22/11/2010
Raissa Brescia dos Reis; Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Os alunos poderão compreender as modificações no conceito de Monarquia ao longo do tempo e do espaço e a importância dessa forma de governo no mundo contemporâneo.
INTRODUÇÃO
O conceito de Monarquia e o papel que o monarca ocupava desde a formação dos Estados Modernos, em grande parte da Europa, sofreram grandes modificações após meados do século XVIII. No século XVII, com a chamada Revolução Inglesa, novas perspectivas já haviam sido trazidas à tona, como a degola do próprio rei e o simbolismo que a envolvia, mas a nobreza da Europa Continental não parecia sentir-se muito ameaçada até então. A Revolução Francesa e sua imensa repercussão fariam ressoar novos ideais políticos construídos em torno de ideias iluministas de universalismo e humanismo e balançariam as estruturas nas quais se apoiavam as tradições absolutistas e nobiliárquicas em vários locais da Europa, entre estes principalmente a França. Mesmo após a derrocada de Napoleão Bonaparte e a restauração no Congresso de Viena, o absolutismo não retornaria, e os ecos da revolução e da mobilização popular se fariam ouvir por todo o século XIX. Novas formas de ver o papel da Monarquia foram construídas, não só por aqueles que desejavam emergir do julgo da nobreza, mas também pela própria Corte, que agora se sentia claramente ameaçada. Em alguns países, a aliança entre Parlamento e Monarquia dava estabilidade política e afastava os “perigos” que haviam emergido com a Revolução de 1989; em outros, os aliados ainda enfrentariam muitos problemas, como na França. A Monarquia foi vista por muitos como um entrave, uma instituição pouco condizente com a modernidade e o progresso. Nos países recém-formados da América, a opção quase unânime seria a República. Aquelas que foram capazes de se manter são hoje, em sua maioria, representativas; no entanto, ainda guardam certo poder sobre seus súditos e sobre o imaginário ocidental.
DESENVOLVIMENTO
Primeira atividade
Os alunos deverão ser divididos em grupos. Cada um dos grupos será incumbido de pesquisar a respeito dos seguintes temas:
GRUPO 1 – Identificar e caracterizar a Monarquia francesa: ênfase no absolutismo na França, principalmente o rei Sol;
GRUPO 2 – Identificar e caracterizar a Monarquia inglesa: Carta Magna, Parlamento (Câmara dos Lordes, Câmara dos Comuns);
GRUPO 3 – Identificar e caracterizar a Monarquia portuguesa: a formação pioneira, seus principais elementos nos séculos XVII e XVIII;
GRUPO 4 – Identificar e caracterizar a Monarquia hoje: onde ela permanece, quais são os principais países a manter a monarquia e que forma ela assume nestes.
Os seguintes links serão sugeridos aos alunos para a pesquisa a ser realizada no Laboratório de Informática:
• Monarquia francesa:
http://www.sohistoria.com.br/ef2/centralizacaopoder/p1.php
http://www.brasilescola.com/historiag/formacao-monarquia-nacional-francesa.htm
http://www.brasilescola.com/biografia/luis-sol.htm
• Monarquia inglesa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Absolutismo_na_Inglaterra
http://www.sohistoria.com.br/ef2/centralizacaopoder/p2.php
• Monarquia portuguesa:
http://www.sohistoria.com.br/ef2/centralizacaopoder/p3.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reino_de_Portugal
http://pt.wikipedia.org/wiki/Constitui%C3%A7%C3%A3o_portuguesa_de_1822
http://www.brasilescola.com/historiag/formacao-monarquia-nacional-portuguesa.htm
• Monarquias atuais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Monarquia
Segunda atividade
Após a realização da pesquisa, os alunos deverão ser reagrupados em novos grupos que privilegiem a congregação de estudantes de cada um dos grupos anteriores, de modo que, em cada novo grupo, estejam representantes de todos os anteriores. Os alunos deverão discutir em pequenos círculos, trocando informações e constatando diferenças entre as várias organizações políticas e registrando-as em tópicos, em uma ata da discussão.
Terceira atividade
Por fim os alunos serão dispostos em um círculo na sala, no qual serão expostas a seguintes imagens, com o intuito de incentivá-los a discutir sobre as diferenças entre as várias monarquias e as ideias construídas a respeito delas:
A discussão deve se desenvolver a partir da leitura das imagens e percepção das diferenças e semelhanças presentes nas várias representações oficiais de monarcas. O professor deve fazer questões durante o debate que incentivem a problematização das imagens, tais como:
• Quais são os elementos que mais chamam a atenção nessas imagens?
• Que ideia as representações de cada um dos personagens passam?
• Quais seriam suas relações com o período ao qual elas pertencem?
• Como é possível notar as várias diferenças e semelhanças entre os sistemas de governo monarquistas por meio dessas imagens?
CONCLUSÃO
Os alunos terão desenvolvido, ao fim das atividades, a percepção acerca da multiplicidade das sociedades ao longo do tempo e do espaço, suas modificações e permanências e, portanto, sua não linearidade. Além disso, terão a possibilidade de tratar as imagens produzidas por uma sociedade como práticas desta, que informam acerca dos valores e entendimentos de um tempo, tanto quanto fontes escritas.
A pesquisa e a discussão em grupo serão avaliadas por meio da ata que será feita após o debate e conterá os pontos principais de discussão e as conclusões e será entregue ao professor. O debate com toda a turma será avaliado a partir da participação individual e por um texto final a ser realizado após a discussão, com as informações e percepções acerca da instituição da Monarquia ao longo do tempo.
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