Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Leitura de imagem – possibilidades entre recursos estéticos e imaginação criativa

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
Marileusa de Oliveira Reducino
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas sintáticas
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Pesquisar artistas que, em suas obras, representam o medo e/ou o sobrenatural;
  •  Discutir sobre as cores, as linhas e os recursos estéticos, utilizados pelo artista pra atingir o seu objetivo;
  •  Buscar histórias, na literatura brasileira, de medo ou de assombrações;
  •  Elaborar uma composição que represente a história pesquisada;
  • Pintar a composição, optando por cores, linhas e recursos estéticos similares aos utilizados pelos artistas estudados.
Duração das atividades
• 05 Aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Releitura;
  • Pintura com acrílica sobre tela;
  • Leitura de imagem
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

  •  Apresentar para os alunos imagens de pinturas que tenham como tema o medo e o sobrenatural;
  • Segue sugestão de imagens e seus links correspondentes:

O grito – Edward Munch – disponível em: http://descompassado.com/o-grito-edvard-munch/ 

Entre o medo do real e o confortável suporte do absurdo ou “A boneca fecundante” Disponível em: http://estradapoeirenta.blogspot.com/2007/06/boneca-fecundante.html 

  “A libertação de São Pedro” de Rafael Disponível em: http://al2009007.wordpress.com/about/  

O Pesadelo. Henry Fuseli  Disponível em: http://www.cafetarot.com.br/2008/12/arcanos-na-pintura-mundial-ii.html

  • Dividir a sala em quatro grupos, de acordo com o número de imagens apresentadas;
  • Dizer para cada aluno analisar a imagem, obedecendo às seguintes sugestões de perguntas:
  1. Quais os elementos que eu reconheço e que compõem a imagem?;
  2. Quais as cores predominantes e quais as secundárias?;
  3. Quais linhas e formas geométricas eu consigo identificar na composição da imagem?;
  4. Quem é o artista que pintou este trabalho, em que época viveu ou vive?;
  5. Que movimento artístico o artista pertenceu/pertence?;
  6. Onde na imagem eu identifico o medo ou o sobrenatural?;
  • Falar para os alunos apresentarem para os demais colegas o resultado de sua apreciação;
  • Pedir para os alunos, durante a semana que antecede a aula de Artes, realizarem uma pesquisa sobre histórias de medo ou de sobrenatural, levando-as para a próxima aula;
  • Segue sugestão de links:
  1. Histórias infantis. Disponível em: http://www.contos.poesias.nom.br/historiasinfantis/historiasinfantis.htm;
  2. Os três porquinhos. disponível em: http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=24 ;
  3. Os três amigos. Disponível em: http://eraumavez.kazulo.pt/2277/os-tres-amigos.htm 

Aula 2

  •  Solicitar aos alunos que leiam as histórias pesquisadas durante a semana antecedente à aula;
  •  Colocar as imagens apresentadas na aula anterior e analisadas pelos alunos nas paredes da sala;
  •  Entregar para os alunos uma folha de papel sulfite A4, para eles desenharem uma das cenas da história pesquisada e socializada com os colegas;
  •  Lembrar os alunos que durante a composição do desenho eles devem relacionar elementos da história  e das imagens lidas na aula anterior;
  •  Acompanhar e orientar os alunos na elaboração do estudo para pintura.

 Aulas 3 e 4

  •  Entregar para cada aluno uma tela de aproximadamente 20 x 20 cm e dizer para passarem o desenho elaborado na aula anterior para esta com lápis HB;
  •  Distribuir sobre as mesas tinta acrílica solúvel em água ou tinta guache temperada com cola, pincéis, papel toalha e potes com água;
  •  Dizer para os alunos pintarem a tela, tendo como referência as cores, as linhas e as formas percebidas nas imagens apreciadas na Aula 1.

Aula 5

  •  Avaliar as pinturas, socializando-as em sala de aula;
  • Retomar com os alunos a história que cada pintura referenda e qual parte da história os alunos escolheram para representar;
  • Analisar com a turma se cada trabalho de pintura atingiu os objetivos solicitados, quais sejam: a representação de uma cena da história escolhida que ressalte o medo ou o sobrenatural. Se as cores, as linhas e as formas relacionam-se com aos trabalhos lidos na primeira aula.        
Recursos Complementares
Avaliação
  • A avaliação desta aula, será realizada na aula 5 já relatada anteriormente.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.