27/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
É importante que os alunos saibam identificar os substantivos e os verbos nas orações.
Primeira aula - 50 minutos
Professor/a,
Inicie esta sequência didática apresentando o texto abaixo, do qual foram retirados os complementos verbais (objetos). Como é um texto de História, seria interessante combinar com o/a professor dessa disciplina a participação dele/a nesta atividade, completando as lacunas com os alunos ao final.
http://www.historiadobrasil.net/independencia/ (acesso em 14-10-10)
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
História da Independência do Brasil, fim da colonização na História do Brasil, o 7 de setembro de 1822, o grito de Independência
Introdução
A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.
Dia do Fico
Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu das cortes de Lisboa, exigindo para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam , pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente de Portugal e proclamou : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga que fico."
O processo de independência
Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou que desagradaram, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou, organizou, obrigou a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava a lutar pela independência.
O príncipe fez uma rápida viagem a Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimentos, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar . Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.
Estas notícias chegaram às mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.
Pós Independência
Os primeiros países que reconheceram foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra. Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre sequer acompanhou ou entendeu da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.
(Texto adaptado para esta aula, do qual foram retirados vários complementos verbais.)
http://www.historiadobrasil.net/independencia/ - acesso em 14-10-10 (Texto completo)
Distribua o texto aos alunos e solicite que eles façam uma leitura silenciosa com bastante atenção. Em seguida peça que alguém leia oralmente o texto e lance para a turma as seguintes questões:
A partir das respostas dos alunos, converse com eles sobre a importância dos complementos verbais para a estrutura do texto, já que um verbo transitivo sem complemento fica com o seu sentido prejudicado.
Oriente os alunos a elaborarem novas questões para cada verbo que estiver com o sentido incompleto e respondê-las. Em seguida, eles deverão, em duplas, identificar as lacunas do texto e preenchê-las, lançando mão dos conhecimentos que já possuem sobre a Independência do Brasil.
Segunda aula - 50 min
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3611 - acesso em 14-11-10
Para esta aula seria muito interessante contar com a participação do/a professor/a de História.
Disponha a turma em um grande círculo, deixe cada dupla ler o texto, já com as lacunas preenchidas, e peça que os colegas observem e comentem se ele apresenta ou não sentido.
Ao final das apresentações, comente a atividade do ponto de vista gramatical, dê exemplos de acertos e de erros ocorridos no preenchimento do texto. Explique que os verbos que não têm sentido completo são chamados de transitivos diretos e/ou indiretos (isso será trabalhado na próxima aula).
Já o professor de História poderá discutir o texto com os alunos sob o ponto de vista histórico e indicar o preenchimento correto das lacunas.
Terceira aula - 50 minutos
Projete as imagens abaixo para os alunos e explique a dinâmica da transitividade verbal.
http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u52.jhtm - acesso em 14-10-10
Quem ama, ama alguém ou alguma coisa.
http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u52.jhtm - acesso em 14-10-10
Quem perde, perde algo.
Aproveite para analisar com os alunos o sentido do verbo perder no exemplo, pergunte-lhes se ele apresenta o mesmo sentido que em: Perdi meu livro de Geografia.
http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u52.jhtm - acesso em 14-10-10
Quem gosta, gosta de alguém ou de alguma coisa.
Pergunte aos alunos se eles conhecem outro uso do verbo assistir. Se não souberem responder, dê o exemplo abaixo e peça que expliquem o sentido do verbo em cada um dos enunciados.
O médico assistiu o doente.
http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u52.jhtm - acesso em 14-10-10
Quem prefere, prefere alguma coisa, ou pessoa, a outra.
Aproveite para explicar aos alunos que na linguagem formal não é adequado utilizar a seguinte construção: Prefiro maçã do que banana.
Em seguida, solicite que os alunos procurem no mural da sala, em livros, ou mesmo na memória, exemplos de frases nas quais o verbo apresente sentido completo, não necessitando de complemento verbal. Caso eles tenham dificuldade em encontrar as frases, peça que construam exemplos com os verbos morrer, cair, chegou, nasceu.
Anote no quadro os exemplos que eles derem e analise-os com a turma.
Quarta aula - 50 min.
Proponha uma "cantoria" aos alunos. Se algum deles tocar violão, peça-lhe que execute a música À primeira vista, de Chico César, encontrada no link: http://letras.terra.com.br/daniela-mercury/25770/ - acesso em 14-10-10
Se isso não for possível, leve-a gravada em CD, ou no computador.
Depois da "cantoria", separe a turma em seis grupos e peça que cada um identifique e analise os verbos de uma estrofe. Os grupos deverão explicar o sentido de cada verbo e a sua transitividade. Ajude-os no que for necessário e disponibilize dicionários para consulta.
É importante que os alunos percebam que o contexto é fundamental para a análise do sentido e da transitividade dos verbos.
Na sequência, os grupos deverão apresentar suas análises para você e o restante da turma.
Comente as apresentações fazendo as correções necessárias.
Quinta aula - 1h e 40 min.
Proponha aos alunos a criação de jogos com o objetivo de fixarem os conhecimentos trabalhados nesta sequência didática.
Eles deverão elaborar pequenas "brincadeiras" nas quais os colegas precisarão completar o sentido dos verbos, utilizando os objetos. As atividades poderão ser orais e/ou escritas, mas propostas pelos grupos.
Lembre-os de que precisarão criar as regras dos jogos de forma clara, para que todos possam compreendê-las adequadamente.
Durante a atividade, passe pelos grupos lendo as propostas e auxiliando-os no que for necessário.
Terminada a elaboração, proponha que os grupos joguem entre si.
A respeito de atividades de criação de jogos, veja a quinta aula da sequência didática disponível no link:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23444 - acesso em 22-11-10.
http://www.mundoeducacao.com.br/gramatica/transitividade-verbal.htm - acesso em 15/11/10
http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/923703 - acesso em 15/11/10
Professor/a,
Verifique durante as atividades se os alunos conseguiram compreender que muitos verbos da língua portuguesa necessitam de outras palavras para ter seu sentido completo. É importante também que eles tenham percebido que os verbos podem mudar de sentido em função do contexto em que estiverem inseridos.
Pergunte-lhes sobre o que aprenderam com as atividades realizadas e peça-lhes sugestões para tornar a aula mais interessante e proveitosa. Afinal, despertar o interesse dos alunos para o estudo e a compreensão da língua materna é nosso grande objetivo!
Quatro estrelas 7 classificações
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25/11/2013
Cinco estrelasParabéns pelo trabalho! Foi muito útil! Obrigado pelo compartilhamento.
02/06/2013
Cinco estrelasMuito bom o conteúdo deste trabalho, nota 10!!!
22/01/2013
Cinco estrelasParabéns pela proposta. Achei bem interessante e pretendo aplicar em sala de aula esse ano.
16/10/2012
Quatro estrelasÓtima aula. Muito interessante e diversificada! Trabalharei com meus alunos. Obrigada.
27/06/2011
Quatro estrelasAdorei a sugestão da música, fácil de trabalhar e de verificar se realmente houve aprendizado! Parabéns coléga...
03/06/2011
Cinco estrelasMuito boa a aula, bem contextualizada. Obrigada.
13/02/2011
Cinco estrelasAchei as sugestões perfeitas e mt bem elaboradas.