Pedir para os alunos pesquisarem o lugar de origem das maravilhas pesquisadas, ou seja, o país onde estavam/estão localizadas;
Listá-las:
As do mundo antigo:
As Pirâmides de Gizé;
Estátua de Zeus em Olímpia;
Jardins suspensos da Babilônia;
Templo de Ártemis em Éfeso;
Mausoleu de Halicarnassus;
Colosso de Rhodes;
Farol de Alexandria.
As do mundo contemporâneo:
A estátua do Cristo Redentor;
A grande muralha da China;
A edificação em Petra;
A cidade de Machu Picchu;
A pirâmide de Chicehen Itzá;
O Coliseu;
O Taj Mahal.
Aula 2 e 3
Reservar a sala de informática para esta aula;
Dizer para os alunos abrirem uma página na internet que contenha o mapa mundi, copiando-o para o programa photoshop e depois alocarem sobre o mapa mundi, as 14 maravilhas do mundo;
Após ter copiado para o photoshop todas as imagens, clic sobre a imagem que pretende arrastar para o mapa, sobre esta aparecerá uma seta, segure com o mouse e arraste a imagem sobre o mapa, esta aparecerá sobre este, arraste-a até o seu país de origem. Por exemplo, as pirâmides deverão ficar sobre o Egito. Localize o Egito no mapa e deixe a imagem das pirâmides sobre este país;
Proceda da mesma forma com todas as outras imagens;
Assim que for colocando-as sobre o mapa delete as que ficaram por fora clicando sobre o X em vermelho;
Após a distribuição das imagens sobre o mapa vá em camada e clic em achatar imagem;
Auxiliar os alunos na colagem das imagens sobre o mapa, explicando-lhes como utilizar o programa photoshop;
Salvar as imagens obtidas em formato JPG;
Nosso mapa ficará assim:
Imagem de autoria Marileusa Reducino
Pedir aos alunos que procedam da mesma maneira com o mapa das 7 maravilhas contemporâneas;
Nosso mapa ficará assim:
Imagem de autoria Marileusa Reducino
Aula 4
Conseguir a parceria do/a professor/a de Geografia;
Conversar com os alunos, perguntando-lhes sobre o que perceberam de diferente nos dois mapas;
Fazer uma relação com os locais mais habitados na antiguidade e os na contemporaneidade;
Perguntar aos alunos se eles compreendem o porquê da aglomeração das sete maravilhas do mundo antigo nas regiões da Europa e norte da África;
Escutar as explicações dos alunos e retomar sobre o local de origem da humanidade;
Apresentar um mapa representativo da origem dos homens no planeta, fazendo com que os alunos percebam o período de surgimento do homem nos cinco continentes (estas discussões ficarão a cargo do professor de Geografia);
Dividir a sala em 5 grupos e dizer para os alunos realizarem para a próxima semana uma pesquisa oral com os habitantes da cidade, perguntando aos entrevistados: Quais seriam as sete maravilhas da cidade em que moram?;
Falar para cada grupo fotografar 7 locais mais apontados pelos moradores entrevistados;
Explicar aos alunos que as fotos retiradas devem ser gravadas em Cd ou Pen-drive.
Aula 5
Reservar o laboratório de informática da escola;
Disponibilizar nos computadores do laboratório o mapa da cidade para que neles os alunos possam trabalhar, tal como fizeram com o mapa mundi e as maravilhas do mundo antigo e contemporâneo;
Falar para que cada grupo trabalhe no photoshop as imagens gravadas em CD ou Pen-drive sobre o mapa da cidade;
Pedir aos alunos que gravem novamente em CD ou Pen-drive o trabalho realizado no photoshop.
Aula 6
Dispor para esta aula um aparelho de data-show;
Apresentar as imagens produzidas pelos alunos na aula anterior;
Instigar os alunos a refletirem sobre os locais de maior concentração das maravilhas escolhidas pelos moradores;
Falar para os alunos observarem se tiveram imagens repetidas e quais os, possíveis fatores que levaram a esta repetição: seriam lugares que marcam o registro de início da cidade? Ou, que representam a importância de um acontecimento histórico? Ou, são construções contemporâneas que chamam a atenção pela sua estética? Ou, mais antigas? Dentre outros;
O/A professor/a de Geografia poderá aproveitar esta aula para retomar com os alunos o lugar de origem das primeiras construções na cidade e a direção geográfica ocupada em sua expansão nos anos procedentes. Como também o período de fundação da cidade e se esta possui características progressista ou conservadorista;
Selecionar com os alunos as imagens que representam os lugares escolhidos objetivando sua apresentação ao público, por meio de uma instalação a ser montada na próxima aula.
Aula 7
Providenciar, com antecedência, a ampliação das imagens fotografadas e escolhidas pelos alunos em tamanho de 1m x 1m, fio de nylon e um espaço na escola para serem expostos;
Discutir com os alunos a disposição das reproduções no espaço da instalação, de forma a possibilitar uma estética agradável sem que o trânsito dos visitantes atrapalhe a apreciação das fotografias;
Montar a instalação e convidar os públicos escolar e familiar a visitarem a exposição;
Falar para os alunos conversarem com o público sobre o processo de pesquisa e de produção do trabalho realizado.
A avaliação desta aula, nas disciplinas de Artes e de Geografia, será realizada durante todo o percurso de pesquisa e de produção do trabalho até a sua culminância na Instalação das 7 maravilhas da cidade.
Opinião de quem acessou
Sem estrelas
0 classificações
Cinco estrelas0/0 - 0%
Quatro estrelas0/0 - 0%
Três estrelas0/0 - 0%
Duas estrelas0/0 - 0%
Uma estrela0/0 - 0%
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.