Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Abrindo a Caixa de Pandora nos dias de hoje....

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
Denise Leipziger
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-  Reconhecer que os mitos apresentam o pensamento, o imaginário, costumes, religião de outro tempo e outro lugar (pluralidade cultural)

  - Reconhecer a influência do mito na modernidade, identificando expressões utilizadas na língua portuguesa derivadas do mito (Exemplos : “Ser picado pela curiosidade”, “Caixa dos horrores”, “A esperança é a última que morre”  etc)   

   - Transformar o mito em reportagem..

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Primeira Parte:Conversa Informal

   Explicar aos alunos que eles vão estudar um mito muito antigo mas que é conhecido até hoje, e até  utilizamos expressões provenientes  dele, como, por exemplo:“A esperança é a última que morre” ou  “ser picado pela curiosidade”. O professor explica  aos alunos que ouvirão o mito pelo rádio, já que ele foi transmitido oralmente de gerações a gerações. Ele pode perguntar a seus alunos quem tem o hábito de escutar o rádio no computador ou fora dele, o que acham, que tipo e programa escutam etc.  

Escutando o rádio na Sala de Aula ou no Laboratório de Informática  – A Caixa de Pandora

http://www.radiopipoca.com.br/historias/show/id/51   

  Após ouvirem a história o professor distribui folhas brancas, solicita aos alunos que desenhem uma parte da história. É interessante ver como os alunos imaginaram os personagens, os objetos, o cenário. Numa outra etapa, eles podem pesquisar as imagens do mito num site de busca e comparar como várias pessoas imaginaram as imagens da história.

  

    Trabalho em grupo: A Construção de uma Caixa de Pandora

  Material: O professor solicita de véspera que os alunos levem caixas de vários tamanhos, (fósforo, sapatos, de pasta de dentes etc), revistas e jornais para recortar, palitos de picolé, pedaços de barbante, linha, papel de presente, retalhos, botões e/ou outros materiais de sucata que encontrar. Seria bom se o professor pudesse disponibilizar uma folha de papel alumínio prateada/dourada para cada grupo, pois são bastante apreciadas pelas crianças

Construindo a Caixa de Pandora : O professor separa seus alunos em grupos e pede que construam a Caixa de Pandora. Ela pode ser minúscula como uma caixa de fóforo ou grande como a de sapatos, as crianças podem escolher. A tarefa é enfeitar a caixa por fora e colocar os monstros e a esperança dentro dela. Os monstros escolhidos pelas crianças podem ser desenhados e recortados, objetos em miniatura ou o que elas imaginarem. Depois do trabalho concluído , os alunos devem mostrar à turma o seu trabalho, contando o que pensavam enquanto trabalhavam. As caixas deverão ficar em exposição, junto com a história escrita, na Sala de Leitura ou no lugar mais adequado para isso na sua Escola.

Trabalho em grupo: Brincando de jornalista –Reportagem

  Os alunos devem imaginar que a história acontece nos dias atuais e escrever uma reportagem contando o mito. O professor deve conversar com seus alunos se eles sabem a diferença entre Notícia e Reportagem. Conduzir a conversa até definir/anotar que a notícia informa fatos de maneira objetiva e aponta as razões e efeitos. A reportagem vai mais a fundo, investigações, tece comentários, levanta questões, discute e argumenta. A reportagem  é um gênero de texto jornalístico que transmite uma informação  por meio da televisão, rádio ou revista.

 O professor divide a turma em grupos, e explica que cada grupo deve definir como vai apresentar a sua reportagem: televisão, rádio ou revista. Depois do grupo definir esta parte, deve elaborar um roteiro para apresentar a sua reportagem. Escolher uma manchete, fazer um pequeno resumo da notícia e depois desenvolver o tema. O professor deve combinar com eles um tempo para que os grupos concluam suas tarefas, (o tempo dependerá da frequência com que os alunos desenvolvem este tipo de atividade.)

Curiosidades:Termos Jornalísticos 

 Manchete:  compreende o título da reportagem que tem como objetivo resumir o que será dito. Além disso, deve despertar o interesse do leitor.

Lead: Pequeno resumo que aparece depois do título, a fim de chamar mais ainda a atenção do leitor.

Corpo: desenvolvimento do assunto abordado com linguagem direcionada ao público-alvo. Após o tempo combinado, os alunos devem apresentar os seus trabalhos para a turma.

Laboratório de Informática

1-O professor convida os seus alunos para pesquisarem num site de busca como outras pessoas imaginaram a Pandora e a sua caixa.

2-Após a pesquisa, os alunos devem votar qual dos mitos gregos preferem ouvir na rádio:

-A lenda de Ícaro, o rapaz que queria voar http://www.radiopip hoca.com.br/historias/show/id/64 : ou

Pégaso e Belerofonte http://www.radiopipoca.com.br/historias/show/id/64 

Tarefa de Casa : Conta-Reconta O aluno terá como tarefa recontar a história de Pandora para algum amigo ou alguém de sua casa. 

 

Recursos Complementares
Avaliação

Será avaliada oralmente  a participação do aluno no trabalho de grupo,  tanto na fase de planejamento quanto na apresentação. Os alunos devem saber explicar a diferença entre uma notícia e uma reportagem e definir o que são manchetes .

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.