Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogando paredão e squash

 

13/12/2010

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aprender sobre a origem e a história do Squash, bem como suas semelhanças com a tradicional brincadeira do paredão.

- Aprender as regras e alguns movimentos básicos do Squash através de atividades lúdicas.

- Aprender a construir os instrumentos necessários para a prática do Squash com materiais alternativos e adaptados para as crianças.  

Duração das atividades
Cada atividade terá duração de 25 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Figura 1 – Squash (acessado em 02/11/2010)    

Atividade 1 – Conhecendo o Squash

Duração: 25 minutos

Material: computadores

Local: sala de informática             

Para dar início à aula sobre o Squash o(a) professor(a) poderá introduzir o tema através de vídeos que relatem um pouco da origem e a história deste esporte bem como seu surgimento no Brasil. Para isso, o(a) professor(a) terá a sua disposição vídeos disponíveis na internet.   

Sugestões de vídeos:

Atividade 2 – Paredão: o squash sem raquete

Duração: 25 minutos

Material: bola de vôlei e bolinha de borracha

Local: quadra ou pátio             

Para dar início às atividades o(a) professor(a) poderá propor o “Paredão” (Figura 2), uma brincadeira tradicional muito presente em alguns contextos escolares. Essa brincadeira pode ser feita com os pés ou as mãos. Nesta aula trabalharemos com a modalidade que utiliza as mãos para estabelecer uma relação entre esta brincadeira e o Squash. As regras do paredão são as seguintes:

  • os jogadores tirarão par ou ímpar para decidir quem começará o jogo;
  • o jogador que ganhou o par ou ímpar deverá iniciar as brincadeira golpeando a bola (ex.: bola de vôlei) em direção ao solo para que, em seguida, esta toque à parede;
  • na seqüência o outro jogador deverá repetir o mesmo movimento sem deixar a bola parar;
  • após tocar na parede a bola pode dar até um quique no chão antes que o outro jogar a golpeie novamente;
  • se a bola quicar mais de uma vez o jogador que a golpeou por último marcará um ponto;
  • se o jogador golpear a bola direto na parede sem que ela toque o solo anterioremente o jogador adversário também marcará um ponto;
  • o jogador que marcar 10 pontos primeiro vence a partida.

Sugestões de variação:

- Esta modalidade do jogo em duplas também pode ser feita utilizando-se bolinhas de borracha (ex.: bolinha de squash) para que as crianças acostumem com o quique da bolinha que será utilizada no jogo de squash.

- A modalidade de duplas pode ser substituída por um número indeterminado de jogadores. Basta que os jogadores organizem uma seqüência (ex.: fila) pré-estabelecida e cada jogador rebata a bola na sua vez. Aquele que rebater errado ou deixar a bola dar mais de um quique no chão, antes de rebater, sairá da partida. O jogador que ficar até o final da partida ganhará o jogo.     

Atividade 3 – Construindo a raquete

Duração: 25 minutos

Material: retalhos de madeira, serrote, prego, martelo, tiras de borracha e cola madeira

Local: quadra ou pátio             

Para dar início à atividade do squash o(a) professor(a) precisará de raquetes apropriadas para o jogo. Caso não seja possível comprar as raquetes de squash o(a) professor(a) poderá construir, com as crianças, algumas raquetes de madeira (Figura 3). Para isso, será necessário seguir os seguintes passos:

  • pegue um retalho de madeira e desenhe um círculo de diâmetro aproximado de 25 cm (essa tarefa pode ser feita pelas crianças) (A);
  • serre a madeira (B) no formato circular (C);
  • pegue um cabo de vassoura de aproximadamente 30 cm e faça um corte serrilhado de 2 cm perpendicularmente (D);
  • encaixe o círculo de madeira na ponta serrilhada do cabo de vassoura (E) e una ambas as partes com pregos (F);
  • enrole uma fita de borracha na extremidade do cabo para fazer a empunhadura (G);
  • passe um pouco de cola madeira nas pontas da borracha para que ela fique bem aderida ao cabo de madeira (H).

Atividade 4 – Squash

Duração: 25 minutos

Material: raquete de squash e bolinha de borracha

Local: quadra ou pátio             

Após concluída a construção das raquetes o(a) professor(a) poderá trabalhar com as crianças o jogo do Squash (Figura 4). Para isso, será preciso fazer algumas adaptações da regra oficial deste esporte. Incialmente serão desenhadas duas linhas paralelas na parede, onde a primeira estará a 50 cm do chão e segunda 2 mts. Em seguida, será desenhada uma linha no chão paralela à parede e dista 1, 5 m da mesma. Uma quarta linha será feita perpendicularmente à linha do chão para dividir as áreas de serviços. As regras aqui utilizadas serão semelhantes as do jogo de paredão excetuando o fato que os jogadores utilizarão as raquetes para golpear a bola e a mesma deverá tocar na parede no espaço compreendido entre as linhas vermelhas. A divisão da área de serviço determina o local onde cada jogador irá realizar seu saque. 

Regras oficiais do Squash: http://pt.wikipedia.org/wiki/Squash#Regras (acessado em 02/11/2010)   

Recursos Complementares

Paredão             

Para apronfundar um pouco mais na brincadeira do paredão o(a) professor(a) poderá consultar também a aula sobre esse tema feita pelo professor Túlio Campos neste portal.

Link para a aula:

Squash             

Após a atividade 1 o(a) professor(a) poderá reiterar o que foi exposto nos vídeos e falar um pouco mais sobre as regras e as competições de Squash. Para isso, o(a) professor(a) poderá buscar na internet textos e sites que embasem sua fala.   

Sugestões de sites:

Avaliação

A avaliação consistirá em um debate com as crianças sobre os temas contemplados na aula. A discussão poderá abordar questões como:

  • quais as relações existentes entre o paredão e o squash?
  • qual jogo foi mais difícil de jogar?
  • como o squash surgiu no Brasil?             

Durante a discussão dos temas o(a) professor(a) irá registrar em um cartaz, intitulado “Do Paredão ao Squash” os comentários feitos pelas crianças durante o debate. Este cartaz poderá ser exposto em algum espaço comum da escola para fomentar a discussão dos temas abordados com os demais integrantes da comunidade escolar.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.