Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Fotografia urbana - Um olhar interdisciplinar sobre lugares da cidade

 

20/12/2010

Autor e Coautor(es)
Marileusa de Oliveira Reducino
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final Geografia Cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo
Ensino Fundamental Final Geografia Mapas como possibilidade comparativa das diferentes paisagens e lugares
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Apresentar as imagens das sete maravilhas do patrimônio cultural histórico mundial: as sete maravilhas do mundo contemporâneo;
  • Localizar geograficamente as imagens apresentadas;
  • Realizar uma pesquisa oral, com diferentes pessoas, sobre quais seriam as sete maravilhas da cidade;
  • Apresentar o resultado da pesquisa em fotografias;
  • Eleger sete imagens resultantes da pesquisa realizada;
  • Construir um mapa, localizando as maravilhas elegidas;
  • Produzir em tamanho 1 m x 1m as sete maravilhas mais citadas nas pesquisas;
  • Compreender o que vem a ser instalação;
  • Organizar uma instalação das reproduções produzidas.
Duração das atividades
• 07 Aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  •  Noções básicas de Photoshop
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

  •  As do mundo antigo:
  1.  As Pirâmides de Gizé;
  2. Estátua de Zeus em Olímpia;
  3. Jardins suspensos da Babilônia;
  4. Templo de Ártemis em Éfeso;
  5. Mausoleu de Halicarnassus;
  6. Colosso de Rhodes;
  7. Farol de Alexandria.

  •  As do mundo contemporâneo:
  1. A estátua do Cristo Redentor;
  2. A grande muralha da China;
  3. A edificação em Petra;
  4. A cidade de Machu Picchu;
  5. A pirâmide de Chicehen Itzá;
  6. O Coliseu;
  7. O Taj Mahal.

Aula 2 e 3

  •  Reservar a sala de informática para esta aula;
  •  Dizer para os alunos abrirem uma página na internet que contenha o mapa mundi, copiando-o para o programa photoshop e depois alocarem sobre o mapa mundi, as 14 maravilhas do mundo;
  • Abrir o endereço do site do mapa mundi http://pra-frente-brasil-afn.blogspot.com/2010/05/mapa-mundi-clik-para-ampliar.html, clic com o mouse com o lado direito e copie a imagem do mapa mundi;
  •  Abra o photoshop. Sugestão de link explicativo: http://blogger-da-fulaninha.blogspot.com/2010/05/como-usar-o-photoshop-cs3-em-portugues.ht;
  • Vá na barra de menus em arquivo, novo e clic em ok;
  •  Aparecerá uma tela em branco, vá em editar, colar e sobre esta tela aparecerá o mapa mundi copiado da internet;
  •  Faça o mesmo processo com as imagens das 14 maravilhas do mundo;
  •  Segue sugestão de links: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sete_maravilhas_do_mundo#Pir.C3.A2mide_de_Qu.C3.A9ops;
  •  Após ter copiado para o photoshop todas as imagens, clic sobre a imagem que pretende arrastar para o mapa, sobre esta aparecerá uma seta, segure com o mouse e arraste a imagem sobre o mapa, esta aparecerá sobre este, arraste-a até o seu país de origem. Por exemplo, as pirâmides deverão ficar sobre o Egito. Localize o Egito no mapa e deixe a imagem das pirâmides sobre este país;
  •  Proceda da mesma forma com todas as outras imagens;
  •  Assim que for colocando-as sobre o mapa delete as que ficaram por fora clicando sobre o X em vermelho;
  •  Após a distribuição das imagens sobre o mapa vá em camada e clic em achatar imagem;
  • Auxiliar os alunos na colagem das imagens sobre o mapa, explicando-lhes como utilizar o programa photoshop;
  •  Salvar as imagens obtidas em formato JPG;
  •  Nosso mapa ficará assim:

Imagem de autoria Marileusa Reducino

  •   Pedir aos alunos que procedam da mesma maneira com o mapa das 7 maravilhas contemporâneas;
  •  Nosso mapa ficará assim:

 Imagem de autoria Marileusa Reducino

Aula 4

  •  Conseguir a parceria do/a professor/a de Geografia;
  • Conversar com os alunos, perguntando-lhes sobre o que perceberam de diferente nos dois mapas;
  •  Fazer uma relação com os locais mais habitados na antiguidade e os na contemporaneidade;
  •  Perguntar aos alunos se eles compreendem o porquê da aglomeração das sete maravilhas do mundo antigo nas regiões da Europa e  norte da África;
  •  Escutar as explicações dos alunos e retomar sobre o local de origem da humanidade;
  •  Apresentar um mapa representativo da origem dos homens no planeta, fazendo com que os alunos percebam o período de surgimento do homem nos cinco continentes (estas discussões ficarão a cargo do professor de Geografia);

  • Sugestão de link: http://www.searadaciencia.ufc.br/especiais/biologia/origemdohomo/origemdohomo03.htm;
  •  Dividir a sala em 5 grupos e dizer para os alunos realizarem para a próxima semana uma pesquisa oral com os habitantes da cidade, perguntando aos entrevistados: Quais seriam as sete maravilhas da cidade em que moram?;
  •  Falar para cada grupo fotografar 7 locais mais apontados pelos moradores entrevistados;
  •  Explicar aos alunos que as fotos retiradas devem ser gravadas em Cd ou Pen-drive.

Aula 5

  •  Reservar o laboratório de informática da escola;
  • Disponibilizar nos computadores do laboratório o mapa da cidade para que neles os alunos possam trabalhar, tal como fizeram com o mapa mundi e as maravilhas do mundo antigo e contemporâneo;
  • Falar para que cada grupo trabalhe no photoshop as imagens gravadas em CD ou Pen-drive sobre o mapa da cidade;
  • Pedir aos alunos que gravem novamente em CD ou Pen-drive o trabalho realizado no photoshop.

 Aula 6

  • Dispor para esta aula um aparelho de data-show;
  • Apresentar as imagens produzidas pelos alunos na aula anterior;
  •  Instigar os alunos a refletirem sobre os locais de maior concentração das maravilhas escolhidas pelos moradores;
  • Falar para os alunos observarem se tiveram imagens repetidas e quais os, possíveis fatores que levaram a esta repetição: seriam lugares que marcam o registro de início da cidade? Ou, que representam a importância de um acontecimento histórico? Ou, são construções contemporâneas que chamam a atenção pela sua estética? Ou, mais antigas? Dentre outros;
  •  O/A professor/a de Geografia poderá aproveitar esta aula para retomar com os alunos o lugar de origem das primeiras construções na cidade e a direção geográfica ocupada em sua expansão nos anos procedentes. Como também o período de fundação da cidade e se esta possui características progressista ou conservadorista;
  • Selecionar com os alunos as imagens que representam os lugares escolhidos objetivando sua apresentação ao público, por meio de uma instalação a ser montada na próxima aula.

 Aula 7

  •  Providenciar, com antecedência, a ampliação das imagens fotografadas e escolhidas pelos alunos em tamanho de 1m x 1m, fio de nylon e um espaço na escola para serem expostos;
  •  Discutir com os alunos a disposição das reproduções no espaço da instalação, de forma a possibilitar uma estética agradável sem que o trânsito dos visitantes atrapalhe a apreciação das fotografias;
  •  Montar a instalação e convidar os públicos escolar e familiar a visitarem a exposição;
  •  Falar para os alunos conversarem com o público sobre o processo de pesquisa e de produção do trabalho realizado.      
Recursos Complementares
Avaliação
  • A avaliação desta aula, nas disciplinas de Artes e de Geografia, será realizada durante todo o percurso de pesquisa e de produção do trabalho até a sua culminância na Instalação das 7 maravilhas da cidade.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.