14/01/2011
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
- Reconhecer que os mitos apresentam o pensamento, o imaginário, costumes, religião de outro tempo e outro lugar (pluralidade cultural)
- Reconhecer a influência do mito na modernidade, identificando expressões utilizadas na língua portuguesa derivadas do mito (Exemplos : “Ser picado pela curiosidade”, “Caixa dos horrores”, “A esperança é a última que morre” etc)
- Transformar o mito em reportagem..
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Primeira Parte:Conversa Informal
Explicar aos alunos que eles vão estudar um mito muito antigo mas que é conhecido até hoje, e até utilizamos expressões provenientes dele, como, por exemplo:“A esperança é a última que morre” ou “ser picado pela curiosidade”. O professor explica aos alunos que ouvirão o mito pelo rádio, já que ele foi transmitido oralmente de gerações a gerações. Ele pode perguntar a seus alunos quem tem o hábito de escutar o rádio no computador ou fora dele, o que acham, que tipo e programa escutam etc.
Escutando o rádio na Sala de Aula ou no Laboratório de Informática – A Caixa de Pandora
http://www.radiopipoca.com.br/historias/show/id/51
Após ouvirem a história o professor distribui folhas brancas, solicita aos alunos que desenhem uma parte da história. É interessante ver como os alunos imaginaram os personagens, os objetos, o cenário. Numa outra etapa, eles podem pesquisar as imagens do mito num site de busca e comparar como várias pessoas imaginaram as imagens da história.
Trabalho em grupo: A Construção de uma Caixa de Pandora
Material: O professor solicita de véspera que os alunos levem caixas de vários tamanhos, (fósforo, sapatos, de pasta de dentes etc), revistas e jornais para recortar, palitos de picolé, pedaços de barbante, linha, papel de presente, retalhos, botões e/ou outros materiais de sucata que encontrar. Seria bom se o professor pudesse disponibilizar uma folha de papel alumínio prateada/dourada para cada grupo, pois são bastante apreciadas pelas crianças
Construindo a Caixa de Pandora : O professor separa seus alunos em grupos e pede que construam a Caixa de Pandora. Ela pode ser minúscula como uma caixa de fóforo ou grande como a de sapatos, as crianças podem escolher. A tarefa é enfeitar a caixa por fora e colocar os monstros e a esperança dentro dela. Os monstros escolhidos pelas crianças podem ser desenhados e recortados, objetos em miniatura ou o que elas imaginarem. Depois do trabalho concluído , os alunos devem mostrar à turma o seu trabalho, contando o que pensavam enquanto trabalhavam. As caixas deverão ficar em exposição, junto com a história escrita, na Sala de Leitura ou no lugar mais adequado para isso na sua Escola.
Trabalho em grupo: Brincando de jornalista –Reportagem
Os alunos devem imaginar que a história acontece nos dias atuais e escrever uma reportagem contando o mito. O professor deve conversar com seus alunos se eles sabem a diferença entre Notícia e Reportagem. Conduzir a conversa até definir/anotar que a notícia informa fatos de maneira objetiva e aponta as razões e efeitos. A reportagem vai mais a fundo, investigações, tece comentários, levanta questões, discute e argumenta. A reportagem é um gênero de texto jornalístico que transmite uma informação por meio da televisão, rádio ou revista.
O professor divide a turma em grupos, e explica que cada grupo deve definir como vai apresentar a sua reportagem: televisão, rádio ou revista. Depois do grupo definir esta parte, deve elaborar um roteiro para apresentar a sua reportagem. Escolher uma manchete, fazer um pequeno resumo da notícia e depois desenvolver o tema. O professor deve combinar com eles um tempo para que os grupos concluam suas tarefas, (o tempo dependerá da frequência com que os alunos desenvolvem este tipo de atividade.)
Curiosidades:Termos Jornalísticos
Manchete: compreende o título da reportagem que tem como objetivo resumir o que será dito. Além disso, deve despertar o interesse do leitor.
Lead: Pequeno resumo que aparece depois do título, a fim de chamar mais ainda a atenção do leitor.
Corpo: desenvolvimento do assunto abordado com linguagem direcionada ao público-alvo. Após o tempo combinado, os alunos devem apresentar os seus trabalhos para a turma.
Laboratório de Informática
1-O professor convida os seus alunos para pesquisarem num site de busca como outras pessoas imaginaram a Pandora e a sua caixa.
2-Após a pesquisa, os alunos devem votar qual dos mitos gregos preferem ouvir na rádio:
-A lenda de Ícaro, o rapaz que queria voar http://www.radiopip hoca.com.br/historias/show/id/64 : ou
Pégaso e Belerofonte http://www.radiopipoca.com.br/historias/show/id/64
Tarefa de Casa : Conta-Reconta O aluno terá como tarefa recontar a história de Pandora para algum amigo ou alguém de sua casa.
Escutar/conhecer outros mitos gregos no computador.
1-A história do azeite http://www.radiopipoca.com.br/historias/show/id/24
2- O Rei Midas . http://www.radiopipoca.com.br/historias/show/id/33
3- Eros e Psique-http://www.radiopipoca.com.br/downloads
4 - Hermes-http://www.radiopipoca.com.br/downloads
5-Hércules-http://www.radiopipoca.com.br/downloads
Sugestão de Livros:
1-Vários mitos gregos :http://www.scipione.com.br/lista_paradidatico.asp?bt=2&id_autor=,1367&avanada=1
2-A Caixa de Pandora: http://www.scipione.com.br/mostra_livro_paradidatico.asp?id_livro=1207&nivel=&bt=26
Será avaliada oralmente a participação do aluno no trabalho de grupo, tanto na fase de planejamento quanto na apresentação. Os alunos devem saber explicar a diferença entre uma notícia e uma reportagem e definir o que são manchetes .
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!