24/08/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
• Aprimorar a Consciência Corporal;
• Aumentar as sensibilidades;
• Conhecer melhor o corpo sensoriamente.
Nenhum conhecimento prévio precisa ser trabalhado
Aula 1
Professor, iniciar a aula colocando para debate as seguintes expressões:
As expressões colocadas são apenas uma sugestão norteadora para ser trabalhada. Se for de gosto, podem ser alteradas desde que o objetivo na correlação das expressões e na tipificação corporal não seja lesado.
O que cada uma significa? Por que usamos o corpo para colocar o que estamos sentindo? É comum fazer das expressões que tem cunho sentimental, cunho corporal? Por quê? Existem bloqueios na mente que nos fazem interagir com o corpo para a melhor identificação do problema?
Introduza a expressão consciência corporal e pergunte o conhecimento dos alunos sobre o assunto. O que é, em que melhora, o que aumenta, quais as características de uma pessoa que trabalha a consciência corporal. Depois de ouvir as respostas, passar o vídeo no link:
http://www.youtube.com/watch?v=ml8wXk_tew8
Explicar a necessidade da consciência corporal para o melhoramento do corpo e percepção dos estímulos. A ajuda que a identificação das respostas pode dar com relação aos sinais do corpo quando em vias de ficar doente, doente ou recuperando a saúde.
Perguntar uma boa estratégia para desenvolver a consciência corporal e fazer um link com o toque, pois quando se toca, se sente, e ao sentir, se identifica várias características no toque, como leves, fortes, rápidos, demorados, relaxantes, despertadores etc.
Acessar para a leitura o texto no link:
http://www.brasilescola.com/educacaofisica/massagem.htm
Aula 2
Agora, com os alunos direcionados, fazer duplas para que um ajude o outro com os alongamentos. Após uma curta sessão de alongamentos, um aluno se coloca a frente do outro e de olhos fechados vai experimentando várias sensações de toques, leves ao fortes ou vice-versa, bem como demorados, rápidos etc.
É interessante que os alunos sejam levados a conhecer novas sensações, tais como se colocarem de olhos fechados e experimentarem ser tocados apoiados em apenas umas das pernas, criando confiança de que seu parceiro está lá para ajudá-lo a não se desequilibrar. Neste momento podem vir outras pessoas e tocar os pés, os braços, a cabeça, aumentando os estímulos e a confiança no parceiro que ainda estará auxiliando para não perder o equilíbrio.
http://www.conscienciacorporal.com.br/
http://pt.shvoong.com/books/369662-esquema-corporal-imagem-corporal-consci%C3%AAncia/
http://www.confef.org.br/RevistasWeb/n2/consciencia_corporal.pdf
A avaliação será o interesse no envolvimento dos alunos na aula.
Duas estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Duas estrelasLegal... mas acredito que não funcionaria aqui na nossa realidade de ensino fundamental... Talvez no Ensino Médio... Mas gostariamos muito que desse certo.... Na teoria acredito que dá... mas a pratica em duplas?????