Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Utilizando o hipertexto como uma ferramenta na produção textual

 

20/02/2011

Autor e Coautor(es)
GISLENE DE FREITAS OLIVEIRA
imagem do usuário

INHUMAS - GO COLEGIO ESTADUAL RUI BARBOSA

Terezinha de Jesus Oliveira Leão, Carla Cristina Moreira Lopes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

# Desenvolver o gosto pela leitura

# Produzir textos escritos

# Diferenciar textos de hipertextos

# Criar hipertextos

# Buscar por si mesmo suas fontes de conhecimentos através da pesquisa e da observação

Duração das atividades
Dez aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

# Saber o que é conto e suas características;

# Entender o que é coesão e coerência;

# Conhecer o que é um hipertexto e como criá-lo  (estrutura hipertexto);

# Identificar as diferenças entre o falar e o escrever  

Estratégias e recursos da aula

  1ª Etapa

Começar a aula contando o conto “Negócio de Menino com Menina” de Ivan Ângelo do livro De conto em conto, após a contação  perguntar para aos alunos  que tipo de  (historia) texto é esse.  Explicar que é um conto, suas estruturas e características. Deixar os alunos falarem livremente sobre contos e as historias que já conhecem.

     Negócio de menino com menina   (Ivan Angelo)  

     O menino, de uns dez anos, pés no chão, vinha andando pela estrada de terra da fazenda com a gaiola na mão. Sol forte de uma hora da tarde. A menina, de uns nove anos, ia de carro com o pai, novo dono da fazenda.

     Gente de São Paulo. Ela viu o passarinho na gaiola e pediu ao pai:

     — Olha que lindo! Compra pra mim? 

     O homem parou o carro e chamou:

     — Ô menino. O menino voltou, chegou perto, carinha boa. Parou do lado da janela da menina. O homem:

     — Esse passarinho é pra vender?

     — Não senhor.

     O pai olhou para a filha com uma cara de deixa pra lá. A filha pediu suave como se o pai tudo pudesse:

     — Fala pra ele vender.

     O pai, mais para atendê-la, apenas intermediário:

     — Quanto você quer pelo passarinho?

     — Não tou vendendo não senhor.

     A menina ficou decepcionada e segredou:

     — Ah, pai, compra.

     Ela não considerava, ou não aprendera ainda, que negócio só se faz quando existe um vendedor e um comprador. No caso, faltava o vendedor. Mas o pai era um homem de negócios, águia da Bolsa, acostumado a encorajar os mais hesitantes ou a virar a cabeça dos mais recalcitrantes:

   — Dou dez mil.

   — Não senhor.

   — Vinte mil.

   — Vendo não.

   O homem meteu a mão no bolso, tirou o dinheiro, mostrou três notas, irritado.

   — Trinta mil.

   — Não tou vendendo, não, senhor.

   O homem resmungou "que menino chato" e falou pra filha:

   — Ele não quer vender. Paciência.

   A filha, baixinho, indiferente às impossibilidades da transação:

   — Mas eu queria. Olha que bonitinho.

   O homem olhou a menina, a gaiola, a roupa encardida do menino, com um rasgo na manga, o rosto vermelho de sol.

   — Deixa comigo.

   Levantou-se, deu a volta, foi até lá. A menina procurava intimidade com o passarinho, dedinho nas gretas da gaiola. O homem, maneiro, estudando o adversário:

   — Qual é o nome deste passarinho?

   — Ainda não botei nome nele, não. Peguei ele agora.

   O homem, quase impaciente:

   — Não perguntei se ele é batizado não, menino. É pintassilgo, é sabiá, é o quê?

   — Aaaah. É bico-de-lacre.

   Menina, pela primeira vez, falou com o menino:

   — Ele vai crescer?

   O menino parou os olhos pretos nos olhos azuis.

   — Cresce nada. Ele é assim mesmo, pequenininho.

   O homem:

   — E canta?

   — Canta nada. Só faz chiar assim.

   — Passarinho besta, hein?

   — É. Não presta pra nada, é só bonito.

   — Você pegou ele dentro da fazenda?

   — É. Aí no mato.

   — Essa fazenda é minha. Tudo que tem nela é meu. O menino segurou com mais força a alça da gaiola, ajudou com a outra mão nas grades. O homem achou que estava na hora e falou já botando a mão na gaiola, dinheiro na outra mão.

   — Dou quarenta mil, pronto. Toma aqui.

   — Não senhor, muito obrigado.

   O homem, meio mandão:

   — Vende isso logo, menino. Não tá vendo que é pra menina?

   — Não, não tou vendendo não.

   — Cinqüenta mil! Toma! — e puxou a gaiola.

   Com cinqüenta mil se comprava um saco de feijão, ou dois pares de sapatos, ou uma bicicleta velha.

   O menino resistiu, segurando a gaiola, voz trêmula.

   — Quero não senhor. Tou vendendo não.

   — Não vende por quê, hein? Por quê?

   O menino acuado, tentando explicar:

   — É que eu demorei a manhã todinha pra pegar ele e tou com fome e com sede, e queria ter ele mais um pouquinho. Mostrar pra mamãe.

   O homem voltou para o carro, nervoso. Bateu a porta, culpando a filha pelo aborrecimento.

   — Viu no que dá mexer com essa gente? É tudo ignorante, filha. Vam'bora.

   O menino chegou pertinho da menina e falou baixo, para só ela ouvir:

   — Amanhã eu dou ele pra você.

   Ela sorriu e compreendeu.

   Depois de ouví-los, mencionar os contos de fadas e  apresentar outras modalidades de contos: maravilhosos, fantásticos, psicológicos e realistas.

http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1706u25.jhtm (acesso em 23/09/2010)  

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Contos_de_fadas (acesso em 23/09/2010)    

http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_fant%C3%A1stica (acesso em 23/09/2010)   

http://pt.wikipedia.org/wiki/Contos_maravilhosos (acesso em 23/09/2010)  

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=291052 (acesso em 23/09/2010)   

 2ª Etapa  

 Levar os alunos à biblioteca para realizar a leitura de algum conto. Durante a leitura deverá registrar a bibliografia, resumo e comentário pessoal.  

 3ª Etapa  

 Em outra aula estudar a estrutura que todo  texto deve ter,  coerências, coesão e as  diferenças entre o falar e o escrever.

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Texto#Textos_Liter.C3.A1rios_e_n.C3.A3o_Liter.C3.A1rios   

 Assistir aos vídeos para compreender melhor sobre a coesão e coerência   

http://www.youtube.com/watch?v=_5aYW_n86GU&feature=related 

 http://www.youtube.com/watch?v=kcFYSrsqEHo&feature=related

 4ª Etapa    

Fazer em sala o reconto do texto lido de acordo com os critérios estudados sobre a produção de texto.  

 5ª Etapa  

 No laboratório de informática, o aluno aprenderá a criar um hipertexto, links através de observações e pesquisas em outros hipertextos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto 

  6ª Etapa   

Montagem do próprio hipertexto no laboratório de informática, por meio de um roteiro estabelecido, que deverá  constar:  

 1.    Definição de conto

2.     Características

3.     Resumo do conto lido

4.     Biografia do autor

5.     Bibliografia

  7ª Etapa

Após montagem do hipertexto os alunos irão postá-lo no blog  da biblioteca (bibliotecadocerb.blogspot.com). Logo após, irão ler os hipertextos dos colegas para se autoavaliarem e ver as correções necessárias. Depois do texto estiver totalmente pronto, cada aluno deverá ler e comentar o hipertexto que mais gostou.

Recursos Complementares

- Dicionários

Avaliação

  Os alunos serão avaliados durante todo o processo de execução das atividades e da produção do texto até a conclusão final de cada um. Serão avaliados também em participação, interesse, oralidade, criatividade, criação de pagina pessoal com hipertexto e links.  O professor poderá fazer alguns questionamentos para avaliar seu trabalho e dos alunos:

  • Os alunos conseguiram produzir um hipertexto? Houve dificuldades? Se houve quais foram ? O que poderá ser mudado?
  • Houve cooperação entre os alunos? Alguém se prontificou a ajudar o colega na dificuldade em que se encontrava?
  • Os alunos se interessaram por essa ferramenta? Participaram ativamente ou ficaram dispersos?
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.