Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Circo na escola: atividades de equilíbrio

 

13/12/2010

Autor e Coautor(es)
TIAGO LISBOA BARTHOLO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Dança: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar e categorizar diferentes modalidades do universo circense.

Identificar práticas circenses que trabalhem o equilíbrio.

Praticar atividades de equilíbrio identificando suas principais dificuldades.

Duração das atividades
Uma aula de cinquenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Compreender o conceito de equilibro.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Caro professor, a primeira atividade da aula será realizada na sala de vídeo da escola. Apresente seis vídeos com diferentes modalidades circenses para os alunos. Peça para que individualmente cada aluno escreva as atividades que eles observaram nos vídeos.   

http://www.youtube.com/watch?v=tBqUTZuuUTg  

http://www.youtube.com/watch?v=_F01cMlarzo  

http://www.youtube.com/watch?v=o_5GQYhSxbo&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=2VwQrGxJrkM&feature=fvst  

http://www.youtube.com/watch?v=86czAr_crEw&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=eH7zCH8VE58    

Repita cada vídeo duas vezes. Após o término das apresentações, o professor deverá organizar uma grande lista com o nome das atividades listadas pelos alunos. Esgote todas as possibilidades e exclua aquelas que estejam repetidas. Caso os alunos conheçam alguma modalidade circense que não tenha sido observada nos vídeos elas poderão ser incluídas na grande lista.

A segunda tarefa da turma será agrupar as diferentes modalidades. Peça para os alunos criarem categorias para as modalidades circenses. As opções são variadas:

1) por ações motoras (acrobacias; manipulação; equilíbrio; encenação).

2) tamanho dos objetos utilizados.

3) tipo de objeto.

Caso os alunos tenham dificuldade sugira ao grupo categorizar por diferentes ações motoras.   

Atividade 2:

A segunda atividade será focada nas atividades de equilíbrio. Peça para os alunos destacarem na lista elaborada todas as atividades de equilíbrio observadas. Os jovens deverão indicar os materiais utilizados nas respectivas atividades.

 

http://fotosocoteatro.arteblog.com.br/5/ 

Peça para os jovens relacionarem as atividades de equilíbrio observadas com outras atividades práticas nas aulas de educação física que também trabalhem o equilíbrio.

Caso os alunos apresentem dificuldades na compreensão do conceito de equilíbrio indique uma leitura de revisão rápida do conceito.

http://www.brasilescola.com/curiosidades/equilibrio-postural.htm    

Atividade 3: 

Esse terceiro momento será uma atividade de pesquisa. Divida os alunos em grupos de 5 alunos. Cada grupo deverá percorrer o espaço da escola e pesquisar diferentes materiais ou instalações presentes na escola que possibilitem a prática adaptada de modalidades circenses de equilíbrio. Os alunos deverão ser capazes de identificar materiais na escola que possibilitem a prática segura e cada grupo deverá identificar no mínimo dois espaços/materiais adequados para a prática.

http://batuquedogato.sites.uol.com.br/perna_de_pau/pernas_de_pau.htm 

Caro professor, acompanhe os diferentes grupos nesse momento de investigação e procure apresentar soluções conjuntas para os grupos com maior dificuldade. Ao final da pesquisa pela escola (tempo estimado 10 minutos), o professor irá reunir os diferentes grupos para selecionar duas atividades para a prática nas aulas de educação.

Indico aqui algumas sugestões:

1) Atividades de Equilíbrio:

a) “Pega pés de lata” – indicado para turmas do ensino fundamental inicial;

b) Caminhada na perna de pau – indicado para turmas do ensino fundamental final e ensino médio.

http://www.educacaofisica.com.br/colunas_mostra_artigo.asp?id=496  

c) corda bamba – indicado para turmas no ensino fundamental final e ensino médio. Indico a iniciação com as técnicas da “Slackline”.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24026  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24047 

Recursos Complementares

Indico como leitura complementar para o professor:

1) Educação Física Escolar: Pedagogia e Didática das Atividades Circenses

http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php?journal=RBCE&page=article&op=view&path[]=63&path[]=71 

Avaliação

Ao final da aula o professor irá reunir a turma para debater os principais tópicos da aula.

1) Indique quatro modalidades presentes nas práticas circenses.

2) Como podemos categorizar essas diferentes práticas?

3) Há possibilidade de realizarmos atividades do circo na escola? Como isso pode ser feito?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.