Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Português de Portugal e português do Brasil – semelhanças e diferenças

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Graça Regina Franco da Silva Reis
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

a- Ouvir o autor José Saramago contando a história A maior flor do mundo por meio de vídeo.

b- Perceber semelhanças e diferenças na pronúncia e no significado de algumas palavras.

c- Pesquisar outras palavras com significados diferentes nos dois países.

d- Identificar a função do acordo ortográfico da língua portuguesa.

e- Pesquisar, via internet, os países que falam oficialmente a língua portuguesa.

f- Realizar pesquisa a respeito destes países – localização, cultura...

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer a história "A maior flor do mundo" de José Saramago

Estratégias e recursos da aula

aula 1 - Com as crianças na sala de vídeo, assistir ao curta-metragem  "A maior flor do mundo", baseado na história de José Saramago, já lida pelas crianças.

 

Retirado de: http://vimeo.com/3691184

Depois de assistir ao vídeo, incentivar que as crianças falem sobre o que viram. O que o curta-metragem tem de igual ao livro? O que tem de diferença em relação ao livro? O que lhes pareceu mais interessante? Por quê? Quem já tinha visto um curta-metragem? O que exatamente significa um curta-metragem?

Após o debate, lançar as seguintes questões para a turma:

O narrador - que neste caso é o autor da história - fala um português igual ao nosso? Por quê? De onde é o português que ele fala?

Vamos localizar Portugal no mapa-múndi?

Para casa - procurar descobrir - Por que falamos português?

Aula 2 - Rodada de respostas com as descobertas das crianças.

Discutir um pouco a questão do que é "colonização" e do porquê o português falado no Brasil não é igual ao falado em Portugal. Que outras influências recebemos?

Para estudar um pouco...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Portugu%C3%AAs_brasileiro

Lançar um novo desafio

Professor, pesquise no site abaixo, algumas palavras que tenham significados diferentes no português do Brasil e no português de Portugal. Faça um dominó de palavras, um jogo da memória, ou apenas lance o seguinte desafio: fale a palavra no português de Portugal e deixe que tentem adivinhar que palavra é equivalente no português falado no Brasil. Monte com eles um dicionário ilustrado com as palavras descobertas.

Você pode pesquisar as palavras neste site:

http://www.alzirazulmira.com/diferencas.htm

aula 3 - Que outros países do mundo falam português?

 Distribuir alguns mini textos informativos para que leiam e possam retirar informações importantes. Registrar a atividade numa reta de chamada.

Espalhada pelos cinco Continentes, a língua portuguesa figura entre as mais faladas do mundo. Estruturada a partir do século XII, desde o século XV ultrapassou as fronteiras da Península Ibérica, acompanhando as caravelas lusitanas na aventura das grandes navegações... A língua portuguesa é oficial em 7 países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, os quais são chamados de lusófonos. E, apesar da incorporação de vocábulos nativos, de certas particularidades de sintaxe, pronúncia e grafia, a língua portuguesa mantém uma unidade.

http://www.girafamania.com.br/girafas/lingua_portugues.html

A língua portuguesa é a quinta mais falada e a terceira do mundo ocidental, superada pelo inglês e o castelhano. Atualmente, aproximadamente 250 milhões de pessoas no mundo falam Português, o Brasil responde por cerca de 80% desse total. Diante disso, no mundo a língua portuguesa é instituída como oficial em Portugal, Ilha da Madeira, Arquipélago dos Açores, Brasil, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Diante da grandiosidade da língua, em países do MERCOSUL é obrigatório o ensino do português como disciplina escolar. Existem ainda lugares que utilizam a língua de forma não oficial, assim o idioma é falado por uma restrita parcela da população, são eles: Macau, Goa (um estado da Índia) e Timor Leste na Oceania.

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/paises-que-falam-portugues.htm

O português no mundo O mundo lusófono (que fala português) é avaliado hoje entre 190 e 230 milhões de pessoas. O português é a oitava língua mais falada do planeta, terceira entre as línguas ocidentais, após o inglês e o castelhano. O português é a língua oficial em oito países de quatro continentes: Angola (10,9 milhões de habitantes) Brasil (185 milhões) Cabo Verde (415 mil) Guiné Bissau (1,4 milhão) Moçambique (18,8 milhões) Portugal (10,5 milhões) São Tomé e Príncipe (182 mil) Timor Leste (800 mil).

http://www.linguaportuguesa.ufrn.br/pt_3.php

Discutir com eles as informações encontradas nos textos, que nem sempre são iguais. Como realizar esta descoberta, então? Levar os alunos para a sala  de informática e pesquisar com eles a Comunidade dos países de Língua Portuguesa, encontrada no site  http://www.cplp.org/

Lá encontraremos a informação dos países que fazem parte desta comunidade. São eles:

 

Localizar no mapa estes países:

A

Aula 4- Ainda na sala de informática, descobrir curiosidades sobre a cultura, a economia e a geografia destes países.

Montar uma ficha com eles;

País:

Continente onde se localiza:

Características geográficas:

Curiosidades econômicas:

Comidas típicas:

Entre outras coisas que a turma possa encontrar.

Montar com eles um mural - PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA - colocar as fichas, as bandeiras de cada país e o mapa-múndi com a localização de todos eles Esta atividade pode ser exposta para as outras turmas da escola, ou mesmo para os familiares dos alunos. Neste caso, podem  montar a brincadeira das palavras, usada na aula 2.

aula 5- Mas o que o acordo ortográfico que tanto tem se falado e que já está em vigor tem a ver com todos estes países?

Texto informativo

Retirados de:

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/artes-e-literatura/vem-ai-mudancas-na-lingua-portuguesa/vem-ai-mudancas-na-lingua-portuguesa-0/?searchterm=None

Depois da leitura do texto, montar um quadro com o resumo das descobertas para o registro final no caderno.

 

Acordo ortográfico

O que é?

Quando foi elaborado?

Quando entrou em vigor?

Que países já adotaram o acordo?

 

 

 

 

Para fechar a aula, sugiro uma brincadeira: com o acordo ortográfico na mão, pegar a parte relacionada aos hífens e descobrir junto com as crianças como algumas palavras são escritas hoje em dia.

Por exemplo:

Escrevíamos microondas e agora escrevemos micro-ondas.

 

Recursos Complementares
Avaliação

 Avaliar;

a- O processo diário,

b- A participação nas pesquisas das palavras,

c- Participação nas pesquisas sobre os países que falam oficialmente a língua portuguesa e apresentação do trabalho.

d- Compreensão do texto lido por meio do preenchimento do quadro resumo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.