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Acentos agudo e circunflexo: como e quando usá-los

 

19/12/2010

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Distinguir o acento agudo do acento circunflexo;
  • Utilizar adequadamente acento agudo e circunflexo nas palavras;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de expressão oral;
  • Seguir orientações para realizar atividades;
  • Desenvolver a criatividade.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno esteja no nível alfabético da escrita e tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR 

Professor, inicie a atividade dialogando com os alunos sobre o que eles sabem a respeito de acento agudo e circunflexo. Após esse levantamento apresente as cenas abaixo para sua turma. Em seguida estabeleça um diálogo para interpretá-las.

LEITURA E DISCUSSÃO DE CENA: DIALOGANDO  COM CIÊNCIAS

Fonte das imagens: http://pt.dreamstime.com/lizenzfreie-stockfotos-wild-horse-image11798398 

http://maragatoassessoramento.blogspot.com/2009/10/o-cavalo.html   (Acesso 05/12/2010)

Comece indagando:

a-O que vocês estão vendo em cada imagem apresentada?

b-Onde vivem os cavalos domésticos? E os selvagens? (Se necessário peça que consultem o dicionário para descobrirem os significados das palavras doméstico e selvagem).

c-Vocês conhecem ou já ouviram falar de algum animal doméstico e selvagem? Onde vivem? O que comem?

d- Vocês repararam que nas palavras destacadas há um sinal?

e- Alguém sabe o nome desses sinais? (Acento agudo e acento circunflexo)

f- Vocês conhecem outras palavras da nossa língua que têm esses acentos? Deem exemplos.  

Após o diálogo informe aos alunos que as palavras são acentuadas de acordo com a sílaba tônica, ou seja, a sílaba mais forte da palavra. Só existe uma sílaba tônica em cada palavra.

Exemplos:

Na palavra guaraná a sílaba tônica é a última (). A palavra é, portanto, oxítona.

Na palavra táxi a sílaba tônica é a penúltima (). A palavra é, portanto, paroxítona.

Na palavra lâmpada a sílaba tônica é a antepenúltima (lâm). A palavra é, portanto, proparoxítona.

                  

Fonte da imagem: CD Cliparts & Cia -  06

 Professor, acompanhe a turma até o Laboratório de Informática, a fim de assistir alguns vídeos sobre a temática de nossa aula, ou seja, “Acentos agudo e circunflexo: como e quando usá-los”. Sugerimos os sítios:

http://sites.google.com/site/reformaortograficabjp/acento-agudo  

http://www.youtube.com/watch?v=lTmLDIr9xyo&feature=related 

http://www.idealdicas.com/nova-ortografia/ (Acesso 05/12/2010) 

Aproveite ainda para ler as tirinhas 1 e 2 postadas respectivamente nos sítios:

http://lh6.ggpht.com/_c07WTlRA31k/ShCsNL_hgEI/AAAAAAAAAKI/wddzPcLJ230/image010.jpg  

http://3.bp.blogspot.com/_qVPlgQ1y0bo/Sie9991mZjI/AAAAAAAAABw/gzWlmVaij8U/s1600-h/Reforma+(acento+agudo).jpg 

( Acesso 05/12/2010)

Tirinha 1-

 

Tirinha 2-

Ao final da atividade pergunte aos alunos o que acharam, quais foram as facilidades e as dificuldades encontradas e o que foi possível aprender.  

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, solicite que os alunos peguem o caderno de Língua Portuguesa para que possam copiar o registro que você fará na lousa sobre acentos agudo e circunflexo.

ACENTOS AGUDO E CIRCUNFLEXO  

Depois de dialogarmos sobre a utilização dos acentos agudo e circunflexo descobrimos que:       

* O acento agudo pode ser usado sobre todas as vogais: a, e, i, o, u. Quando usado sobre as vogais e e o, indica som aberto. Exemplos: água, fé, açaí, jiló, último.

Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e oi das palavras paroxítonas (palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba). Exemplos: bóia – agora escreve-se boia;  alcatéia – agora escreve-se alcatéia; idéia, agora se escreve ideia.

*  O acento circunflexo pode ser usado apenas sobre as vogais a, e, o. Quando usado sobre as vogais e e o, indica som fechado. Exemplos: inglês, estômago, robô, avô.

*  Não se usa mais o acento das palavras terminadas em êem e ôo(s). Exemplos: enjôo – agora escreve-se enjoo; lêem – agora escreve-se leem.

Importante: Conforme seus objetivos você poderá ampliar as informações sobre acentos agudo e circunflexo.  Sugerimos os sítios http://www.idealdicas.com/nova-ortografia/     

http://www.novaortografia2009.com.br/corretor_ortografico_regras_de_acentuacao.htm.   (Acesso 05/12/2010)

Após o diálogo e os registros das descobertas, providencie revistas e jornais, a fim de que os alunos recortem palavras que tenham acento agudo ou circunflexo.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.  

Professor, visando a aplicação e assimilação dos conhecimentos construídos sobre acento agudo e circunflexo você poderá utilizar as atividades registradas abaixo. Faça o registro na lousa e solicite que os alunos copiem.

1- Recorte de revistas e jornais palavras que tenham acento agudo ou circunflexo. Leia as palavras e em seguida cole-as nos espaços indicados.

Palavras com acento agudo

Palavras com acento circunflexo

2- Troque de caderno com um colega e copie as palavras que ele encontrou e você não listou em seu quadro.

3- Reescreva as palavras abaixo, acentue-as quando necessário. Em seguida separe-as em sílabas.

chapeu – lampada – colmeia - genio – saude – tenis – relogio – estreia

4- Escreva o nome das figuras.

Árvore -  Fonte: Acervo da autora

Pêssego - Fonte:  http://organizacao-domestica.blogspot.com/2010/06/alimentos-que-curam-pessego.html (Acesso 05/12/2010)

 

Pássaro - Fonte: http://algarve-saibamais.blogspot.com/2010/02/licao-de-perseveranca-os-passaros.html (Acesso 05/12/2010)

 

 Robô - Fonte: http://www.desenhosdesenhos.com/brinquedos/robo/    (Acesso 05/12/2010)

Agora, verifique com um colega se você usou os acentos agudo e circunflexo adequadamente.  

5- Escreva duas frases exclamativas utilizando o maior número possível de palavras com acento agudo.   

6- Agora, escreva duas frases interrogativas utilizando o maior número possível de palavras com acento circunflexo.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ser feita durante a realização de cada atividade proposta, porém deverá ser analisado se os alunos conseguem distinguir o acento agudo do acento circunflexo, se eles utilizam adequadamente acento agudo e circunflexo nas palavras. Além disso, é preciso observar se os alunos são capazes de seguir orientações para realizar atividades. Observe ainda se os alunos conseguem expressar oralmente suas ideias.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
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Opiniões

  • Juan, Escola classe 614 , Distrito Federal - disse:
    juancarlosribeiro@bol.com.br

    02/11/2015

    Três estrelas

    Devia ser mais explicativo


  • Rosilene de Mello, JARDIM ESCOLA MUNDO INFANTIL , Rio Grande do Norte - disse:
    mello.rosilene@hotmail.com

    21/05/2012

    Três estrelas

    Muito boa a aula. Estava precisando de ajuda sobre esse assunto.


  • THALITA, tata , Espírito Santo - disse:
    tata-oliver2011@hotmail.com

    03/06/2011

    Cinco estrelas

    Eu gostei muito dessa página!


  • Ivânia Ferreira, e.e.Cabo Luiz de Queiroz , Minas Gerais - disse:
    vaninhabae@hotmail.com

    23/03/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns. Agora dificil é acostumar com a nova ortografia. Muito boa a aula. Olha sou profesora e gostaria de trocar ideias. Poderia enviar pelo meu e-mail? Adoro sugestões. Estou precisando mesmo é de uma apostila, modelos de leitura e interpretação para meus alunos. Minha filha mora em Juiz de Fora, está fazendo Nutrição penultimo período. Gostei das aulas e espero receber muitas sugestão. Obrigada. IVãnia Ferreira


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