, de forma que o grupo possa visualizar cada um Depois o professor mostra ao grupo, como cada um imagina de forma diferente, da, pois cada um reage de acordo com suas experiências e abre a discussão para o grupo. Os trabalhos devem ser colocados no mural.

Laboratório de Informática

   O professor pergunta a seus alunos se eles já enviaram ou receberam cartões em datas festivas pelo Correio ou pela Internet e como se sentiram. Como o trabalho é sobre monstros, o professor pede que enviem um cartão de Dia das Bruxas e sugere que escolham no site: http://bacaninha.uol.com.br/home/mensagens/eventos/mensagens_halloween.htm Os alunos poderão mandar os cartões entre si, para a professora ou um familiar. 

 

 

Recursos Complementares

Outras Sugestões:

  1-    Jogos on Line : Jogos de Dragões Pergunte a seus alunos se os dragões dos jogos são iguais ao do antigo monstro ou se houve adaptação  

http://www.digeratidigital. http://www.hyperjogos.com/games/montanha-dos-dragoes/    com.br/jogos_flash/Aventura/dragao_corredor.swf 

http://www.topgameskids.com.br/jogos-view/1347-jogo+ataque+dos+dragoes+.html      

2-Ouvir histórias no Laboratório de Informática :

-A lenda do dragão -A história da quase amizade entre um homem e um dragão. História de origem chinesa.

http://www.radiopipoca.com.br/historias/show/id/39

-A Lenda da Princesa Dragão- Um jovem pescador que não conseguia arranjar uma namorada e seu encontro com uma princesa muito misteriosa. História de origem japonesa. -http://www.radiopipoca.com.br/historias/show/id/6  

-Perseu e a Medusa -  Como o corajoso Perseu derrotou a terrível Medusa. História de origem grega. http://www.radiopipoca.com.br/historias/show/id/19  

Avaliação

Os alunos serão avaliados no decorrer a aula. É importante que terminem as tarefas no tempo previsto e que respeitem as normas  sala de aula e do laboratório e informática.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.