Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Internet: Um vício?

 

25/01/2011

Autor e Coautor(es)
Estela Calderaro Pontinha Leite
imagem do usuário

MOGI DAS CRUZES - SP Universidade de Mogi das Cruzes

Andréa Marques Leão Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final Saúde Relações sociais, acordos e limites
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Evolução tecnológica e as novas territorialidades em rede
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo)
Ensino Fundamental Final Saúde Negociação de comportamentos para o convívio social
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • A Internet e a sua importância no cotidiano da vida humana, seja como meio de lazer, para o trabalho ou pesquisas de âmbito escolar;
  • Quando a Internet deixa de ser uma ferramenta de lazer ou para a realização de algum trabalho e se torna um vício;
  • A importância de realizar atividades sociais que não por meio do computador, como, por exemplo, conversar com amigos pessoalmente etc.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para a realização da aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Leituras e Discussões;

- Música;

- Trabalho em grupo.   

 

Motivação:  

 

O professor deverá iniciar a aula promovendo uma conversa com os alunos sobre a  Internet: se eles têm acesso à Internet; quantas vezes por semana eles acessam a internet; se a utilização da Internet pode se tornar um vício – quando isto acontece e por quê;  se acessam redes sociais e salas de bate-papo; como imaginam que seria a vida se não existisse Internet etc.

 

Após ouvir a resposta dos alunos, o professor deverá salientar que o tema dessa aula é “Internet e o vício”.

 

 

 

Atividade 1  

Nesse momento, o professor deverá orientar os alunos para que se organizem em grupos de quatro integrantes. Em seguida, deverá  apresentar as imagens (Figs. 1, 2 e 3) a eles, conforme os links abaixo.  

 

 

 

Link da Imagem “Busca por Wally”:  http://miriamsalles.info/wp/wp-content/uploads/dependencia.jpg Acessado em: 02 de Novembro de 2010.  

Link da Imagem “Chat”: http://fotos.imagensporfavor.com/img/pics/glitters/c/chat-8490.gif Acessado em: 02 de Novembro de 2010.  

Link da Imagem “Dependência”: http://www.universodohumor.com.br/imagens/chargesvicionainternet.jpg Acessado em: 02 de Novembro de 2010. 

 

 

Figura 1 – Imagem Busca por Wally.

Fonte: http://www.universodohumor.com.br/imagens/chargesvicionainternet.jpg  

 

Figura 2 – Imagem “Chat”.

Fonte: http://fotos.imagensporfavor.com/img/pics/glitters/c/chat-8490.gif

 

Figura 3 – Imagem “Dependência”.

Fonte: http://miriamsalles.info/wp/wp-content/uploads/dependencia.jpg

 

Observação: As imagens podem ser apresentadas em transparências (retroprojetor ou Data Show), ou ser impressas em número suficiente aos alunos.   

 

Em seguida, o professor deverá pedir para que os grupos discutam o conteúdo das figuras. Para isto sugerimos o roteiro abaixo.   

 

Roteiro de Discussão:  

 

  • O que as imagens têm em comum?
  • Vocês acham que a Internet tem sido utilizada de forma saudável pelas pessoas das figuras? Por quê?
  • A Internet tem se tornado um vício nos dias de hoje? Por quê?
  • Por que  muitas pessoas passam um tempo considerável de seu dia na Internet?
  • A Internet é algo bom ou ruim? Por quê?

 

Após isto, os grupos deverão compartilhar as respostas que deram às perguntas do roteiro de discussão. É importante que o professor medie esse momento, supervisionando os alunos e sanando possíveis dúvidas.         

 

 

Atividade 2   

 

Dando continuidade à aula, com o objetivo de discutir a Internet como um vício, o professor deverá organizar os grupos formados anteriormente em A e B. Feito isso, deverá entregar aos grupos um texto para a leitura e discussão – da seguinte forma:

Grupos "A": Texto “Existe Adicção ou Vício de Internet?”

Grupos "B": Texto “A Internet usada com sabedoria”

 

Os textos, disponíveis nos links abaixo, deverão ser lidos e discutidos - em grupo, baseando-se nos roteiros postados a seguir.

 

Texto “Existe Adicção ou Vício de Internet?”

Link do texto: http://www.portalnatural.com.br/index.php/saude-mental/personalidade-e-comportamento/272-existe-adiccao-ou-vicio-de-internet Acessado em: 14 de Novembro de 2010.    

 

Texto “A Internet usada com sabedoria”

Link do Texto: http://www.praxagora.com/andyo/professional/brazil_port.html Acessado em: 14 de Novembro de 2010. 

 

Roteiro de Leitura e Discussão do texto “Existe Adicção ou Vício de Internet?”:

  • Sobre o que  aborda o texto?
  • O que é  uso compulsivo-impulsivo de computador?
  • Quantas crianças são dependentes de Internet na Coréia do Sul?
  • Quantas horas por semana, em média, gasta um adolescente sul-coreano na internet?
  • Quantos adolescentes dependentes de Internet existem aproximadamente?
  • Quais as consequências do vício em Internet?
  • Como uma pessoa pode saber se está viciada em Internet?
  • Como a pessoa viciada em Internet pode mudar essa situação?

 

  

Roteiro de Leitura e Discussão do texto “A Internet usada com sabedoria”:

  • Sobre o que é o texto?
  • De acordo com o texto, quem utiliza a Internet?
  • O que a Internet oferece aos interessados em educação?
  • O que a Internet oferece às pessoas interessedas em compras?
  • O que a Internet oferece aos interessados em fazer amizades?
  • Como é preciso utilizar a Internet?
  • O autor afirma que "a facilidade e a democracia do acesso é a grande contribuição da Internet ao debate e à educação pública". Vocês concordam com essa afirmação? Por quê?

 

Após as discussões em grupos, os alunos deverão anotar em uma cartolina ou folha de papel pardo as conclusões que chegaram em cada uma das questões propostas no roteiro de leitura e discussão que receberam.  Em seguida, cada grupo deverá expor aos demais suas conclusões sobre o texto trabalhado.

Após isso, o professor deverá mediar uma discussão com todos os alunos sobre os textos e conclusões  apresentadas pelos grupos - se concordam com as opiniões dos grupos, o que mudariam no texto etc. É importante que o professor estimule  a participação de todos e esclareça dúvidas caso surjam neste momento.

 

 

Atividade 3   

 

Nesta etapa, o professor deverá apresentar aos alunos o vídeo da música “O Planeta Movido a Internet é Escravo da Tecnologia - Os Nonatos”  de "Os Nonatos", com duração de 4 minutos e 56 segundos, conforme o link abaixo.

 

 

Link “O Planeta Movido a Internet é Escravo da Tecnologia - Os Nonatos”:

 http://www.youtube.com/watch?v=iaspnQIVIJQ  Acessado em: 02 de Novembro de 2010.    

 

A música versa sobre como a tecnologia invadiu nossas vidas e é alterada rapidamente (como os LPs que se transformaram em fitas que passaram para CDs). Também fala sobre o homem vivendo atrás dessa tecnologia, tornando-se um escravo da Internet.   

 

Após apresentar o vídeo aos alunos, o professor deverá pedir para que eles discutam sobre como seria o mundo de hoje se não houvesse a Internet.

 

Para facilitar esse momento, sugerimos o roteiro abaixo.   

 

Roteiro de Discussão:

 

  • Sem a Internet, seria mais fácil ou mais difícil realizar pesquisas para trabalhos escolares? Por quê?
  • Sem a internet, seria impossível realizar pesquisas para trabalhos escolares ou estudos? Por quê?
  • Sem a Internet, seria mais fácil ou mais difícil entrar em contato com pessoas em outros países e cidades distantes? Por quê?
  • Seria impossível entrar em contato com pessoas em outros países e cidades distantes? Por quê?
  • Sem a Internet, como realizariam atividades de lazer? Por quê?
  • Só existem atividades de lazer que podem ser feitas na Internet ou no computador?
  • Quais atividades não podem ser realizadas na Internet? Por quê?
  • A Internet é indispensável? Por quê?
  • Para quais atividades não necessitamos de acesso à Internet ou ao computador?
  • Para algumas atividades sociais, como por exemplo conversar com um grupo de amigos, o que é melhor: realizá-las na Internet ou ao vivo? Por quê? Cite algumas destas atividades.

 

 

  

É importante que ao término desse momento, os alunos entendam a importância que a Internet exerce na vida das pessoas, mas que considerem que o vício na Internet pode ser algo muito maléfico, prejudicando a vida das pessoas – seja pessoal, social e ou profissional. E, por isso, tenham consciência que é preciso tomar cuidado para não se tornarem escravo dessa tecnologia, deixando de aproveitar as outras coisas boas da vida, como uma conversa com amigos pessoalmente ou uma caminhada pelo centro da cidade. É importante também, que os alunos concluam que  apesar da Internet ser  importante para os estudos, pesquisas e meios de comunicações, ela apenas facilita a vida das pessoas, não devendo ser considerada como a única forma para desenvolver atividades dessa natureza.

 

Atividade 4   

 

Para finalizar a aula, com o objetivo de sintetizar o que foi discutido durante as atividades, sugerimos que os alunos, sob a supervisão do professor, criem uma charge sobre o que foi discutido. Os alunos,  organizados em grupos, deverão criar charges de forma que cada grupo tenha como tema um dos sugeridos abaixo:   

Tema 1: A importância da Internet.

Tema  2: Os riscos do vício em Internet.

Tema  3:Jovens viciados em Internet.

Tema  4: Atividades que não podem ser feitas utilizando a Internet.

 

Observação: é importante que todos os temas sejam trabalhados por, pelo menos, um grupo.

 

Para a produção dessas charges, os alunos poderão utilizar o programa “HagáQuê” (Disponível em: http://pan.nied.unicamp.br/~hagaque/  Acessado em: 13 de Novembro de 2010).    

 

Observação: O professor poderá verificar na aula no Portal do Professor “Criando histórias com o Story Maker e o Hagáquê“  como criar histórias utilizando o programa “Hagáquê”. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8822 Acessado em: 14 de Novembro de 2010. 

 

Sugestão de Atividade:

  1. O professor poderá orientar os alunos para que façam entrevistas com colegas, parentes e conhecidos na comunidade sobre a Internet e a mudança (boa ou ruim) que esta trouxe em suas vidas. Os alunos terão a oportunidade de conversar com pessoas de outras gerações em que a Internet não existia ou não era algo tão comum como é nos dias de hoje. Terão também a oportunidade de conhecer formas diferentes de realizar trabalhos e fazer pesquisas ao conversar com pessoas que na época em que estudavam, não tinham acesso à Internet.
Recursos Complementares

O professor poderá utilizar o  sítio eletrônico disponibilidado pelo Hospital das Clínicas para indivíduos viciados em Internet. Disponível em: http://www.dependenciadeinternet.com.br/ Acessado em: 01 de Novembro de 2010. 

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam a importância da Internet e os riscos que esta oferece, caso seja utilizada de forma compulsória e exclusiva (seja para conversar, estudar etc.). Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Giovana Domingues Derosa, estudante de pedagogia , São Paulo - disse:
    giderosa26@gmail.com

    09/11/2013

    Cinco estrelas

    bem criativo, amei


  • MARCUS VINICIUS PALHETA SOEIRO, E M E F BARAO DE GUAJARA , Pará - disse:
    kikoinformatica@ig.com.br

    27/06/2011

    Cinco estrelas

    Professoras uma aula excelente de como trabalhar o tema internet como vício que hoje está dominando todo mundo. Posso trabalhar com meus alunos esse tema.; abraços Professor Marcus Soeiro / Viga - Pará. (91)-8898-5863


  • Wilma Queiroz, ESCOLA ESTADUAL JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA , Goiás - disse:
    wilma-queiroz@hotmail.com

    24/05/2011

    Quatro estrelas

    Muito boa, bastante pertinente, pois o tema é bem atual e merece toda uma discussão a respeito.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.