13/12/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Identificar e categorizar diferentes modalidades do universo circense.
Identificar práticas circenses que trabalhem o equilíbrio.
Praticar atividades de equilíbrio identificando suas principais dificuldades.
Compreender o conceito de equilibro.
Atividade 1:
Caro professor, a primeira atividade da aula será realizada na sala de vídeo da escola. Apresente seis vídeos com diferentes modalidades circenses para os alunos. Peça para que individualmente cada aluno escreva as atividades que eles observaram nos vídeos.
http://www.youtube.com/watch?v=tBqUTZuuUTg
http://www.youtube.com/watch?v=_F01cMlarzo
http://www.youtube.com/watch?v=o_5GQYhSxbo&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=2VwQrGxJrkM&feature=fvst
http://www.youtube.com/watch?v=86czAr_crEw&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=eH7zCH8VE58
Repita cada vídeo duas vezes. Após o término das apresentações, o professor deverá organizar uma grande lista com o nome das atividades listadas pelos alunos. Esgote todas as possibilidades e exclua aquelas que estejam repetidas. Caso os alunos conheçam alguma modalidade circense que não tenha sido observada nos vídeos elas poderão ser incluídas na grande lista.
A segunda tarefa da turma será agrupar as diferentes modalidades. Peça para os alunos criarem categorias para as modalidades circenses. As opções são variadas:
1) por ações motoras (acrobacias; manipulação; equilíbrio; encenação).
2) tamanho dos objetos utilizados.
3) tipo de objeto.
Caso os alunos tenham dificuldade sugira ao grupo categorizar por diferentes ações motoras.
Atividade 2:
A segunda atividade será focada nas atividades de equilíbrio. Peça para os alunos destacarem na lista elaborada todas as atividades de equilíbrio observadas. Os jovens deverão indicar os materiais utilizados nas respectivas atividades.
http://fotosocoteatro.arteblog.com.br/5/
Peça para os jovens relacionarem as atividades de equilíbrio observadas com outras atividades práticas nas aulas de educação física que também trabalhem o equilíbrio.
Caso os alunos apresentem dificuldades na compreensão do conceito de equilíbrio indique uma leitura de revisão rápida do conceito.
http://www.brasilescola.com/curiosidades/equilibrio-postural.htm
Atividade 3:
Esse terceiro momento será uma atividade de pesquisa. Divida os alunos em grupos de 5 alunos. Cada grupo deverá percorrer o espaço da escola e pesquisar diferentes materiais ou instalações presentes na escola que possibilitem a prática adaptada de modalidades circenses de equilíbrio. Os alunos deverão ser capazes de identificar materiais na escola que possibilitem a prática segura e cada grupo deverá identificar no mínimo dois espaços/materiais adequados para a prática.
http://batuquedogato.sites.uol.com.br/perna_de_pau/pernas_de_pau.htm
Caro professor, acompanhe os diferentes grupos nesse momento de investigação e procure apresentar soluções conjuntas para os grupos com maior dificuldade. Ao final da pesquisa pela escola (tempo estimado 10 minutos), o professor irá reunir os diferentes grupos para selecionar duas atividades para a prática nas aulas de educação.
Indico aqui algumas sugestões:
1) Atividades de Equilíbrio:
a) “Pega pés de lata” – indicado para turmas do ensino fundamental inicial;
b) Caminhada na perna de pau – indicado para turmas do ensino fundamental final e ensino médio.
http://www.educacaofisica.com.br/colunas_mostra_artigo.asp?id=496
c) corda bamba – indicado para turmas no ensino fundamental final e ensino médio. Indico a iniciação com as técnicas da “Slackline”.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24026
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24047
Indico como leitura complementar para o professor:
1) Educação Física Escolar: Pedagogia e Didática das Atividades Circenses
http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php?journal=RBCE&page=article&op=view&path[]=63&path[]=71
Ao final da aula o professor irá reunir a turma para debater os principais tópicos da aula.
1) Indique quatro modalidades presentes nas práticas circenses.
2) Como podemos categorizar essas diferentes práticas?
3) Há possibilidade de realizarmos atividades do circo na escola? Como isso pode ser feito?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!