Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


BRINQUEDOS DANIFICADOS

 

30/11/2010

Autor e Coautor(es)
Andréa Morais Diniz
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Ribeiro Porfírio Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar brinquedos danificados e saber que podem ser reaproveitados  após longo uso;
  • Discutir quais as ações de preservação ao uso de brinquedos industrializados;
  • Definir estratégias para selecionar os próprios brinquedos danificados e retirá-los da caixa de brinquedos, como forma de prevenir acidentes.
Duração das atividades
2 a 3 aulas- 30 a 40 min cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há pré-requesitos.

Estratégias e recursos da aula

Todas as atividades a seguir procuram refletir sobre a idéia de consumo consciente. A nossa sociedade valoriza muito o consumo sem reflexão e o descarte de objetos com uma velocidade incrível. Os brinquedos também entram neste ciclo de consumo capitalista. A partir das atividades que propomos, podemos valorizar o consumo consciente, os cuidados com os brinquedos e a idéia de reaproveitamento dos mesmos, alimentando o brincar na infância.

Atividade 1- Valorizando os brinquedos usados

1º momento

Conversar com as crianças sobre o seu brinquedo preferido. Fazer uma listagem com os nomes dos brinquedos que elas falaram. Produzir um cartaz e fixar na sala como material de suporte para leitura. O professor pode falar do seu brinquedo preferido quando era criança e relatar se brincava com brinquedos artesanais ( ioiô, boneca de pano, peteca, carro de lata) ou se construía brinquedos com sucata ou outro material. Em seguida pedir  que  o aluno desenhe seu brinquedo favorito. Expor os desenhos e apreciar com a turma.

http://3.bp.blogspot.com/_awVRaZgcWXY/S9R4uCfE2VI/AAAAAAAAAGw/-D1yqJIPdfM/s1600/FotosBrinquedos2009+006.jpg   

http://thumbs.dreamstime.com/thumblarge_98/1163580578w5LQ51.jpg  

http://4.bp.blogspot.com/_esD6aRur2q0/Sa5r-MQr5XI/AAAAAAAAFpM/3ggL306mMYk/s400/peteca+do+seu+toninho.jpg

http://www.viladoartesao.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/05/quadro-de-bonecas-400x391.jpg  

2º momento 

Apresentar os brinquedos da sala, mostrando se estão numa estante ou numa caixa. Conversar com o grupo: como estamos cuidando dos brinquedos da sala? Nós guardamos os brinquedos após usá-los? O que podemos fazer para conservá-los? Como podemos consertá-los? Ouvir as sugestões do grupo e registrá-las em um cartaz (papel madeira). Após a conversa, decidir que ações serão feitas tanto para cuidar quanto para consertar os brinquedos da sala de aula. Combinar um dia para limpar, consertar e arrumar os brinquedos da sala. Materiais necessários: pano para limpeza, colas (comum, para isopor e cola quente), tesoura, restos de cartolina, papelão, tampinhas etc. Lembrando que alguns materiais serão manuseados apenas pelo professor, como cola quente e tesoura (observar a faixa etária da turma).

Atividade 2- Prevenção de acidentes com brinquedos

O tema da prevenção de acidentes muitas vezes é negligenciado ou esquecido por nós professores. Portanto, esta aula traz grandes possibilidades de formar atitudes de cuidado com a própria vida e com a do outro. Discutir com o grupo quais os cuidados para se previnir dos acidentes com brinquedos. Separar alguns brinquedos e mostrá-los na roda, destacando os perigos que podem oferecer. O professor pode relatar um fato ocorrido na própria escola em relação a acidentes com brinquedos. Registrar as falas dos alunos em cartaz. Em seguida, enfatizar alguns cuidados sobre a prevenção de acidentes com brinquedos, os acidentes mais comuns são:

  • engasgo: brinquedos com pequenas peças e assessórios podem ser engolidos, principalmente por crianças menores de 3 anos (também as bexigas ou balões);
  • cortes: brinquedos pontiagudos ou com farpas;
  • as flechas e dardos podem causar acidentes.

Ao final, refletir sobre as orientações transmitidas pelo professor e que são fundamentais para a segurança das crianças no manuseio com diferentes brinquedos. Pode, ainda,  ser produzido um texto com a turma e entregar as demais turmas da escola.

Atividade 3- Brincando de hospital de brinquedos

A idéia do hospital será uma metáfora usada no sentido de perceber o ambiente como um espaço social que cuida da saúde. Os brinquedos também necessitam de cuidados. Pedir que cada criança traga de casa um brinquedo usado ou quebrado. Organizar o "hospital de brinquedos". Decidir com o grupo: quem será o enfermeiro, o médico ou o acompanhante do brinquedo. Arrumar a sala de aula para a brincadeira. Se possível, organize toucas brancas (crepom ou tnt) para os médicos e enfermeiros. A brincadeira consiste em cada acompanhante levar seu brinquedo ao hospital, lá ele é analizado e passa à sala de cirurgia, na sala os brinquedos serão consertados. Materias para os consertos: tesoura pequena, cola, papelão, fita gomada, arame fino, rodinhas de carros usados, partes de bonecas (braços, pernas, olhos). Esta atividade necessita de ajuda do professor ou outro adulto para o manuseio de alguns materiais.

Atividade 4- Feira do troca-troca

1º momento

Propor para as crianças uma feira de trocas de brinquedos usados. Antecipadamente, enviar um bilhete para os pais solicitando um brinquedo para ser trocado com o colega.

2º momento

Cada um traz de casa um brinquedo usado que não quer mais. Na sala cada um apresenta seu brinquedo e explica como brincava com o mesmo. Depois cada aluno ou aluna escreve e desenha o brinquedo que trouxe.

3º momento

Por último, acontece a feira. Colocar todos os brinquedos em exposição numa mesa ou estante, chamar os alunos de 2 em 2 para negociar a troca de um brinquedo pelo outro. O professor deve intervir para que todos tenham oportunidade de escolha pelo brinquedo desejado. Colocar uma etiqueta com o nome da criança no brinquedo, deixar que brinquem em pequenos grupos na sala. Ao final do dia, cada criança leva seu novo brinquedo para casa.

Recursos Complementares

Para saber sobre o selo de qualidade nos brinquedos, ver: www.inmetro.gov.br .

Confira as dicas sobre os cuidados para prevenir acidentes com brinquedos em: 

http://www.abcdasaude.com.br   

http://www.guiainfantil.com.br/index.asp 

Avaliação

Ao final do processo pedagógico, observar se o aluno:

  1. compreeende a idéia de reaproveitamento de objetos e brinquedos;
  2. diferencia brinquedo industrializado de brinquedo artesanal;
  3. reconstrói um brinquedo;
  4. participa com interesse da feira de brinquedos ( feira do troca-troca);
  5. conhece cuidados básicos para a prevenção de acidentes com os brinquedos industrializados.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.