Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Modos verbais– o modo imperativo na injunção

 

04/11/2010

Autor e Coautor(es)
Caroline Souza Ferreira Filgueiras
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar verbos no modo imperativo;
  • identificar as implicações do modo imperativo na configuração do discurso: ordem, conselho, pedido, orientação;
  • produzir textos injuntivos utilizando verbos no imperativo nas suas possibilidades de significação.  
Duração das atividades
7 aulas, sendo seis de 50 minutos e uma de 1 hora e 40 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor,

É fundamental que os alunos dominem as habilidades de leitura e escrita, e desejável que saibam reconhecer os verbos nos textos, mais especificamente os que se apresentam nos modos infinitivo e imperativo.

    

Estratégias e recursos da aula

Primeira aula - 50 min.

Professor,

Projete na sala os textos abaixo e solicite que, oralmente, os alunos apontem  as semelhanças e diferenças entre eles.

Espera-se que os alunos percebam que todos os textos apresentam verbos no imperativo, mas que pertencem a gêneros diferentes, tendo sido produzidos cada qual com um objetivo.

Aproveite esse momento para lembrá-los de que os textos são produzidos, levando em conta a mensagem a ser transmitida, em que situação e para quem.

Ao projetar cada imagem, leve os alunos a refletirem sobre esses aspectos e outros (como o uso de recursos visuais) e a apontarem por que o imperativo fora utilizado.

Espera-se que eles percebam diferentes implicações do imperativo na configuração do discurso

Texto 1  

http://blog.educacional.com.br/meiregsouza/ , acesso em 11-09-10 

Reflita com os alunos sobre o efeito da repetição aliada ao uso do imperativo na propaganda.

Texto 2

http://comunicapp.blogspot.com/ , acesso em 11-09-10

Reflita com os alunos sobre a importância da linguagem não verbal, nesse caso, para a compreensão da mensagem.     

Eles deverão perceber que a imagem colada na frente do ônibus transforma a orientação em uma advertência.  

Solicite que os alunos criem, coletivamente, uma frase que transmita a mensagem do texto anterior, sem utilizar o modo imperativo e o recurso da linguagem imagética. Registre no quadro.

Depois pergunte-lhes qual das duas advertências produz mais efeito sobre o pedestre e por quê.

Espera-se que eles concluam que é a primeira, devido ao uso de uma imagem chocante associada ao imperativo. Porém respeite as opiniões e argumentos dos alunos. 

Texto 3

Ingredientes

2 latas de leite condensado,

2 colheres (sopa) de manteiga,

300 g de coco fresco ralado fino

Açúcar cristal Cravos-da-índia

Modo de Preparo

Numa panela, misture 2 latas de leite condensado, 2 colheres (sopa) de manteiga e 300 g de coco fresco ralado fino,

leve ao fogo,

deixe apurar por mais ou menos 15 minutos.

Retire do fogo e deixe amornar.

Faça bolinhas, passe pelo açúcar cristal e finalize com cravos-da-índia

http://tudogostoso.uol.com.br/receita/1252-beijinho.html, acesso em 11-09-10 

Converse com os alunos sobre a estrutura do texto de receita.

Segunda aula - 50 min.

Solicite que os alunos, em grupos, elaborem cartazes com exemplos de uso do imperativo no texto.

Cada equipe deverá se concentrar em um sentido: ordem, conselho, pedido, orientação.             

Oriente os alunos quanto à necessidade de planejarem os exemplos antes de começarem a produzir os cartazes.

Disponibilize dicionários para consulta, revistas, canetas coloridas, cartolinas, e todo  material necessário para a atividade.  

Depois de elaborados os cartazes, os grupos deverão apresentá-los e afixá-los no mural da sala, onde permanecerão como lembretes.

    

Terceira aula - 50 min.

Professor,

A partir desse momento é importante que as atividade sejam realizadas de forma interdisciplinar com o educador físico da turma.

Acesse a aula de educação física a seguir http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8050 , acesso em 11-09-19, elaborada pelo professor Túlio Campos do Centro Pedagógico da UFMG. Parte dela está reproduzida abaixo.

Brincando com a bola de vôlei

 jogo dos toques

Recursos: Bolas de Vôlei             

Duração: Aproximadamente de 10 minutos           

Como proposta inicial, o(a) professor(a) dividirá a turma em trios.

Na quadra de jogo, cada trio deverá ter uma bola de vôlei.

O trio trocará passes, rebatendo a bola sem deixá-la cair.

Os passes podem ser realizados de qualquer maneira, com uma mão ou com as duas.

Atividade 2: Voleiperu

Duração: aproximadamente 20 minutos

Descrição: Continuando com a mesma dinâmica da atividade anterior, mantenha alguns trios e fragmente outros para que alguns alunos possam fazer o papel do peru nos trios.

Os trios rebatem a bola e o peru tentará tomar a bola.

No momento em que o fizer, outro o substituirá.

Atividade 3: Perubacia

Recursos: bacias (desejável em número aproximado do total de alunos) e bolas de vôlei 

Duração: aproximadamente 20 minutos

Descrição: Com a mesma dinâmica da atividade 2, distribua os baldes para os alunos que estão rebatendo a bola.

O peru continua fazendo parte do jogo.

Em seguida, oriente os grupos a tocaram a bola passando-a de balde em balde, sem deixá-la cair e sem que o peru a intercepte.

Caso ocorra, pessoa que perdeu a bola ou a deixou cair, passa a ser o peru.

Atividade 4: Voleibolbacia

Duração: aproximadamente 40 minutos.

Recursos: Bacias e uma bola de voleibol

Descrição: Na quadra de vôlei o(a) professor(a) dividirá a turma em 4 equipes, cada uma ocupando seu campo de jogo.

Cada jogador terá em mãos uma bacia.

Professor(a), proponha as regras do jogo:

é permitido segurar o balde com uma ou com as duas mãos;

a bola tem que ser passada ao companheiro da equipe e/ ou retornar ao campo adversário; só é permitido 3 (três) “baldadas” – passes –;

não deixar a bola cair;

todo início de jogo será executado com um “saque baldada” – bola dentro do balde e será arremessada até o campo do time adversário.

Professor(a), para que todos possam jogar, faça com que cada partida tenha 5 minutos de duração.

Durante o jogo indique o que é regra no vôlei oficial e o que é possibilidade de construção de novas regras.

Professor,

Reproduza o texto acima para cada um dos alunos. Depois da leitura, discuta com a turma com que objetivo ele foi escrito e para quem. Peça que os alunos encontrem no próprio texto comprovações para suas respostas.

Espera-se que os alunos percebam que o texto foi escrito para orientar  professores quanto à realização, nas aulas de educação física, dos jogos mencionados.

Reflita com os alunos sobre o modo como as orientações foram feitas: ora com verbos no infinitivo, ora com imperativo. Leve-os a perceber que o imperativo está sendo utilizado nos momentos em que o autor do texto está se dirigindo diretamente ao professor.

Quarta aula - 50 min.

Como atividade de produção de texto individual, sugira a seguinte:

  •      reescrevam as regras do jogo, usando o imperativo e tendo como receptores da mensagem os alunos que irão executar os jogos.

Depois de corrigidos os textos, proponha uma reescrita coletiva. Convide o educador físico para esse momento e sugira que ele realize os jogos com os alunos no pátio ou na quadra da escola.

Quinta aula

Ainda em conjunto com o educador físico, divida a turma em cinco equipes e solicite que cada uma invente um jogo, como os sugeridos pelo professor Túlio Campos.

Os alunos deverão listar os seguintes itens:

  • título,
  • recursos,
  • descrição,
  • regras

Lembre-os de usar nas regras o imperativo.

Sexta aula - 1h e 40 min.

Essa aula deverá ser ministrada pelos dois professores envolvidos.

Leve os alunos para a quadra esportiva ou pátio da escola e oriente-os a testarem os jogos criados, da seguinte forma:

  • cada equipe deverá entregar, por escrito, para as demais as orientações necessárias à realização do jogo;
  • as regras deverão ser testadas a partir da realização dos jogos, um de cada vez, pelos grupos (10 minutos para cada jogo).
  • você e o professor de educação física deverão anotar os desdobramentos das atividades, para depois avaliar as regras com os alunos,
  • testados os jogos, façam um círculo com os alunos e peçam que avaliem as regras.
  • termine a discussão, apontando os aspectos positivos e negativos (se houver) de cada jogo e sugerindo as alterações necessárias nas regras.

Sétima aula

Leve os alunos à sala de informática, para que cada equipe possa digitar, revisar e ilustrar seu texto.

Auxilie-os a verificarem a ortografia e a gramática dos textos.

Imprima cada jogo em uma folha e encaderne, formando um livro para ser exposto na feira cultural da escola.

Sugere-se que o educador físico inclua os jogos criados em seu planejamento, valorizando ainda mais a atividade.

      

      

Recursos Complementares

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7217 , aula sobre imperativo, utilizando como recurso jogos de tabuleiro.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19132 , aula sobre texto injuntivo.

http://atividadeseducativas-trocandoideias.blogspot.com/ - acesso em 27-10-10 - Textos sobre uso da informática educativa. 

Avaliação

Professor,

Avalie o processo de construção do conhecimento, assim como o envolvimento dos alunos nas atividades.

Veja se eles aprenderam a identificar o uso de verbos no imperativo em diferentes gêneros textuais.

Observe se os jogos criados pelos alunos são coerentes e apresentam regras claras e objetivas, preferencialmente escritas no imperativo.

Nas produções de texto, assinale os problemas encontrados, teça comentários e proponha a reescrita. É fundamental que o aluno corrija os próprios erros para que o aprendizado seja efetivo.

Peça que os alunos também avaliem a sequência didática, apresentando sugestões e críticas construtivas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.