14/01/2011
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Investigar o uso da arte nos diversos meios de publicidade.
Trabalhar a criatividade dos alunos na criação de produtos e propagandas sobre o mesmo.
Incentivar a apresentação oral dos alunos perante a turma.
Não é necessário conhecimento prévio.
Aula 1:
O professor introduzirá o tema com a seguinte pergunta:
O que vocês entendem por publicidade?
De forma organizada, o professor receberá as respostas dos alunos e as organizará em um conceito como o citado abaixo:
A publicidade é uma atividade profissional dedicada à difusão pública de idéias associadas a empresas, produtos ou serviços, especificamente, propaganda comercial.
Em seguida, o Professor deve expor algumas imagens publicitárias.
(acesso em 17/09/2010)
http://www.netpropaganda.com.br/img/materia/texto/819.jpg
(acesso em 17/09/2010)
http://www.cdn2.180graus.com/imagem_014060ebf7.jpg
(acesso em 17/09/2010)
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcROponO-S8MvOzA0uy4dvYF3PsNPdLXDUBZSw9bXlzmc5jfAWgrDg
(acesso em 17/09/2010)
(acesso em 17/09/2010)
Depois de mostradas as imagens, o professor coordenará o seguinte debate:
Publicidade é Arte?
É necessário que as opiniões dos alunos sejam consideradas, mas visto que essa discussão é antiga e não oficialmente definida, o mais importante é que se chegue à conclusão de que a publicidade pode e vem se valendo da Arte como meio de divulgação.
Para melhor explicar essa afirmação, o professor pode se valer de vários exemplos como:
O Papai Noel até então era representado com roupas de inverno, porém na cor verde. Em 1931 a Coca-Cola realizou uma grande campanha publicitária vestindo Papai Noel com as cores vermelha e branca, imagem criada pelo cartunista americano Thomas Nast, em 1886 na revista Harper’s Weeklys, o que foi bastante conveniente, já que estas são as cores de seu rótulo. Tal campanha, destinada a promover o consumo de Coca-Cola no inverno (período em que as vendas da bebida eram baixas na época), fez um enorme sucesso e a nova imagem de Papai Noel ou Pai Natal espalhou-se rapidamente pelo mundo. Portanto, a Coca-Cola contribuiu para difundir e padronizar a imagem atual do Papai Noel.
http://seqvme.zip.net/images/papai_noel_coke-santa360.jpg
(acesso em 20/09/2010)
Uso da Arte na propaganda do produto:
http://obviousmag.org/olhares/arquivo/2010/09/arte_e_publicidade_e_possivel.html
(acesso em 20/09/2010)
Uso da Arte de Vik Muniz na abertura da novela:
http://www.youtube.com/watch?v=vAs9-wh-dZA
(acesso em 20/09/2010)
Uso da pintura na divulgação do produto:
http://4.bp.blogspot.com/_ywoIUGZ5Uc0/SRqxYrDJSWI/AAAAAAAAGT0/0IfoKT7vIxc/s400/fotoshop1.jpg
(acesso em 20/09/2010)
Aulas 2 e 3:
A turma será dividida em grupos de no máximo 4 alunos e cada grupo deverá criar um cartaz e uma propaganda oral no formato que quiserem (vídeo, teatro, anúncio, etc.) de 5 minutos em média, sobre um produto criado por eles.
Para aguçar a criatividades dos alunos, o Professor pedirá que o produto criado não exista, podendo, inclusive, jamais existir. Exemplos:
Tênis voadores, máquinas de clonagens instantâneas, boné que faz crescer cabelo, etc.
É importante que a propaganda criada por eles, identifique as vantagens, o público-alvo e o funcionamento do produto.
Aulas 4 e 5:
Nas últimas aulas do tema, os alunos apresentarão à turma seus trabalhos. O professor poderá conduzir um pequeno debate ao final de cada apresentação, onde os alunos poderão tirar dúvidas ou dar sugestões a cada trabalho.
Texto científico sobre a possibilidade da publicidade em produzir Arte:
(acesso em 21/09/2010)
Texto científico que propõe um sincretismo entre Publicidade e Arte:
http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/R1525-1.pdf
(acesso em 21/09/2010)
Comerciais brasileiros antigos e premiados:
http://www.youtube.com/watch?v=W1dIC-Mkku4
(acesso em 21/09/2010)
A avaliação será realizada durante todo o processo levando em conta, a apreensão do tema, a participação nas atividades e nos debates que se fizerem presentes, bem como o respeito e atenção às produções dos colegas.
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/08/2013
Cinco estrelasÓTIMA AULA, FINALIZAREI ESTE CONTEÚDO COM MEUS ALUNOS APLICANDO AS AULAS NUMERO 2,3,4 E 5... MUITO OBRIGADA.
03/01/2013
Quatro estrelaseu gostei muito de tudo que encontrei neste artigo,me ajudou bastante,já que estou iniciando minhas aulas de arte.
05/11/2012
Cinco estrelasmuito bom ou seja completo pois o tema e toda elaboração do desenvolvimento ( faltou apenas um exercicio escrito )
30/07/2012
Cinco estrelasQue legal, Frederico! Valeu!
11/03/2012
Cinco estrelasOlá, sou Pedagoga, e dou aulas de artes do 6º ao 9º ano do fundamental e 1º ano do médio. Achei a aula muito criativa, para mim tem sido muito útil as consultas que faço aqui, pois, não sou graduada em Artes "ainda" e sempre tenho que pesquisar para preparar minhas aulas.