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Transitividade verbal – entrando no jogo dos objetos

 

27/01/2011

Autor y Coautor(es)
Caroline Souza Ferreira Filgueiras
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • compreender a transitividade verbal, observando a relação semântica e sintática entre verbos e complementos;
  • diferenciar verbos transitivos e intransitivos;
  • elaborar jogos para a fixação do conteúdo.
Duração das atividades
Cinco aulas: quatro de 50 min. e uma de 1h e 40 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos saibam identificar os substantivos e os verbos nas orações.

Estratégias e recursos da aula

Primeira aula - 50 minutos

 

Professor/a,

 

Inicie esta sequência didática apresentando o texto abaixo, do qual foram retirados os complementos verbais (objetos). Como é um texto de História, seria interessante combinar com o/a professor dessa disciplina a participação dele/a nesta atividade, completando as lacunas com os alunos ao final.

 

 

http://www.historiadobrasil.net/independencia/  (acesso em 14-10-10)

 

 

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

História da Independência do Brasil, fim da colonização na História do Brasil, o 7 de setembro de 1822, o grito de Independência

Introdução

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim  do domínio português e a conquista  da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso  mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender  de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.

Dia do Fico

Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu  das cortes de Lisboa, exigindo  para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam , pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente  de Portugal e proclamou : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga que fico."

O processo de independência

Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou  que desagradaram, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou, organizou, obrigou  a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava  a lutar pela independência.

O príncipe fez uma rápida viagem a Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimentos, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar . Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.

Estas notícias chegaram às mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou  e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.

Pós Independência

Os primeiros países que reconheceram  foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra. Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre sequer acompanhou ou entendeu  da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.  

 

(Texto adaptado para esta aula, do qual foram retirados vários complementos verbais.)

http://www.historiadobrasil.net/independencia/ - acesso em 14-10-10 (Texto completo)

 

 

 

Distribua o texto aos alunos e solicite que eles façam uma leitura silenciosa com bastante atenção. Em seguida peça que alguém leia oralmente o texto e lance para a turma as seguintes questões:

 

 

 

 

  1. Qual o tema do texto?
  2. Ele está totalmente compreensível? Justifique.
  3. O que Tiradentes defendia?
  4. O que Dom Pedro I recebeu das cortes de Lisboa?
  5. A quem desagradaram as medidas tomadas por Dom Pedro I?
  6. Dom Pedro convocou e obrigou quem, organizou o quê?

 

 

A partir das respostas dos alunos, converse com eles sobre a importância dos complementos verbais para a estrutura do texto, já que um verbo transitivo sem complemento fica com o seu sentido prejudicado.

 

 

Oriente os alunos a elaborarem novas questões para cada verbo que estiver com o sentido incompleto e respondê-las. Em seguida, eles deverão, em duplas, identificar as lacunas do texto e preenchê-las, lançando mão dos conhecimentos que já possuem sobre a Independência do Brasil.

 

 

 

 

Segunda aula - 50 min

 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3611 - acesso em 14-11-10 

 

 

 

 

Para esta aula seria muito interessante contar com a participação do/a professor/a de História.

Disponha a turma em um grande círculo, deixe cada dupla ler o texto, já com as lacunas preenchidas, e peça que os colegas observem e comentem se ele apresenta ou não sentido.

Ao final das apresentações, comente a atividade do ponto de vista gramatical, dê exemplos de acertos e de erros ocorridos no preenchimento do texto. Explique que os verbos que não têm sentido completo são chamados de transitivos diretos e/ou indiretos (isso será trabalhado na próxima aula).

Já o professor de História poderá discutir o texto com os alunos sob o ponto de vista histórico e indicar o preenchimento correto das lacunas.

 

 

 

Terceira aula - 50 minutos

 

Projete as imagens abaixo para os alunos e explique a dinâmica da transitividade verbal.

 

http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u52.jhtm - acesso em  14-10-10        

 

 

Quem ama, ama alguém ou alguma coisa.

 

 

 http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u52.jhtm  - acesso em 14-10-10

 

Quem perde, perde algo.

Aproveite para analisar com os alunos o sentido do verbo perder no exemplo, pergunte-lhes se ele apresenta o mesmo sentido que em: Perdi meu livro de Geografia.

 

 

 http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u52.jhtm  - acesso em 14-10-10

 

Quem gosta, gosta de alguém ou de alguma coisa.

Pergunte aos alunos se eles conhecem outro uso do verbo assistir. Se não souberem responder, dê o exemplo abaixo e peça que expliquem o sentido do verbo em cada um dos enunciados.

O médico assistiu o doente.

 

 

 http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u52.jhtm   - acesso em 14-10-10

 

Quem prefere, prefere alguma coisa, ou pessoa, a outra.

Aproveite para explicar aos alunos que na linguagem formal não é adequado utilizar a seguinte construção: Prefiro maçã do que banana.

 

Em seguida, solicite que os alunos procurem no mural da sala, em livros, ou mesmo na memória, exemplos de frases nas quais o verbo apresente sentido completo, não necessitando de complemento verbal. Caso eles tenham dificuldade em encontrar as frases, peça que construam exemplos com os verbos morrer, cair, chegou, nasceu.

Anote no quadro os exemplos que eles derem e analise-os com a turma.

 

 

Quarta aula - 50 min.

 

 

Proponha uma "cantoria" aos alunos. Se algum deles tocar violão, peça-lhe que execute a música À primeira vista, de Chico César, encontrada no link: http://letras.terra.com.br/daniela-mercury/25770/ - acesso em 14-10-10 

Se isso não for possível, leve-a gravada em CD, ou no computador.

 

Depois da "cantoria", separe a turma em seis grupos e peça que cada um identifique e analise os verbos de uma estrofe. Os grupos deverão explicar o sentido de cada verbo e a sua transitividade. Ajude-os no que for necessário e disponibilize dicionários para consulta.

É importante que os alunos percebam que o contexto é fundamental para a análise do sentido e da transitividade dos verbos.

Na sequência, os grupos deverão apresentar suas análises para você e o restante da turma.

Comente as apresentações fazendo as correções necessárias.

 

 

 

Quinta aula - 1h e 40 min.

 

 

Proponha aos alunos a criação de jogos com o objetivo de fixarem os conhecimentos trabalhados nesta sequência didática.

Eles deverão elaborar pequenas "brincadeiras" nas quais os colegas precisarão completar o sentido dos verbos, utilizando os objetos. As atividades poderão ser orais e/ou escritas, mas propostas pelos grupos.

Lembre-os de que precisarão criar as regras dos jogos de forma clara, para que todos possam compreendê-las adequadamente.

Durante a atividade, passe pelos grupos lendo as propostas e auxiliando-os no que for necessário.

Terminada a elaboração, proponha que os grupos joguem entre si.

 

A respeito de atividades de criação de jogos, veja a quinta aula da sequência didática disponível no link:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23444 - acesso em 22-11-10. 

Recursos Complementares
Avaliação

Professor/a,

Verifique durante as atividades se os alunos conseguiram compreender que muitos verbos da língua portuguesa necessitam de outras palavras para ter seu sentido completo. É importante também que eles tenham percebido que os verbos podem mudar de sentido em função do contexto em que estiverem inseridos.

Pergunte-lhes sobre o que aprenderam com as atividades realizadas e peça-lhes sugestões para tornar a aula mais interessante e proveitosa. Afinal, despertar o interesse dos alunos para o estudo e a compreensão da língua materna é nosso grande objetivo!

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 7 calificaciones

  • Cinco estrelas 5/7 - 71,43%
  • Quatro estrelas 2/7 - 28,57%
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  • Duas estrelas 0/7 - 0%
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