25/01/2011
Andréa Marques Leão Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Relações sociais, acordos e limites |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Evolução tecnológica e as novas territorialidades em rede |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo) |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Negociação de comportamentos para o convívio social |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para a realização da aula.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Leituras e Discussões;
- Música;
- Trabalho em grupo.
O professor deverá iniciar a aula promovendo uma conversa com os alunos sobre a Internet: se eles têm acesso à Internet; quantas vezes por semana eles acessam a internet; se a utilização da Internet pode se tornar um vício – quando isto acontece e por quê; se acessam redes sociais e salas de bate-papo; como imaginam que seria a vida se não existisse Internet etc.
Após ouvir a resposta dos alunos, o professor deverá salientar que o tema dessa aula é “Internet e o vício”.
Nesse momento, o professor deverá orientar os alunos para que se organizem em grupos de quatro integrantes. Em seguida, deverá apresentar as imagens (Figs. 1, 2 e 3) a eles, conforme os links abaixo.
Link da Imagem “Busca por Wally”: http://miriamsalles.info/wp/wp-content/uploads/dependencia.jpg Acessado em: 02 de Novembro de 2010.
Link da Imagem “Chat”: http://fotos.imagensporfavor.com/img/pics/glitters/c/chat-8490.gif Acessado em: 02 de Novembro de 2010.
Link da Imagem “Dependência”: http://www.universodohumor.com.br/imagens/chargesvicionainternet.jpg Acessado em: 02 de Novembro de 2010.
Figura 1 – Imagem Busca por Wally.
Fonte: http://www.universodohumor.com.br/imagens/chargesvicionainternet.jpg
Figura 2 – Imagem “Chat”.
Fonte: http://fotos.imagensporfavor.com/img/pics/glitters/c/chat-8490.gif
Figura 3 – Imagem “Dependência”.
Fonte: http://miriamsalles.info/wp/wp-content/uploads/dependencia.jpg
Observação: As imagens podem ser apresentadas em transparências (retroprojetor ou Data Show), ou ser impressas em número suficiente aos alunos.
Em seguida, o professor deverá pedir para que os grupos discutam o conteúdo das figuras. Para isto sugerimos o roteiro abaixo.
Roteiro de Discussão:
Após isto, os grupos deverão compartilhar as respostas que deram às perguntas do roteiro de discussão. É importante que o professor medie esse momento, supervisionando os alunos e sanando possíveis dúvidas.
Dando continuidade à aula, com o objetivo de discutir a Internet como um vício, o professor deverá organizar os grupos formados anteriormente em A e B. Feito isso, deverá entregar aos grupos um texto para a leitura e discussão – da seguinte forma:
Grupos "A": Texto “Existe Adicção ou Vício de Internet?”
Grupos "B": Texto “A Internet usada com sabedoria”
Os textos, disponíveis nos links abaixo, deverão ser lidos e discutidos - em grupo, baseando-se nos roteiros postados a seguir.
Texto “Existe Adicção ou Vício de Internet?”
Link do texto: http://www.portalnatural.com.br/index.php/saude-mental/personalidade-e-comportamento/272-existe-adiccao-ou-vicio-de-internet Acessado em: 14 de Novembro de 2010.
Texto “A Internet usada com sabedoria”
Link do Texto: http://www.praxagora.com/andyo/professional/brazil_port.html Acessado em: 14 de Novembro de 2010.
Roteiro de Leitura e Discussão do texto “Existe Adicção ou Vício de Internet?”:
Roteiro de Leitura e Discussão do texto “A Internet usada com sabedoria”:
Após as discussões em grupos, os alunos deverão anotar em uma cartolina ou folha de papel pardo as conclusões que chegaram em cada uma das questões propostas no roteiro de leitura e discussão que receberam. Em seguida, cada grupo deverá expor aos demais suas conclusões sobre o texto trabalhado.
Após isso, o professor deverá mediar uma discussão com todos os alunos sobre os textos e conclusões apresentadas pelos grupos - se concordam com as opiniões dos grupos, o que mudariam no texto etc. É importante que o professor estimule a participação de todos e esclareça dúvidas caso surjam neste momento.
Nesta etapa, o professor deverá apresentar aos alunos o vídeo da música “O Planeta Movido a Internet é Escravo da Tecnologia - Os Nonatos” de "Os Nonatos", com duração de 4 minutos e 56 segundos, conforme o link abaixo.
Link “O Planeta Movido a Internet é Escravo da Tecnologia - Os Nonatos”:
http://www.youtube.com/watch?v=iaspnQIVIJQ Acessado em: 02 de Novembro de 2010.
A música versa sobre como a tecnologia invadiu nossas vidas e é alterada rapidamente (como os LPs que se transformaram em fitas que passaram para CDs). Também fala sobre o homem vivendo atrás dessa tecnologia, tornando-se um escravo da Internet.
Após apresentar o vídeo aos alunos, o professor deverá pedir para que eles discutam sobre como seria o mundo de hoje se não houvesse a Internet.
Para facilitar esse momento, sugerimos o roteiro abaixo.
Roteiro de Discussão:
É importante que ao término desse momento, os alunos entendam a importância que a Internet exerce na vida das pessoas, mas que considerem que o vício na Internet pode ser algo muito maléfico, prejudicando a vida das pessoas – seja pessoal, social e ou profissional. E, por isso, tenham consciência que é preciso tomar cuidado para não se tornarem escravo dessa tecnologia, deixando de aproveitar as outras coisas boas da vida, como uma conversa com amigos pessoalmente ou uma caminhada pelo centro da cidade. É importante também, que os alunos concluam que apesar da Internet ser importante para os estudos, pesquisas e meios de comunicações, ela apenas facilita a vida das pessoas, não devendo ser considerada como a única forma para desenvolver atividades dessa natureza.
Para finalizar a aula, com o objetivo de sintetizar o que foi discutido durante as atividades, sugerimos que os alunos, sob a supervisão do professor, criem uma charge sobre o que foi discutido. Os alunos, organizados em grupos, deverão criar charges de forma que cada grupo tenha como tema um dos sugeridos abaixo:
Tema 1: A importância da Internet.
Tema 2: Os riscos do vício em Internet.
Tema 3:Jovens viciados em Internet.
Tema 4: Atividades que não podem ser feitas utilizando a Internet.
Observação: é importante que todos os temas sejam trabalhados por, pelo menos, um grupo.
Para a produção dessas charges, os alunos poderão utilizar o programa “HagáQuê” (Disponível em: http://pan.nied.unicamp.br/~hagaque/ Acessado em: 13 de Novembro de 2010).
Observação: O professor poderá verificar na aula no Portal do Professor “Criando histórias com o Story Maker e o Hagáquê“ como criar histórias utilizando o programa “Hagáquê”. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8822 Acessado em: 14 de Novembro de 2010.
O professor poderá utilizar o sítio eletrônico disponibilidado pelo Hospital das Clínicas para indivíduos viciados em Internet. Disponível em: http://www.dependenciadeinternet.com.br/ Acessado em: 01 de Novembro de 2010.
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam a importância da Internet e os riscos que esta oferece, caso seja utilizada de forma compulsória e exclusiva (seja para conversar, estudar etc.). Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
09/11/2013
Cinco estrelasbem criativo, amei
27/06/2011
Cinco estrelasProfessoras uma aula excelente de como trabalhar o tema internet como vício que hoje está dominando todo mundo. Posso trabalhar com meus alunos esse tema.; abraços Professor Marcus Soeiro / Viga - Pará. (91)-8898-5863
24/05/2011
Quatro estrelasMuito boa, bastante pertinente, pois o tema é bem atual e merece toda uma discussão a respeito.