29/06/2009
Felipe Oliveira Jerez; Prof.ª Dra. Raquel Gomes de Oliveira.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
- Compreender a relação existente entre as medidas dos ângulos internos de um triângulo;
- Identificar a medida de um ângulo do triângulo, conhecendo a medida dos outros dois ângulos;
- Resolver situações que envolvam o estudo dos ângulos internos de um triângulo.
- Identificação dos elementos de um triângulo (lado, vértice);
- Conhecimentos básicos no estudo de ângulos (lado, vértice, grau).
Professor (a), nessa aula serão desenvolvidas três atividades que têm por intuito trabalhar com a relação existente entre as medidas dos Ângulos internos de um triângulo qualquer.
Inicialmente o professor poderá fazer uma breve revisão dos conceitos envolvidos no estudo de ângulos (ângulo reto, ângulo raso) e no trabalho com esquadros, pedindo aos alunos que indiquem as medidas dos ângulos desses instrumentos (90°, 45°, 45° e 30°, 60°, 90°). Esses dados auxiliarão na compreensão dos conceitos que serão trabalhados a seguir.
- Papel;
- Lápis;
- Régua;
- Tesoura.
Individualmente cada aluno deverá construir na folha de papel um triângulo qualquer. Será interessante se o professor pedir aos alunos que façam figuras de diferentes tamanhos e posições.
Em seguida peça aos alunos que recortem as “pontas” dos triângulos. Nesse momento o professor poderá apresentar as definições de ângulos internos e ângulos externos de um triângulo, evidenciando que o trabalho que será desenvolvido abordará o estudo dos ângulos internos.
Os alunos deverão então juntar as figuras recortadas. Para que não haja confusão em relação ao posicionamento das figuras explique à classe que os Ângulos do triângulo devem ser demarcados com um arco antes do recorte.
Finalizando, peça aos alunos que indiquem qual foi o ângulo formado pela união dos ângulos internos do triângulo, analisando o resultado das montagens dos colegas também. Espera-se que eles consigam concluir que em todos os casos a soma dos ângulos resultou em 180°. Assim será possível formalizar a relação de medida entre os ângulos internos de um triângulo.
Outra representação para o que os alunos inferiram sobre o somatório dos três ângulos internos de um triângulo é dada quando se pede aos alunos que observem e tirem conclusões sobre o que acontece quando se juntam as medidas dos ângulos dos esquadros (30°+60°+90° = 180° e 90°+45°+45° = 180°).
Para fixar os conceitos construídos anteriormente pode ser utilizado o software “Suma de los Angulos de un Triángulo” disponível em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=13793
Esse recurso demonstra através de animações a relação entre os ângulos internos de um triângulo, permitindo ao aluno modificar o tamanho e a posição do triângulo, de forma que seja possível perceber que o resultado das somas dos ângulos de um triângulo no plano sempre será 180°.
Finalizando o trabalho com os conceitos abordados nas atividades anteriores, o professor poderá trabalhar com o recurso “Triângulo s GP” que pode ser encontrado em:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5286
Esse software apresenta uma atividade onde o aluno deve encontrar a medida correta do ângulo pedido, através de dicas e explicações, para que possa vencer a corrida.
O professor pode anotar cada um dos problemas propostos para que seja possível trabalhar cada um de forma mais detalhada, uma vez que, conforme o aluno passa de fase, a dificuldade aumenta, e outros conceitos são abordados como congruência e relação entre lados e ângulos.
Em: http://www.prof2000.pt/users/secjeste/modtri01/Index.htm, o professor encontrará textos que abordam o estudo do triângulo (elementos, características e classificação), além de trazer curiosidades e aplicações do estudo de geometria.
No link: http://www.qfojo.net/triangulos/trian.html, estão disponíveis um pouco da história do estudo de triângulos e algumas dicas de atividades que auxiliam a compreensão dos conceitos abordados no estudo desses.
Ao final das atividades os alunos deverão ser capazes de:
- Identificar a relação existente entre os ângulos de um triângulo, no plano, concluindo que a soma dos mesmos é sempre igual a 180°;
- Trabalhar com situações que envolvam o estudo dessa relação, identificando a medida dos ângulos de um triângulo através de informações apresentadas.
Quatro estrelas 4 classificações
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07/09/2010
Quatro estrelasEmbora tentasse localizar atividade para as séries inicias, avaliei a aula com de bom desenvolvimento das habilidades com angulos. Parabéns.
13/04/2010
Quatro estrelasGostei muito da aula, pois alia metodos didaticos com tecnologie e situações do dia dia.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns pela pesquisa esta atividade está muito bem elaborada.
24/03/2010
Quatro estrelasInteressante a aula da colega acima, entretanto a aula é muito mais proveitosa em um ambiente com recursos elevados, onde as salas de aula sejam equipadas com PC e Internet (a minoria dos casos no Brasil) ...