31/01/2011
RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Identificar o conceito de meio ambiente.
Ressaltar a importância das ações humanas para modificação do meio ambiente.
Responsabilizar as ações humanas na preservação e cuidado com ele.
Recursos naturais.
Natureza.
Cidade.
O homem como agente transformador do meio em que vive.
Que tal começar a aula trazendo fotos diferentes fotos sobre o assunto?
Você pode encontrá-las nos seguintes endereços eletrônicos:
http://palimpsestos-jf.blogspot.com/2010/11/rio-de-janeiro-brasil.html
http://nickmartins.com.br/atualidades/?tag=vagas-curitiba
http://preserve-ambiente.blogspot.com/2010/05/preservacao-ambiental.html
http://www.cntdespoluir.org.br/Lists/Contedos/DispForm.aspx?ID=13
Organize as crianças em grupos e faça a seguinte pergunta:
O QUE É O MEIO AMBIENTE?
Peça-lhes para registrar as suas conclusões na metade de uma folha de papel pardo. Posteriormente, promova um momento para que elas possam socializar as suas conclusões com os colegas.
Aproveite a oportunidade para ampliar o conceito de meio ambiente, uma vez que o mesmo não se restringe apenas a paisagem natural. Reforce que o meio ambiente é composto por tudo o que nos cerca, inclusive os recursos naturais, e que o homem é agente transformador desse meio . O ambiente natural se contrasta com o ambiente construído, que compreende as áreas e componentes que foram fortemente influenciados pelo homem.
O texto abaixo pode ajudar na compreensão do assunto:
Que tal trazer imagens antigas e atuais da cidade do Rio de Janeiro para materializar essa transformação?
As imagens acima podem ser encontradas nos endereços eletrônicos abaixo:
http://www.ofca.com.br/BOTAO_PRINCIPAL/BANCO_IMAGEM/IMAGEM/PAGINA_BANCO_IMAGEM_FOTO.html
http://www.flickr.com/photos/9227208@N07/663430259/
Peça-lhes para comparar ambas as fotos do Rio de Janeiro (passado e presente) e ajude-as a elencar as mudanças que podem ser percebidas devido as ações humanas que acabam modificando a paisagem natural. Reforce que o fato de alterarmos o meio em que vivemos aumenta a nossa responsabilidade, uma vez que precisamos cuidar e preservar esse lugar especial que habitamos. Fomente esse tipo de reflexão, perguntando às crianças que ações concretas, individuais e coletivas, podemos ter para preservá-lo. Faça uma lista, registrando essas ações e deixe-a afixada em sala de aula, em um local que as crianças tenham acesso para a posterior consulta.
Escreva um texto coletivo sobre o assunto e peça às crianças para trazerem diferentes imagens sobre o meio ambiente. Você poderá montar um pequeno livro com essas imagens e com os textos escritos por elas. Use folhas de papel ofício para essa finalidade. Você pode criar uma capa com a metade de uma folha de cartolina para armazenar o material produzido pelas crianças e certamente elas também poderão ajudá-lo a ilustrá-lo.
No site abaixo é possível encontrar um planejamento com sugestões sobre o assunto.
Quem sabe você não pode adaptar algumas atividades para as suas turmas?
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/homem-meio-ambiente-524875.shtml
Pelo menos três momentos precisam ser avaliados:
1° As crianças demonstraram interesse sobre o assunto?
2° As crianças conseguiram perceber que o conceito de meio ambiente é mais amplo que apenas considerar a paisagem natural?
3° Como elas interagiram umas com as outras? Houve conflito? Todos no grupo tiveram a chance de expressar a sua opinião ou alguém monopolizou a atenção? Foi possível chegar a um consenso?
Três estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
30/04/2015
Quatro estrelasAchei muito interessante o fato de descobrir com as crianças o que é o meio ambiente antes de tudo, antes de falar do homem como agente transformador do meio em que vive. É muito importante promova um momento para que elas possam socializar as suas conclusões com os colegas. A professora deixar claro que o fato de alterarmos o meio em que vivemos aumenta a nossa responsabilidade, uma vez que precisamos cuidar e preservar esse lugar especial que habitamos,é o dever do cidadão.
05/10/2011
Quatro estrelasSeu planejamento foi muito bom. Lendo aobre ele tive mais ideias para melhorar o meu projeto qu é sobre o meio ambiente em que vivemos principalmento ao redor de nossa moradia. Trabalho com o pré e estou adorando pois eles as crianças, demonstram grande motivação com as atividades.
10/07/2011
Três estrelasNo meu ponto de vista, esta atividade é muito boa, principalmente para as séries iniciais do Ensino Fundamental. Porém pode-se também fazer um estudo de campo do entorno da UE, para que as crianças tenham uma referência entre o ambiente preservado e o devastado, assim se sentirão (sentiremos) responsáveis pela preservação do meio.
17/03/2011
Quatro estrelasAdorei sua sugestão de trabalho e eu baseada na tua aula apliquei com meus alunos e além do mais, como moro numa cidade com muitos pontos turísticos, consegui adaptar esta aula trabalhando o turismo de minha cidade.