21/02/2011
Célia Brito
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
-Estabelecer uma relação lúdica com as palavras.
- Falar palavras, expressões e provérbios de acordo com diferentes intenções/sentimentos.
-Imprimir intenções a palavras sem sentido.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
A aula inicia com a proposta dos alunos dizerem ‘bom dia’ ou ‘boa tarde’ de diferentes maneiras Ao entrar na sala, cada um sorteia um papel que não deve mostrar a ninguém e que diz de que forma ele deve cumprimentar os seus colegas.
Sugestões de palavras para o sorteio:
1-desconfiado
2-alegre
3-triste
4-sonolenta
5-apavorada
6-distraída
7-com raiva
8-com cúmes
9-educado
10-apressada
11-feliz
12-cansado
13-apaixonado
14-com medo
15-com saudades
16-brigando
17-magoado
18-gripado
19-indiferente
20-antipático
21-simpático
22-nervoso
23-calmo
24-envergonhado
25-preocupado
26-ansioso
27-com pressa
O professor sugere que o exercício continue de forma mais complexa. Os alunos agora devem falar ditados populares com diferentes entonações. O professor entrega a folha de provérbios para os alunos e pede que cada um fale o provérbio de uma maneira diferente ,(utilizar as 27 formas sugeridas no exercício anterior)
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://dce.unifesp.br/images/comunicacao.gif&imgrefurl=http:/
Sugestões de Ditados Populares:
1-De tostão por tostão se chega-se ao milhão.
2-O que não chora, não mama.
3-Cachorro que late não morde.
4-Em boca fechada não entra mosca.
5-Mais vale um pássaro na mão do que cem voando
. 6-Quem vê cara, não vê coração.
7-De grão em grão a galinha enche o papo.
8-Antes tarde do que nunca.
9-A união faz a força.
10-Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura
11-Devagar se vai longe.
12-Quem conta um conto, acrescenta um ponto
13-Todo começo é difícil.
14-As mentiras têm pernas curtas.
15-Quem tudo quer, tudo perde.
16-Quem tem boca vai a Roma.
17-Os últimos serão os primeiros.
18--Em boca fechada não entra mosca.
19-A lua não fica cheia em um dia.
20-A noite é boa conselheira.
21-Cada louco com sua mania.
22-Com fogo não se brinca.
23-Comer e coçar, é só começar.
24-De médico, poeta e louco, todo mundo tem um pouco.
25-Falar é fácil, fazer é que é difícil.
26-Falar sem pensar é atirar sem apontar.
27-Faça o bem sem olhar a quem.
http://www.lifesabirch.org/proverbios/
Laboratório de Informática: Jogos on line com Provérbios:
1- Jogo da Forca: http://ludotech.eu/jogos/forca/proverb.htm
2-Provérbios Divididos : http://ludotech.eu/jogos/forca/proverb.htm e http://www.roteiroromanceado.com/jogos/proverbios/proverbios7.html
3-.Descubra os provérbios: http://www.roteiroromanceado.com/jogos/proverbios/proverbios8.html
Jogo : Inventando uma língua
O professor forma grupos de 5 alunos e informa que cada equipe tem meia hora para criar uma nova língua. Essa nova língua tem que ter :
-um cumprimento ;
-um elogio;
-um comentário negativo ;
-a descrição de 3 objetos da sala ;
uma forma de dizer’ por favor’, ‘obrigado’ e ‘com licença’ ;
-uma despedida .
Em seguida, forme pares com integrantes de diferentes equipes. Os alunos terão 15 minutos para ensinar a nova língua um ao outro, mas só podem usar esta nova língua, sem utilizar qualquer outro dialeto. Para finalizar a atividade , peça a todos que coloquem vendas nos olhos e tentem formar novamente as equipes baseados apenas na nova linguagem.
Ao final, o professor deve avaliar com os alunos a dinâmica, avaliando: -sensações vividas durante a realização do exercício -lições extraídas sobre a comunicação -facilidade que tiveram os pares para aprender as línguas uns dos outros.
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.psicologia10.com.br/wp-content/uploads/2009/06
1-Mais jogos com provérbios:
http://www.roteiroromanceado.com/jogos/proverbios/prona verbios7.
html e http://www.divertudo.com.br/semplugin/naboca/naboca1.html
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=2044
2--Língua do P :
http://letras.terra.com.br/patati-patata/757236/traducao.html
3-Recitar a poesia sem sentido com muita emoção:
Meia noite,
o Sol brilha no horizonte.
Um homem,
sentado numa pedra de pau,
pelado e com a mão no bolso,
calado, dizia:
"A Terra é uma esfera quadrada,
que gira no espaço parada.
4-Falar as frases abaixo com emoções diferentes:
. a– A aramaica falava da clara mata pois cantava a alva Lalá alada
b– Belelelê fez belelelé para a lebre a leve do célebre dendê do Belém.
c– O ovo do lodo não monologou o sono do osso horroroso nem tomou o poço nono do pomposo vovô.
d– O impossível Quindim quis tinir tintin pinintintin sem sirlinlin e–
e- O mumu sem zunzum do urutu e uruçus furtou o vulto do Dudu
A avaliação será realizada durante toda a aula, discutindo sempre : as sensações vividas durante a realização dos exercícios e o que descobriram sobre a comunicação. O professor deverá reforçar a importância de lermos/falarmos sempre com entonação
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!