19/12/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno esteja no nível alfabético da escrita e tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, inicie a atividade dialogando com os alunos sobre o que eles sabem a respeito de acento agudo e circunflexo. Após esse levantamento apresente as cenas abaixo para sua turma. Em seguida estabeleça um diálogo para interpretá-las.
LEITURA E DISCUSSÃO DE CENA: DIALOGANDO COM CIÊNCIAS
Fonte das imagens: http://pt.dreamstime.com/lizenzfreie-stockfotos-wild-horse-image11798398
http://maragatoassessoramento.blogspot.com/2009/10/o-cavalo.html (Acesso 05/12/2010)
Comece indagando:
a-O que vocês estão vendo em cada imagem apresentada?
b-Onde vivem os cavalos domésticos? E os selvagens? (Se necessário peça que consultem o dicionário para descobrirem os significados das palavras doméstico e selvagem).
c-Vocês conhecem ou já ouviram falar de algum animal doméstico e selvagem? Onde vivem? O que comem?
d- Vocês repararam que nas palavras destacadas há um sinal?
e- Alguém sabe o nome desses sinais? (Acento agudo e acento circunflexo)
f- Vocês conhecem outras palavras da nossa língua que têm esses acentos? Deem exemplos.
Após o diálogo informe aos alunos que as palavras são acentuadas de acordo com a sílaba tônica, ou seja, a sílaba mais forte da palavra. Só existe uma sílaba tônica em cada palavra.
Exemplos:
Na palavra guaraná a sílaba tônica é a última (ná). A palavra é, portanto, oxítona.
Na palavra táxi a sílaba tônica é a penúltima (tá). A palavra é, portanto, paroxítona.
Na palavra lâmpada a sílaba tônica é a antepenúltima (lâm). A palavra é, portanto, proparoxítona.
Fonte da imagem: CD Cliparts & Cia - 06
Professor, acompanhe a turma até o Laboratório de Informática, a fim de assistir alguns vídeos sobre a temática de nossa aula, ou seja, “Acentos agudo e circunflexo: como e quando usá-los”. Sugerimos os sítios:
http://sites.google.com/site/reformaortograficabjp/acento-agudo
http://www.youtube.com/watch?v=lTmLDIr9xyo&feature=related
http://www.idealdicas.com/nova-ortografia/ (Acesso 05/12/2010)
Aproveite ainda para ler as tirinhas 1 e 2 postadas respectivamente nos sítios:
http://lh6.ggpht.com/_c07WTlRA31k/ShCsNL_hgEI/AAAAAAAAAKI/wddzPcLJ230/image010.jpg
( Acesso 05/12/2010)
Ao final da atividade pergunte aos alunos o que acharam, quais foram as facilidades e as dificuldades encontradas e o que foi possível aprender.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, solicite que os alunos peguem o caderno de Língua Portuguesa para que possam copiar o registro que você fará na lousa sobre acentos agudo e circunflexo.
ACENTOS AGUDO E CIRCUNFLEXO
Depois de dialogarmos sobre a utilização dos acentos agudo e circunflexo descobrimos que:
* O acento agudo pode ser usado sobre todas as vogais: a, e, i, o, u. Quando usado sobre as vogais e e o, indica som aberto. Exemplos: água, fé, açaí, jiló, último.
* Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e oi das palavras paroxítonas (palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba). Exemplos: bóia – agora escreve-se boia; alcatéia – agora escreve-se alcatéia; idéia, agora se escreve ideia.
* O acento circunflexo pode ser usado apenas sobre as vogais a, e, o. Quando usado sobre as vogais e e o, indica som fechado. Exemplos: inglês, estômago, robô, avô.
* Não se usa mais o acento das palavras terminadas em êem e ôo(s). Exemplos: enjôo – agora escreve-se enjoo; lêem – agora escreve-se leem.
Importante: Conforme seus objetivos você poderá ampliar as informações sobre acentos agudo e circunflexo. Sugerimos os sítios http://www.idealdicas.com/nova-ortografia/
http://www.novaortografia2009.com.br/corretor_ortografico_regras_de_acentuacao.htm. (Acesso 05/12/2010)
Após o diálogo e os registros das descobertas, providencie revistas e jornais, a fim de que os alunos recortem palavras que tenham acento agudo ou circunflexo.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, visando a aplicação e assimilação dos conhecimentos construídos sobre acento agudo e circunflexo você poderá utilizar as atividades registradas abaixo. Faça o registro na lousa e solicite que os alunos copiem.
1- Recorte de revistas e jornais palavras que tenham acento agudo ou circunflexo. Leia as palavras e em seguida cole-as nos espaços indicados.
Palavras com acento agudo |
Palavras com acento circunflexo |
|
|
|
|
|
|
2- Troque de caderno com um colega e copie as palavras que ele encontrou e você não listou em seu quadro.
3- Reescreva as palavras abaixo, acentue-as quando necessário. Em seguida separe-as em sílabas.
chapeu – lampada – colmeia - genio – saude – tenis – relogio – estreia
4- Escreva o nome das figuras.
Árvore - Fonte: Acervo da autora
Pêssego - Fonte: http://organizacao-domestica.blogspot.com/2010/06/alimentos-que-curam-pessego.html (Acesso 05/12/2010)
Pássaro - Fonte: http://algarve-saibamais.blogspot.com/2010/02/licao-de-perseveranca-os-passaros.html (Acesso 05/12/2010)
Robô - Fonte: http://www.desenhosdesenhos.com/brinquedos/robo/ (Acesso 05/12/2010)
Agora, verifique com um colega se você usou os acentos agudo e circunflexo adequadamente.
5- Escreva duas frases exclamativas utilizando o maior número possível de palavras com acento agudo.
6- Agora, escreva duas frases interrogativas utilizando o maior número possível de palavras com acento circunflexo.
Nos sítios a seguir você encontrará outras informações sobre acento agudo e circunflexo.
http://superane.blogspot.com/2009/03/acordo-ortografico-acento-agudo.html
http://a-partir-pedra.blogspot.com/2008/10/acordo-ortogrfico-da-lngua-portuguesa_14.html
http://www.atica.com.br/novaortografia/index_.htm
http://www.novaortografia2009.com.br/corretor_ortografico_regras_de_acentuacao.htm
http://veja.abril.com.br/educacao/reforma-ortografica/acento-agudo.htm
http://www.idealdicas.com/nova-ortografia/
http://www.youtube.com/watch?v=6nci-Pfw4mM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=TBhbaq3My3c&feature=related
http://eebdomjoaquim.blogspot.com/2009/11/acento-circunflexo-ee-oo.html
http://www.youtube.com/watch?v=kcIIpSKgfWo&feature=channel (Acesso 05/12/2010)
A avaliação deverá ser feita durante a realização de cada atividade proposta, porém deverá ser analisado se os alunos conseguem distinguir o acento agudo do acento circunflexo, se eles utilizam adequadamente acento agudo e circunflexo nas palavras. Além disso, é preciso observar se os alunos são capazes de seguir orientações para realizar atividades. Observe ainda se os alunos conseguem expressar oralmente suas ideias.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/11/2015
Três estrelasDevia ser mais explicativo
21/05/2012
Três estrelasMuito boa a aula. Estava precisando de ajuda sobre esse assunto.
03/06/2011
Cinco estrelasEu gostei muito dessa página!
23/03/2011
Cinco estrelasParabéns. Agora dificil é acostumar com a nova ortografia. Muito boa a aula. Olha sou profesora e gostaria de trocar ideias. Poderia enviar pelo meu e-mail? Adoro sugestões. Estou precisando mesmo é de uma apostila, modelos de leitura e interpretação para meus alunos. Minha filha mora em Juiz de Fora, está fazendo Nutrição penultimo período. Gostei das aulas e espero receber muitas sugestão. Obrigada. IVãnia Ferreira