10/07/2009
Felipe Oliveira Jerez; Prof.ª Dra. Raquel Gomes de Oliveira.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
- Relacionar a história da Arte com o estudo de Matemática;
- Identificar os conceitos matemáticos encontrados em obras de artes plásticas (simetria, geometria, proporção);
- Relacionar o estudo da Matemática com a Música.
- Conceitos sobre Simetria;
- Estudo de Frações.
Professor(a), nessa aula sugerimos a parceria entre os professores de Matemática e Artes, com o intuito de desenvolver uma atividade interdisciplinar que abordará a relação entre os conceitos abordados nessas duas disciplinas no decorrer da história.
A atividade que será proposta consiste na apresentação de quatro vídeos que pertencem à coleção Arte e Matemática da TV Escola.
Inicialmente os professores poderão apresentar aos alunos a proposta da atividade e as formas de avaliar o conhecimento adquirido no decorrer e no final das aulas.
A seguir serão apresentados os vídeos selecionados para essa aula, os conceitos que podem ser abordados pelos professores de ambas as matérias e atividades complementares que abordam os conceitos matemáticos estudados.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18324
A evolução da Arte e sua relação com a história dos números, da Idade das Cavernas aos dias atuais.
- Idéia de Número;
- Surgimento do Zero.
- Pinturas e Gravuras Pré-Históricas;
- Renascimento.
http://www2.tvcultura.com.br/artematematica/educacao.html
Entre no link: Programa 2 – Arte e Números.
Destaque para a Atividade 2 que aborda os conceitos de contagem, estimativa e as noções de espaço e distância.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18415
As diferentes formas de simetria dos números a arquitetura, música e artes plásticas.
- Números Simétricos;
- Equações.
- Simetria na Arquitetura;
- Simetria na Música.
http://www2.tvcultura.com.br/artematematica/educacao.html
Entre no link: Programa 5 – Simetrias.
N este link é apresentada uma sugestão de ativi dade a ser desenvolvida antes da apresentação do vídeo que aborda os conceitos de simetria, rotação e translação.
Após a apresentação do fi lme, os professores poderão apresentar imagen s de pintura em tela e esculturas e pedir aos alunos que identifiquem a simetria existente nas obras. Em relação à Matemática essa atividade pode servir ainda como base para a revisão dos conceitos de números opostos ou simétricos e como introdução para o estudo de equações.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18319
A Matemática e as Escalas Musicais: a relação entre a harmo nia musical e as frações.
- Estudo de Frações.
- Harmonia e Escala Musical.
http://www2.tvcultura.com.br/artematematica/educacao.html
Entre no link: Programa 8 – A Matemática da Música.
As atividades desse link abordam o estudo de Frações através dos conceitos de representação de frações através de figuras e/ou números; razão e proporção.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18389
Essa aula destaca a história de Leonardo da Vincie suas criações científicas e artísticas, na sequência é apresentada a relação entre arte e a tecnologia nos dias atuais.
- A Matemática na Arquitetura.
- Concretismo
http://www2.tvcultura.com.br/artematematica/educacao.html
Entre no link: Programa 3 – O Artista e o Matemático.
A atividade aqui apresentada aborda o trabalho de Computação Gráfica e sua relação com a Matemática.
A conclusão das atividades poderá ser feita também em parceria entre os professores de Matemática e Artes, em um trabalho (avaliação) que envolva a resolução de situações-problema como as que foram apresentadas no decorrer da aula. Ou ainda na elaboração de uma obra (pintura ou escultura) que envolva os conceitos estudados (simetria, espaço, proporção).
Em: http://www.unimesp.edu.br/arquivos/mat/tcc06/Artigo_Adriana_Paula_de_Medeiro.pdf
O professor encontra um artigo que aborda a relação existente entre a Arte e o ensino de Matemática para o Ensino Fundamental.
No link: http://www.youtube.com/watch?v=58dmCj0wuKw&feature=related, está disponível um vídeo que faz uma ligação entre o Número Áureo e a história da Arte.
Ao final dessa aula o professor poderá avaliar a capacidade dos alunos em:
- Associar os conceitos de Simetria com a análise de obras de Arte;
- Identificar e compreender a relação em o estudo de conceitos matemáticos (Frações) e a música;
- Relacionar o desenvolvimento do estudo da Matemática com a história da Arte.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/04/2010
Quatro estrelasgarnde idéia para utilização da coleção arte e matemática, parabéns.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito bom! Jucimara Baptista, sua aula me deixou facinado vi alguns links e adorei, percebo a vontagem da tecnologia na educação, acho que as escolas públicas principalmente as municipais estão precisando disso, e podem fazer, basta pegar carona no programa do Gov Federal, onde já coloca computadores com internet e trabalhar. Parabéns pelo seu trabalho.