30/11/2010
Raimunda Ribeiro Porfírio Will
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Não há pré-requesitos.
Todas as atividades a seguir procuram refletir sobre a idéia de consumo consciente. A nossa sociedade valoriza muito o consumo sem reflexão e o descarte de objetos com uma velocidade incrível. Os brinquedos também entram neste ciclo de consumo capitalista. A partir das atividades que propomos, podemos valorizar o consumo consciente, os cuidados com os brinquedos e a idéia de reaproveitamento dos mesmos, alimentando o brincar na infância.
Atividade 1- Valorizando os brinquedos usados
1º momento
Conversar com as crianças sobre o seu brinquedo preferido. Fazer uma listagem com os nomes dos brinquedos que elas falaram. Produzir um cartaz e fixar na sala como material de suporte para leitura. O professor pode falar do seu brinquedo preferido quando era criança e relatar se brincava com brinquedos artesanais ( ioiô, boneca de pano, peteca, carro de lata) ou se construía brinquedos com sucata ou outro material. Em seguida pedir que o aluno desenhe seu brinquedo favorito. Expor os desenhos e apreciar com a turma.
http://thumbs.dreamstime.com/thumblarge_98/1163580578w5LQ51.jpg
http://www.viladoartesao.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/05/quadro-de-bonecas-400x391.jpg
2º momento
Apresentar os brinquedos da sala, mostrando se estão numa estante ou numa caixa. Conversar com o grupo: como estamos cuidando dos brinquedos da sala? Nós guardamos os brinquedos após usá-los? O que podemos fazer para conservá-los? Como podemos consertá-los? Ouvir as sugestões do grupo e registrá-las em um cartaz (papel madeira). Após a conversa, decidir que ações serão feitas tanto para cuidar quanto para consertar os brinquedos da sala de aula. Combinar um dia para limpar, consertar e arrumar os brinquedos da sala. Materiais necessários: pano para limpeza, colas (comum, para isopor e cola quente), tesoura, restos de cartolina, papelão, tampinhas etc. Lembrando que alguns materiais serão manuseados apenas pelo professor, como cola quente e tesoura (observar a faixa etária da turma).
Atividade 2- Prevenção de acidentes com brinquedos
O tema da prevenção de acidentes muitas vezes é negligenciado ou esquecido por nós professores. Portanto, esta aula traz grandes possibilidades de formar atitudes de cuidado com a própria vida e com a do outro. Discutir com o grupo quais os cuidados para se previnir dos acidentes com brinquedos. Separar alguns brinquedos e mostrá-los na roda, destacando os perigos que podem oferecer. O professor pode relatar um fato ocorrido na própria escola em relação a acidentes com brinquedos. Registrar as falas dos alunos em cartaz. Em seguida, enfatizar alguns cuidados sobre a prevenção de acidentes com brinquedos, os acidentes mais comuns são:
Ao final, refletir sobre as orientações transmitidas pelo professor e que são fundamentais para a segurança das crianças no manuseio com diferentes brinquedos. Pode, ainda, ser produzido um texto com a turma e entregar as demais turmas da escola.
Atividade 3- Brincando de hospital de brinquedos
A idéia do hospital será uma metáfora usada no sentido de perceber o ambiente como um espaço social que cuida da saúde. Os brinquedos também necessitam de cuidados. Pedir que cada criança traga de casa um brinquedo usado ou quebrado. Organizar o "hospital de brinquedos". Decidir com o grupo: quem será o enfermeiro, o médico ou o acompanhante do brinquedo. Arrumar a sala de aula para a brincadeira. Se possível, organize toucas brancas (crepom ou tnt) para os médicos e enfermeiros. A brincadeira consiste em cada acompanhante levar seu brinquedo ao hospital, lá ele é analizado e passa à sala de cirurgia, na sala os brinquedos serão consertados. Materias para os consertos: tesoura pequena, cola, papelão, fita gomada, arame fino, rodinhas de carros usados, partes de bonecas (braços, pernas, olhos). Esta atividade necessita de ajuda do professor ou outro adulto para o manuseio de alguns materiais.
Atividade 4- Feira do troca-troca
1º momento
Propor para as crianças uma feira de trocas de brinquedos usados. Antecipadamente, enviar um bilhete para os pais solicitando um brinquedo para ser trocado com o colega.
2º momento
Cada um traz de casa um brinquedo usado que não quer mais. Na sala cada um apresenta seu brinquedo e explica como brincava com o mesmo. Depois cada aluno ou aluna escreve e desenha o brinquedo que trouxe.
3º momento
Por último, acontece a feira. Colocar todos os brinquedos em exposição numa mesa ou estante, chamar os alunos de 2 em 2 para negociar a troca de um brinquedo pelo outro. O professor deve intervir para que todos tenham oportunidade de escolha pelo brinquedo desejado. Colocar uma etiqueta com o nome da criança no brinquedo, deixar que brinquem em pequenos grupos na sala. Ao final do dia, cada criança leva seu novo brinquedo para casa.
Para saber sobre o selo de qualidade nos brinquedos, ver: www.inmetro.gov.br .
Confira as dicas sobre os cuidados para prevenir acidentes com brinquedos em:
Ao final do processo pedagógico, observar se o aluno:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!