13/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
- Aprender sobre a origem e a história do Squash, bem como suas semelhanças com a tradicional brincadeira do paredão.
- Aprender as regras e alguns movimentos básicos do Squash através de atividades lúdicas.
- Aprender a construir os instrumentos necessários para a prática do Squash com materiais alternativos e adaptados para as crianças.
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Figura 1 – Squash (acessado em 02/11/2010)
Atividade 1 – Conhecendo o Squash
Duração: 25 minutos
Material: computadores
Local: sala de informática
Para dar início à aula sobre o Squash o(a) professor(a) poderá introduzir o tema através de vídeos que relatem um pouco da origem e a história deste esporte bem como seu surgimento no Brasil. Para isso, o(a) professor(a) terá a sua disposição vídeos disponíveis na internet.
Sugestões de vídeos:
Atividade 2 – Paredão: o squash sem raquete
Duração: 25 minutos
Material: bola de vôlei e bolinha de borracha
Local: quadra ou pátio
Para dar início às atividades o(a) professor(a) poderá propor o “Paredão” (Figura 2), uma brincadeira tradicional muito presente em alguns contextos escolares. Essa brincadeira pode ser feita com os pés ou as mãos. Nesta aula trabalharemos com a modalidade que utiliza as mãos para estabelecer uma relação entre esta brincadeira e o Squash. As regras do paredão são as seguintes:
Sugestões de variação:
- Esta modalidade do jogo em duplas também pode ser feita utilizando-se bolinhas de borracha (ex.: bolinha de squash) para que as crianças acostumem com o quique da bolinha que será utilizada no jogo de squash.
- A modalidade de duplas pode ser substituída por um número indeterminado de jogadores. Basta que os jogadores organizem uma seqüência (ex.: fila) pré-estabelecida e cada jogador rebata a bola na sua vez. Aquele que rebater errado ou deixar a bola dar mais de um quique no chão, antes de rebater, sairá da partida. O jogador que ficar até o final da partida ganhará o jogo.
Atividade 3 – Construindo a raquete
Duração: 25 minutos
Material: retalhos de madeira, serrote, prego, martelo, tiras de borracha e cola madeira
Local: quadra ou pátio
Para dar início à atividade do squash o(a) professor(a) precisará de raquetes apropriadas para o jogo. Caso não seja possível comprar as raquetes de squash o(a) professor(a) poderá construir, com as crianças, algumas raquetes de madeira (Figura 3). Para isso, será necessário seguir os seguintes passos:
Atividade 4 – Squash
Duração: 25 minutos
Material: raquete de squash e bolinha de borracha
Local: quadra ou pátio
Após concluída a construção das raquetes o(a) professor(a) poderá trabalhar com as crianças o jogo do Squash (Figura 4). Para isso, será preciso fazer algumas adaptações da regra oficial deste esporte. Incialmente serão desenhadas duas linhas paralelas na parede, onde a primeira estará a 50 cm do chão e segunda 2 mts. Em seguida, será desenhada uma linha no chão paralela à parede e dista 1, 5 m da mesma. Uma quarta linha será feita perpendicularmente à linha do chão para dividir as áreas de serviços. As regras aqui utilizadas serão semelhantes as do jogo de paredão excetuando o fato que os jogadores utilizarão as raquetes para golpear a bola e a mesma deverá tocar na parede no espaço compreendido entre as linhas vermelhas. A divisão da área de serviço determina o local onde cada jogador irá realizar seu saque.
Regras oficiais do Squash: http://pt.wikipedia.org/wiki/Squash#Regras (acessado em 02/11/2010)
Paredão
Para apronfundar um pouco mais na brincadeira do paredão o(a) professor(a) poderá consultar também a aula sobre esse tema feita pelo professor Túlio Campos neste portal.
Link para a aula:
Squash
Após a atividade 1 o(a) professor(a) poderá reiterar o que foi exposto nos vídeos e falar um pouco mais sobre as regras e as competições de Squash. Para isso, o(a) professor(a) poderá buscar na internet textos e sites que embasem sua fala.
Sugestões de sites:
A avaliação consistirá em um debate com as crianças sobre os temas contemplados na aula. A discussão poderá abordar questões como:
Durante a discussão dos temas o(a) professor(a) irá registrar em um cartaz, intitulado “Do Paredão ao Squash” os comentários feitos pelas crianças durante o debate. Este cartaz poderá ser exposto em algum espaço comum da escola para fomentar a discussão dos temas abordados com os demais integrantes da comunidade escolar.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!