Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A arte no estudo de Matemática

 

10/07/2009

Autor e Coautor(es)
JUCIMARA BAPTISTA BATISTA
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP ODETTE DUARTE DA COSTA PROFA EMEIF

Felipe Oliveira Jerez; Prof.ª Dra. Raquel Gomes de Oliveira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Relacionar a história da Arte com o estudo de Matemática;

- Identificar os conceitos matemáticos encontrados em obras de artes plásticas (simetria, geometria, proporção);

- Relacionar o estudo da Matemática com a Música.

Duração das atividades
03 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Conceitos sobre Simetria;

- Estudo de Frações.

Estratégias e recursos da aula

Professor(a), nessa aula sugerimos a parceria entre os professores de Matemática e Artes, com o intuito de desenvolver uma atividade interdisciplinar que abordará a relação entre os conceitos abordados nessas duas disciplinas no decorrer da história.

A atividade que será proposta consiste na apresentação de quatro vídeos que pertencem à coleção Arte e Matemática da TV Escola.

Inicialmente os professores poderão apresentar aos alunos a proposta da atividade e as formas de avaliar o conhecimento adquirido no decorrer e no final das aulas.

A seguir serão apresentados os vídeos selecionados para essa aula, os conceitos que podem ser abordados pelos professores de ambas as matérias e atividades complementares que abordam os conceitos matemáticos estudados.

Vídeo 1: Arte e Números

Disponível em:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18324

Conteúdo:

A evolução da Arte e sua relação com a história dos números, da Idade das Cavernas aos dias atuais.

Professor de Matemática:

- Idéia de Número;

- Surgimento do Zero.

Professor de Artes:

- Pinturas e Gravuras Pré-Históricas;

- Renascimento.

Atividades Complementares:

http://www2.tvcultura.com.br/artematematica/educacao.html

Entre no link: Programa 2 – Arte e Números.

Destaque para a Atividade 2 que aborda os conceitos de contagem, estimativa e as noções de espaço e distância.

Vídeo 2: Simetria

Disponível em:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18415

Conteúdo:

As diferentes formas de simetria dos números a arquitetura, música e artes plásticas.

Professor de Matemática:

- Números Simétricos;

- Equações.

Professor de Artes:

- Simetria na Arquitetura;

- Simetria na Música.

 

 Atividades Complementares:

http://www2.tvcultura.com.br/artematematica/educacao.html

Entre no link: Programa 5 – Simetrias.

N este link é apresentada uma sugestão de ativi dade a ser desenvolvida antes da apresentação do vídeo que aborda os conceitos de simetria, rotação e translação.

Após a apresentação do fi lme, os professores poderão apresentar imagen s de pintura em tela e esculturas e pedir aos alunos que identifiquem a simetria existente nas obras. Em relação à Matemática essa atividade pode servir ainda como base para a revisão dos conceitos de números opostos ou simétricos e como introdução para o estudo de equações.

Vídeo 3: A Matemática da Música

Disponí vel em:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18319

Conteúdo:

A Matemática e as Escalas Musicais: a relação entre a harmo nia musical e as frações.

Pro fessor de Matemática:

- Estudo de Frações.

Professor de Artes:

- Harmonia e Escala Musical.

Atividades Comp lementares:

http://www2.tvcultura.com.br/artematematica/educacao.html

Entre no link: Programa 8 – A Matemática da Música.

As atividades desse link abordam o estudo de Frações através dos conceitos de representação de frações através de figuras e/ou números; razão e proporção.

 

Vídeo 4: O Artista e o Matemático

Disponível em:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18389

Conteúdo:

Essa aula destaca a história de Leonardo da Vincie suas criações científicas e artísticas, na sequência é apresentada a relação entre arte e a tecnologia nos dias atuais.

Professor de Matemática:

- A Matemática na Arquitetura.

Professor de Artes:

- Concretismo

Atividades Complementares:

http://www2.tvcultura.com.br/artematematica/educacao.html

Entre no link: Programa 3 – O Artista e o Matemático.

A atividade aqui apresentada aborda o trabalho de Computação Gráfica e sua relação com a Matemática.

Finalização:

A conclusão das atividades poderá ser feita também em parceria entre os professores de Matemática e Artes, em um trabalho (avaliação) que envolva a resolução de situações-problema como as que foram apresentadas no decorrer da aula. Ou ainda na elaboração de uma obra (pintura ou escultura) que envolva os conceitos estudados (simetria, espaço, proporção).

Recursos Complementares

Em: http://www.unimesp.edu.br/arquivos/mat/tcc06/Artigo_Adriana_Paula_de_Medeiro.pdf

O professor encontra um artigo que aborda a relação existente entre a Arte e o ensino de Matemática para o Ensino Fundamental.

No link: http://www.youtube.com/watch?v=58dmCj0wuKw&feature=related, está disponível um vídeo que faz uma ligação entre o Número Áureo e a história da Arte.

Avaliação

Ao final dessa aula o professor poderá avaliar a capacidade dos alunos em:

- Associar os conceitos de Simetria com a análise de obras de Arte;

- Identificar e compreender a relação em o estudo de conceitos matemáticos (Frações) e a música;

- Relacionar o desenvolvimento do estudo da Matemática com a história da Arte.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • wanderley rosendo silva, TEODOMIRO TOLEDO PIZA DES , São Paulo - disse:
    prof_wanderley@hotmail.com

    01/04/2010

    Quatro estrelas

    garnde idéia para utilização da coleção arte e matemática, parabéns.


  • Deusdete Dias da Silva, Esc. Mul. Minervino Damasceno Coelho , Pernambuco - disse:
    deusdetedias@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito bom! Jucimara Baptista, sua aula me deixou facinado vi alguns links e adorei, percebo a vontagem da tecnologia na educação, acho que as escolas públicas principalmente as municipais estão precisando disso, e podem fazer, basta pegar carona no programa do Gov Federal, onde já coloca computadores com internet e trabalhar. Parabéns pelo seu trabalho.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.