11/01/2011
Elmiro Lopes da Silva, Aléxia Pádua Franco
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | História | Memória |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Migrações, cultura e identidades |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Analisar músicas/gêneros musicais produzidos na África e nas Américas pelos afrodescendentes, durante o século XX.
Valorizar a cultura africana como elemento formador do patrimônio histórico e cultural nas Américas.
África e o Tráfico negreiro
Escravidão africana na América.
Abolição da escravidão.
Cultura africana na América.
Atividade 1- A África nas Américas
Nesta aula, realizaremos audições e análises musicais que documentam a herança cultural africana nas Américas.
Para esta atividade, levar a música "O Africano e o Ariano" para os alunos.
Para ouvir a música, siga os seguintes passos (a audição é gratuita):
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O AFRICANO E O ARIANO - letra
Há quatro séculos a alma africana tem sido um motor
Da inquietação, da resistência, da transgressão
O negro sempre quis sair do gueto
Fugir da opressão fazendo história
Ganhando o mundo com estilo
E é assim que a alma africana sobrevive
Com brilho e vigor em todo novo continente.
O africano foi levado para sofrer no norte e gerou,
entre outras coisas, o jazz, o blues, gospel, soul, r&b, funk, rock'n'roll
No centro, o suor africano fomentou o mambo, o ska, a salsa,
o calipso, a rumba, o reggae, dub, ragga, o merengue e a lambada, dancehall e muito mais
Mas é o ariano que ignora o africano ou é o africano que ignora o ariano?
E ao sul a inquietude africana fez nascer,
entre outros beats, o bumba, o maracatu, o afoxé, o xote, o choro, o samba,
o baião, o coco, a embolada
Entre outros, os Jacksons e os Ferreiras,
os Gonzagas e os Pixinguinhas,
as Lias, as Silvas e os Moreiras
A alma africana sempre esteve no olho do furacão
Dendê no bacalhau, legítima e generosa transgressão
É Dr. Dre e é maracatu
É hip hop e é Mestre Salú
Mas é o ariano que ignora o africano ou é o africano que ignora o ariano?
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Composição: Fred Zero Quatro (letra); Apollo 9 e Mundo Livre S/A (música)
Gravação: Mundo Livre S/A
Disco: Carnaval na obra (capa logo abaixo)
Editora: Deckdisc
Ano: 1998
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Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_JiflXn2GA7I/SLA1-Hc7VAI/AAAAAAAAC6U/JevB3reM9b0/s320/mlsa_cnobra.jpg
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Dinâmica sugerida para trabalhar a música acima:
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Atividade 2- Comparando música africana com música afro-americana
Possibilitar aos alunos a comparação de dois artistas e duas músicas: um africano e outro afro-americano.
O objetivo deste exercício é que se perceba como a música feita nas Américas, neste caso na América do Norte, tem influência e/ou dialoga com as raízes africanas.
Os artistas são:
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Ali Farka Touré com a música "Timbarma"
Link do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=D-90bBWIyjU
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Lightnin' Hopkins com a música "Lonesome road"
Link do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=NVF-0JKLnd4
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Questões que podem ajudar na comparação:
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Atividade 3- Fela Kuti e as raízes musicais dos afrodescendentes
Nesta atividade faremos a audição de uma música de FELA KUTI, músico multi-instrumentista, compositor e intérprete nigeriano, que gravou discos desde o início dos anos 70.
A música de Fela Kuti dialoga com os mais diversos gênero musicais forjados nas Américas pelos afrodescendentes.
Levar a música abaixo para os alunos.
Depois da audição, solicitar que eles, com base na pesquisa sobre os gêneros musicais criados pelos afro-americanos (atividade 1), identifiquem quais gêneros musicais americanos se assemelham com a música produzida por Fela Kuti.
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Link no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=-ykpwr8K3M4
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A socialização das percepções e das pesquisas poderão ocorrer num dos meios abaixo:
publicação em jornal, da escola ou de circulação local
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Sites recomendados:
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O ensino de História deve proporcionar ao aluno inquietar-se diante dos conteúdos, e a ter curiosidade investigativa fronte a textos e diferentes documentos. Ao mesmo tempo, intenta-se que o aluno relacione a aprendizagem escolar à sua experiência de vida, como telespectador, internauta, consumidor, constituinte de uma família e de uma sociedade – sujeito histórico, enfim.
E nesta aula o professor poderá avaliar o aprendizado em cada uma das etapas do trabalho desenvolvido:
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