Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A expressividade na leitura oral

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
Denise Leipziger
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Célia Brito

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Estabelecer uma relação lúdica com as palavras.

- Falar palavras, expressões e provérbios de acordo com diferentes intenções/sentimentos.  

-Imprimir intenções a palavras sem sentido.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

A aula inicia com a proposta dos alunos dizerem ‘bom dia’ ou ‘boa tarde’ de diferentes maneiras Ao entrar na sala, cada um sorteia um papel que não deve mostrar a ninguém e que diz de que forma ele deve cumprimentar os seus colegas.

  Sugestões de palavras para o sorteio:

 1-desconfiado

 2-alegre

3-triste

 4-sonolenta

5-apavorada

6-distraída

7-com raiva

 8-com cúmes

 9-educado

10-apressada

 11-feliz

12-cansado

13-apaixonado

14-com medo

 15-com saudades

16-brigando

17-magoado

18-gripado

19-indiferente

20-antipático

21-simpático

22-nervoso

 23-calmo

 24-envergonhado

 25-preocupado

 26-ansioso

 27-com pressa

O professor sugere que o exercício continue de forma mais complexa. Os alunos agora devem falar ditados populares com diferentes entonações. O professor entrega a folha de provérbios para os alunos e pede que cada um fale o provérbio de uma maneira diferente ,(utilizar as 27 formas sugeridas no exercício anterior)

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://dce.unifesp.br/images/comunicacao.gif&imgrefurl=http:/ 

Sugestões de Ditados Populares:  

 1-De tostão por tostão se chega-se ao milhão.

 2-O que não chora, não mama.

 3-Cachorro que late não morde.

 4-Em boca fechada não entra mosca.

5-Mais vale um pássaro na mão do que cem voando

. 6-Quem vê cara, não vê coração.

 7-De grão em grão a galinha enche o papo.

 8-Antes tarde do que nunca.

 9-A união faz a força.

 10-Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura

11-Devagar se vai longe.

 12-Quem conta um conto, acrescenta um ponto

 13-Todo começo é difícil.

 14-As mentiras têm pernas curtas.

15-Quem tudo quer, tudo perde.

16-Quem tem boca vai a Roma.

 17-Os últimos serão os primeiros.

 18--Em boca fechada não entra mosca.

19-A lua não fica cheia em um dia.

 20-A noite é boa conselheira.

21-Cada louco com sua mania.

 22-Com fogo não se brinca.

23-Comer e coçar, é só começar.

24-De médico, poeta e louco, todo mundo tem um pouco.

 25-Falar é fácil, fazer é que é difícil.

26-Falar sem pensar é atirar sem apontar.

27-Faça o bem sem olhar a quem.

 http://www.lifesabirch.org/proverbios/  

Laboratório de Informática: Jogos on line com Provérbios:

  1- Jogo da Forca: http://ludotech.eu/jogos/forca/proverb.htm 

2-Provérbios Divididos  : http://ludotech.eu/jogos/forca/proverb.htm  e http://www.roteiroromanceado.com/jogos/proverbios/proverbios7.html  

3-.Descubra os provérbios: http://www.roteiroromanceado.com/jogos/proverbios/proverbios8.html    

Jogo : Inventando uma língua

 O professor forma grupos de 5 alunos e informa que cada equipe tem meia hora para criar uma nova língua. Essa nova língua tem que ter :

-um cumprimento ;

-um elogio;

 -um comentário negativo ;

-a descrição de 3 objetos da sala ;

uma forma de dizer’ por favor’, ‘obrigado’ e ‘com licença’ ;

-uma despedida .

Em seguida, forme pares com integrantes de diferentes equipes. Os alunos terão 15 minutos para ensinar a nova língua um ao outro, mas só podem usar esta nova língua, sem utilizar qualquer outro dialeto. Para finalizar a atividade , peça a todos que coloquem vendas nos olhos e tentem formar novamente as equipes baseados apenas na nova linguagem.

 Ao final, o professor deve avaliar com os alunos a dinâmica, avaliando: -sensações vividas durante a realização do exercício -lições extraídas sobre a comunicação -facilidade que tiveram os pares para aprender as línguas uns dos outros.  

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.psicologia10.com.br/wp-content/uploads/2009/06 

Recursos Complementares

1-Mais jogos com provérbios:

http://www.roteiroromanceado.com/jogos/proverbios/prona verbios7.

html e http://www.divertudo.com.br/semplugin/naboca/naboca1.html 

 http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=2044  

 2--Língua do P :

 http://letras.terra.com.br/patati-patata/757236/traducao.html  

 3-Recitar a poesia sem sentido com muita emoção:  

Meia noite,

o Sol brilha no horizonte.

 Um homem,

 sentado numa pedra de pau,

pelado e com a mão no bolso,

 calado, dizia:

 "A Terra é uma esfera quadrada,

que gira no espaço parada.

 4-Falar as frases abaixo com emoções diferentes:

. a– A aramaica falava da clara mata pois cantava a alva Lalá alada

b– Belelelê fez belelelé para a lebre a leve do célebre dendê do Belém.

c– O ovo do lodo não monologou o sono do osso horroroso nem tomou o poço nono do pomposo vovô.

d– O impossível Quindim quis tinir tintin pinintintin sem sirlinlin e–

e- O mumu sem zunzum do urutu e uruçus furtou o vulto do Dudu         

Avaliação

A avaliação será realizada durante toda a aula, discutindo sempre : as sensações vividas durante a realização dos exercícios e o que descobriram sobre a comunicação. O professor deverá reforçar a importância de lermos/falarmos sempre com entonação  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.