24/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
É importante que os alunos já tenham familiaridade com a estrutura do jornal e que consigam compreender notícias simples.
http://blogdofavre.ig.com.br/2008/08/folha-informa-sobre-programa-apresentado-por-marta/ - acesso em 17-11-10
Professor/a,
Projete a imagem acima para os alunos e proponha uma discussão sobre as seguintes questões:
Em seguida proponha a elaboração coletiva de um conceito para manchete e peça que registrem no caderno.
Divida a turma em grupos e disponibilize jornais para cada equipe. Peça que os alunos identifiquem as manchetes e escolham uma. Eles deverão ler a notícia e estabelecer relações entre ela e a manchete.
Passe pelas carteiras, ajudando os grupos a organizarem as apresentações.
Em seguida peça que eles apresentem o que compreenderam a partir da manchete e do texto lido.
Terminadas as apresentações, pergunte aos alunos se as manchetes escolhidas atingem o objetivo de convidar o leitor a ler o jornal.
Solicite, então, que apontem o que compreenderam sobre a estrutura e os objetivos da manchete. Caso seja necessário vá fazendo os apontamentos junto com eles, levando-os a refletir sobre o assunto estudado.
Sugestão:
Projete para a turma as imagens abaixo e peça que, em grupos discutam as questões propostas.
http://locupletado.wordpress.com/2008/02/27/noticias-populares/ - acesso em 15-11-10
http://www.achanoticias.com.br/popup_capa.kmf?codcapa=7223700 - acesso em 16-11-10
Depois de discutir as questões com a turma, pergunte o que há de diferente na estrutura destas manchetes em se comparando com as estudadas na aula anterior. Ouça suas proposições e vá direcionando o olhar dos alunos para a diferença entre o uso das vozes passiva e ativa. Em seguida, peça-lhes sugestões sobre como transformar a estrutura das manchetes desta aula para a voz ativa. Vá realizando a reescrita no quadro, a partir das sugestões dos alunos, até chegar no seguinte resultado:
Expulsaram/ expulsou-se aluno por causa do chulé.
Vendem/ vende-se crack à luz do dia na Getúlio Vargas.
Então, pergunte-lhes com que objetivo foi utilizada a voz passiva nas manchetes. Espera-se que os alunos percebam que a intenção é chamar a atenção para o termo que representa quem ou o que sofre a ação, uma vez que quem a pratica não está referido no texto. Dessa forma evidencia-se mais o fato, e não quem o cometeu.
IMPORTANTE: caso os alunos apresentem dificuldades em compreender a estrutura da voz passiva, explique-a detalhadamente. Você pode utilizar as imagens abaixo, ou criar uma apresentação em "Power Point", conforme preferir.
http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u54.jhtm - acesso em 16-11-10
http://emlupa.files.wordpress.com/2010/10/fotosdacobertura.jpg - acesso em 16-11-10
Professor,
Projete a imagem acima para os alunos, com o objetivo de mostrar como algumas manchetes de jornais são tendenciosas.
Peça que eles analisem o significado das manchetes presentes na imagem, dando os seguintes direcionamentos.
2. Na manchete: À sombra de Lula, Dilma promete 'alma de mulher'
IMPORTANTE: Mostre aos alunos que as análises das manchetes independem de questões ideológicas, o que se propõe é a observação da parcialidade dos textos.
Peça-lhes que, em grupos, analisem nas manchetes que pesquisaram na primeira aula, se há indícios de parcialidade e quais são. Depois que eles realizarem a atividade, proponha que apresentem oralmente suas considerações. Deixe que os grupos comentem as respostas uns dos outros.
Para esta aula, peça que cada aluno leve duas notícias atuais e proponha a seguinte dinâmica:
Os alunos deverão ler para os outros os textos produzidos e trocar opiniões sobre os seguintes aspectos:
Sugira que os alunos reescrevam os textos a partir dessa troca de opiniões e recolha as reescritas para uma cuidadosa correção.
Leve os alunos para o laboratório de informática e oriente-os a digitarem e formatarem no Word os textos produzidos na aula anterior, levando em conta as correções sugeridas.
http://www.baixaki.com.br/tecnologia/1295-dicas-para-usar-melhor-o-word-2007.htm - acesso em 16-11-10
Lembre os alunos de destacarem as manchetes.
Sugira-lhes que façam uma última revisão e imprima os textos para que sejam expostos no mural da sala.
Delegue aos alunos a função de organizar o mural, de forma que ele fique convidativo ao leitor.
Que tal convidar os outros professores e funcionários da escola para lerem as notícias do mural?
Sobre manchete de jornal, consulte:
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=437DAC006 - acesso em 16-11-10
http://asprimeiraspalavras.blogspot.com/2010/09/imprensa-e-democracia-tragedia-em-um.html - blog com exemplos de manchetes tendenciosas - acesso em 16-11-10
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23319 - aula sobre manchete de jornal - acesso em 16-11-10
Professor,
Pergunte aos alunos sobre o que eles aprenderam com essa aula e peça que façam sugestões ou críticas a ela. É muito importante permitir que eles reflitam sobre os conhecimentos construídos ao longo da atividade e que opinem sobre ela, visto que devem participar ativamente de todo o processo.
A partir das atividades escritas e das discussões, é possível analisar o desenvolvimento das habilidades propostas e a capacidade de articulação das ideias e de uso da linguagem.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!