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Ferro: um nutriente importante na alimentação diária

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Misturas homogêneas no cotidiano: identificação a partir de separação de seus componentes.

SELMA GONZAGA SILVA, Cláudia Regina Montes Gumerato

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Dietas e consumo de alimentos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer a importância do Ferro na alimentação.

Identificar as fontes alimentares de Ferro.

Avaliar as consequências da carência e da sobrecarga desse mineral no organismo. 

Duração das atividades
3 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Composição dos alimentos- nutrientes

Estratégias e recursos da aula

Aula 1- Motivação e introdução ao tema

Antes de iniciar as atividades relativas ao tema  o professor deve fazer uma recapitulação do que já foi estudado anteriormente a respeito dos nutrientes que compõem os alimentos: vitaminas, proteínas, carboidratos, lipídios, glicídios, sais  minerais etc. Chamar a atenção dos alunos para os sais minerais, nutrientes necessários ao funcionamento do organismo e que podem ser adquiridos por meio da alimentação. Após essa localização do tema em conteúdos já estudados, deverá projetar imagens previamente selecionadas como as sugeridas a seguir, utilizando o aparelho data show. Como são alimentos bastante comuns, o professor pode levar alguns exemplares para a aula, como os vegetais verde escuros e as leguminosas.

Propor aos alunos que observem as imagens e indiquem quais são os nutrientes presentes nesses alimentos. Se essa aual for posterior ao trabalho com outros nutrientes, eles poderão apontar vários; e isso é importante. Porém, após ouvi-los, concordando ou naõ com suas colocações, fazendo novas indagações, o professor deve enfatizar os sais minerais e o ferro, especificamente. 

feijão - http://blog.jangadeiroonline.com.br/uploads/2010/09/feij%C3%A3o.jpg Acessado em 18/11/2010.

couve -  http://euamoanatureza.files.wordpress.com/2010/09/couve_g.jpg Acessado em 18/11/2010.

Fígado - http://quitandinhas.com/wp-content/uploads/2010/01/bife-figado.jpg Acessado em 18/11/2010.

 grão de bico - http://3.bp.blogspot.com/_3RXhwYXmgVQ/TCY_bcwR2NI/AAAAAAAACQY/--KOSUWk6kk/s1600/grao-de-bico.jpg Acessado em 18/11/2010.

   

carne vermelha -http://www.idea1.com.br/imagens_noticias/15-dicas-e-truques-para-carne-por-miau-caldas.jpg Acessado em 18/11/2010.

Após esse diálogo inicial, o professor deverá entregar aos alunos o texto de fundamentação teórica impresso, com o propósito de fechamento da discussão.

Texto de fundamentação teórica - Ferro: um nutriente indispensável

Fonte do texto: http://casaunb.blogspot.com/2007/04/ferro-consumido-ferro-absorvido.html

Os minerais formam um grupo de nutrientes essenciais ao homem. Dentre eles está o ferro, que foi reconhecido pela primeira vez como nutriente essencial em 1860 e está presente em pequenas quantidades em nosso corpo.  É necessário em pequenas quantidades, porém isso não diminui sua importância no metabolismo humano. Ele é encontrado naturalmente nos alimentos e compõe estruturas do nosso corpo como os grupos ditos heme das proteínas transportadores de oxigênio (hemoglobina e mioglobina). Faz parte também da proteína transportadora de elétrons das mitocôndrias, o citocromo C.

O ferro é indispensável para a formação da hemoglobina, presente nas hemácias, responsável pelo transporte respiratório de oxigênio e dióxido de carbono para as células e é uma parte ativa das enzimas, permitindo sua respiração e metabolismo. Também está presente na oxidação celular, fazendo parte dos sistemas enzimáticos que oxidam a glicose para produzir energia. A ingestão adequada de ferro é fundamental para o funcionamento normal do sistema imunológico e para a função cerebral normal em todas as idades.

Uma dieta equilibrada é o suficiente para atender às nossas necessidades diárias de ferro, porém há algumas especificidades quanto as exigências orgânicas desse sal mineral. Durante a gestação, há um aumento da exigência de ferro, pois além de suprir as necessidades da gestante, a alimentação deve prover o feto de reservas suficientes de ferro para os primeiros meses de vida. Nesse período, a alimentação do lactente é quase exclusivamente composta de leite, alimento pobre em ferro, daí a necessidade da reserva de ferro no feto e a introdução de alimentos, fonte desse nutriente, após o 4° ou 5° mês de vida, quando as reservas começam se esgotar. As exigências são maiores também na adolescência. As necessidades dos homens diminuem após o estirão de crescimento da adolescência, enquanto as necessidades das mulheres continuam sendo altas até após a menopausa.   

Além dessas especificidades quanto à exigência de ferro pelo organismo em faixas etárias e situações específicas, um outro aspectodeve ser considerado para que uma dieta alimentar equilibrada atenda às nossas necessidades diárias de ferro: a efetiva absorção desse nutriente no sitema digestório. Esse aspecto está relacionado, dentre outros fatores, à origem alimentar do ferro ingerido.

Esse micronutriente pode ser encontrado em duas formas na alimentação, o ferro proveniente de fontes animais como as carnes vermelhas em geral, especialmente em vísceras, como o fígado, o rim e o coração; e o oriundo de fontes vegetais, como grãos de leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico, soja), vegetais folhosos como espinafre, couve, rúcula, agrião e outros. A forma de origem animal é mais prontamente absorvida; nas condições encontradas no intestino, é solúvel e sofre mínima influência de fatores químicos e/ou alimentares. Há também um transporte facilitado nas células do intestino para sua captação. O inverso ocorre com o ferro de origem vegetal, que é mais suscetível a compostos que atrapalham a absorção de minerais da dieta por se ligarem a eles e formarem complexos insolúveis. O fitato (principal forma de fósforo nos grãos de cereais e leguminosas) é um exemplo dessas substâncias que são chamadas anti-nutricionais.

 Por outro lado, há compostos que facilitam a absorção, como a vitamina C que se liga ao ferro proveniente de fontes animais, formando compostos solúveis e impedindo que substâncias anti nutricionais se liguem ao mineral. Ou seja, os dois tipos de ferro podem ser absorvidos, porém a situação é mais facilitada para o ferro de origem animal. Então, é importante notar que o conteúdo total de ferro na alimentação não é um indicador real de adequação, pois a disponibilidade desse mineral para o nosso organismo depende de alguns fatores como a qualidade e elementos ou compostos químicos que facilitam ou prejudicam a absorção. O importante é que essa absorção de ferro seja suficiente. A escolha consciente do tipo de alimento e das suas possíveis combinações é essencial para se ter uma dieta saudável e eficiente.

 http://1.bp.blogspot.com/_5w7Fz_h2xQg/SRltwrFjLLI/AAAAAAAADpk/7GBp4hvC3K4/s200/excesso-ferro-alimenta%C3%A7%C3%A3o_unb.jpg Acessado em 18/11/2010.

Dinâmica para estudo do texto

Sugerimos que o professor organize os alunos em trios. Cada grupo deverá ler o texto e, tendo-o como referência, formular uma pergunta, anotando-a em uma tira de papel. O professor recolhe as perguntas e as distribui entre os grupos de modo que cada um receba a questão de outro grupo e a responde consultando o texto. Após um tempo pré-determinado pelo professor, as perguntas e respostas serão lidas por cada grupo, com espaço para correções e/ou complementações pelo grupo que a formulou. O professor deverá intermediar essa discussão onde deverá prevalecer o respeito ao que o outro respondeu e, se houver correções, essas sejam feitas com cordialidade. Cabe também ao professor fazer os destaques necessários e não contemplados.

Aula 2 - Pesquisa na internet

Professor, inicie essa aula retomando as observações e discussões ocorridas na aula anterior. Em seguida forme grupos de no máximo três alunos, para que possam efetuar uma pesquisa na internet. Para isso deverão acessar preferencialmente os sites indicados, que deverão ser apresentados a eles no início da aula, por meio de um pequeno roteiro.

Sugerimos que o professor, após a fundamtação teórica, possibilite um aprofundamento teórico dos alunos por meio de uma pesquisa que contemple algumas questões certamente presentes no cotidiano dos seus alunos. Para possibilitar a pesquisa, sugerimos que os alunos, em grupos de 3, leiam os textos sugeridos e disponibilizados nos endereços apontados a seguir. O professor poderá também indicar um item de pesquisa para cada 2 ou 3 grupos, o que possibilitaria mais tempo para registros e elementos para uma discussão n momento da socialização. Os alunos deverão discutir as informações, registrar suas considerações e socializá-las ao final da aula. O professor deverá ficar atento às informações socializadas, discutindo-as, complementando-as e, se necessário, corrigindo as distorções.

Itens sugeridos para pesquisa

Anemia.

Excesso de ferro na alimentação.

Carência de ferro na alimentação.

Absorção do ferro no sitema disgestório. 

Endereços para a pesquisa

Ferro na alimentação - http://boasaude.uol.com.br/lib/showdoc.cfm?LibDocID=3608&fromcomm=6   Acessado em 18/11/2010. 

Anemia por carência de ferro - http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?25   Acessado em 18/11/2010. 

Deficiência de ferro na alimentação humana - http://www.acessa.com/viver/arquivo/nutricao/2003/03/7-Cristina/ Acessado em 18/11/2010.

Excesso de ferro na alimentação pode causar doenças pesquisa UNB - http://inovabrasil.blogspot.com/2008/11/excesso-de-ferro-na-alimentao-pode.html Acessado em 18/11/2010.

Alimentos ricos em ferro, combate à anemia - http://cyberdiet.terra.com.br/alimentos-ricos-em-ferro-um-auxilio-no-combate-a-anemia-2-1-1-30.html   Acessado em 18/11/2010.

Aula 3 - Fechamento

A fim de retomar o assunto e encaminhar para o fechamento do tema das duas aulas anteriores, sugerimos que o professor exiba o vídeo disponibilizado no endereço:

http://www.youtube.com/watch?v=oMNml9HJRhI Acessado em 18/11/2010.

O professor deverá formar grupos de 4 alunos que tenham pesquisado itens diferentes na aula anterior. Esse grupo deverá ´produzir um texto que sintetize o que foi estudado nas aulas anteriores. O texto deverá contemplar os seguintes itens: importância do mineral ferro no organismo humano; necessidades diárias de ferro e fontes alimentares; anemia por carência de ferro; a sobrecarga de ferro no organismo; absorção do ferro e importância da combinação de alimentos.

Esse texto deverá ser divulgado para a comunidade escolar, após revisão pelo professor. Poderá ser exposto no mural da escola ou publicado no jornal escolar.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação do conteúdo deverá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida.

Poderão ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros, a pesquisa, as discussões e a participação individual e coletiva na socialização.

 Deverá ser usado como instrumento principal de avaliação quantitativa o texto produzido pelos grupos de alunos na última aula.  

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