Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A intertextualidade nos sentidos do texto

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE NERI HORTA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Analisar a intertextualidade empregada em variados gêneros textuais.

Ler e compreender as diversas semioses utilizadas na composição dos textos.

Produzir textos utilizando intertextualidade.

Identificar recursos linguísticos adequados a determinadas situações comunicativas ou intenções do escritor.

Selecionar fontes de pesquisa seguras para a realização de pesquisas.

Duração das atividades
4 aulas geminadas (1 hora e 40 minutos cada) ou 400 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É preciso que os alunos já conheçam a estrutura e as características do gênero artigo e do texto argumentativo. Além disso, é de suma importância que os alunos tenham conhecimentos mínimos de internet e das possibilidades de uso dessa ferramenta.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor,

A intertextualidade nada mais é que um "diálogo" entre textos. Esse diálogo pressupõe um universo cultural muito amplo e complexo, pois implica a identificação e o reconhecimento de remissões a obras ou a trechos mais ou menos conhecidos. Tem como pressuposto básico a capacidade que o interlocutor deve ter em estabelecer relações entre os conteúdos, de interpretar a função daquela citação ou alusão em questão.

O interlocutor deve ter um bom repertório de conhecimento de mundo. Para que isso ocorra, é necessário que se tenha, 'a priori', acesso às mais variadas informações: notícias, reportagens, músicas, textos dos mais variados estilos e gêneros, obras de arte de um modo geral.

Para iniciar essa sequência didática em sala de aula, escolha um tema a ser discutido, analisado e pesquisado em várias fontes, que apresente uma gama de possibilidades de intertextualidade. Eis uma sugestão de tema a ser trabalhado com seus alunos:

AQUECIMENTO GLOBAL

Professor,

Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre o aquecimento global. Liste as informações que eles assimilaram e as fontes das quais eles retiraram as informações anteriormente.

Convide os alunos para o acompanharem até a biblioteca de sua escola. Antes de levá-los até lá, peça à bibliotecária que o auxilie na seleção do material a ser pesquisado sobre o tema: artigos de jornal, reportagens em revistas, enciclopédias, mapas, gráficos e infográficos, contos, crônicas ou até mesmo, livros literários.

Divida seus alunos em pequenos grupos, para que possam empreender a pesquisa, utilizando as mais variadas fontes bibliográficas.

Leve-os para o Laboratório de Informática também para que façam uma pesquisa orientada sobre o tema proposto. Previamente, faça uma pesquisa de sites que melhor definem e explicam o tema. Observe se a linguagem empregada pelos links se adequam ao universo de seus alunos.

Eis um site que merece ser pesquisado pela qualidade das informações e pela variedade de recursos utilizados para pesquisa do tema:

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/aquecimento_global/contexto.html (Acesso em 20/11/2010)    

Quando os alunos estiverem acessando o site, seria interessante que convidasse o colega da área de Geografia para auxiliar os alunos e direcionar melhor a pesquisa. Você pode pedir, em determinados momentos, que os alunos façam a leitura oral de alguns itens do site. Assim, você poderia avaliar a leitura de seus alunos. Se eles apresentam fluência, ritmo, se respeitam a pontuação, se possuem entonação.

Em sala de aula, peça para que os alunos escrevam um artigo sobre o tema pesquisado tanto na biblioteca, quanto no laboratório de informática. Verifique se os alunos utilizaram trechos da pesquisa, enfim, se fizeram algum tipo de intertextualidade, quer seja por citação, quer seja por referências aos textos lidos. Promova a troca dos artigos redigidos entre os alunos. Assim, além de conhecerem os textos dos colegas, os leitores poderiam corrigi-los, sugerindo alterações aos autores. Em um outro momento, os autores poderiam fazer a retextualização.

Aula 2

Professor,

Nesta aula, faça um trabalho diferente com o tema "Aquecimento global". Leve para a sala de aula alguns traillers de filmes que abordaram esse assunto. Há uma aula de minha autoria já publicada e disponibilizada no Portal do Professor, sobre um trabalho que se pode fazer a partir dos traillers de filmes. Acesse-a:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20094 (Acesso em 20/11/2010) 

Os traillers sugeridos são:

"Uma verdade inconveniente" - Documentário

http://www.youtube.com/watch?v=fKp_ilH-cpQ&feature=related  - Acesso em 20/11/2010 

"O dia depois de amanhã" - Filme

http://www.youtube.com/watch?v=Z5Yag0VXugU  - Acesso em 20/11/2010 

 

Ao assistirem aos traillers, pergunte aos alunos sobre as impressões que tiveram acerca deles. As imagens, as ações e a proposta de cada filme correspondem ao que realmente acontecerá ao mundo?

Peça para que os alunos escrevam um texto argumentativo a partir dessa proposição. Verifique se os argumentos utilizados são pautados nas informações obtidas através dos traillers e se estabelecem relações com os conteúdos já assimilados na aula anterior. Veja se há a presença da intertextualidade nos textos de seus alunos. Faça as indicações de correção necessárias e peça para que os autores retextualizem suas produções.

Os colegas professores das áreas de Geografia, Língua Estrangeira e de Artes poderiam viabilizar as exbições dos filmes na íntegra, oferecendo aos alunos outras possibilidades de compreensão do tema que está sendo estudado. A transdisciplinaridade é sempre bem vinda!

Aula 3

Professor,

Ainda utilizando outros tipos de leitura que podem ser feitas a partir do tema, apresente para seus alunos propagandas veiculadas para alertar a população quanto à necessidade da adoção de um novo comportamento. São propagandas institucionais, ou seja, o objetivo não é o consumo de um determinado produto e sim, de uma nova postura diante de um problema. Veja:

http://www.youtube.com/watch?v=qzZrC5gFLDs&feature=related (Acesso em 20/11/2010) 

Promova alguns questionamentos em sala de aula:

  1. Por que foram utilizados os elementos: aquário, peixe e pimentas?
  2. Esses elementos fazem referências a quais outros dentro da temática "Aquecimento global"?
  3. Dado o slogan final:

AQUECIMENTO GLOBAL

VOCÊ PODE AJUDAR

a. Que interpretação poderia ser feita a partir desse slogan?

b. Ele foi bem elaborado? Justifique.

c. Que outro slogan poderia ser criado para essa campanha?

http://www.youtube.com/watch?v=Z9N1FX0Bmn4&NR=1 (Acesso em 20/11/2010) 

Proponha outro tipo de discussão a partir do texto que aparece ao final da propaganda acima:

"PENSE DE NOVO. CONSERVE SEU PLANETA. AINDA DÁ TEMPO"

Que tipo de ações propositvas a humanidade deveria implementar para garantir a conservação do planeta? Liste as ações que os alunos indicarem e observe se fazem referências ao que já foi pesquisado, assistido e discutido anteriormente. Verifique a forma que os alunos se expressam: argumentatividade, coerência em suas propostas, lógica de raciocínio e vocabulário empregado.

Aula 4

Professor,

Com todos os registros escritos elaborados pelos alunos e com os recursos midiáticos utilizados nesse sequência didática, convide seus alunos a fazerem uma exposição interativa dos trabalhos. A comunidade escolar e os outros alunos apreciariam as produções e contariam com a presença dos autores para uma explanação de como foi realizado todo o processo.

Seus alunos poderiam criar um polo de recebimento de baterias velhas de celulares, pilhas em desuso, pneus velhos para o encaminhamento devido desses produtos que não são usados mais.

Além disso, o professor de Biologia poderia participar de uma campanha de distribuição de mudas de árvores para os convidados e indicar áreas para um reflorestamento adequado e ecologicamente correto. O professor de Física e de Química poderiam oferecer oficinas de energias renováveis e de reaproveitamento de alimentos e materias em casa, para garantir ao meio ambiente atitudes mais saudáveis e conscientes.

Convide os meios de comunicação de sua localidade para registrar e divulgar essa iniciativa de conservação do planeta.

Recursos Complementares

Professor,

Sugiro os links a seguir:

http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u2.jhtm  (Acesso em 20/11/2010) -  Sobre Intertextualidade

http://www.pucrs.br/gpt/intertextualidade.php (Acesso em 20/11/2010) - Intertextualidade 

Avaliação

Professor,

Esta proposta desenvolvida permite que seja observado como está o desenvolvimento do aluno/turma. Pode-se avaliar, no processo, o desempenho do aluno quanto à capacidade de produção oral e escrita, as estratégias de pesquisa, a sua capacidade de ler, de selecionar, de relacionar, de sintetizar e de produzir novos textos, entre outros.

 Avalie os modos de interação dos alunos nos  grupos de trabalho  e na construção de reflexão sobre os temas em discussão: ele produz seu próprio ponto de vista? Como se dá essa construção?

Em relação aos temas gramaticais, aspectos textuais e leitura/escrita de diferentes gêneros textuais, você deve eleger o foco do que deseja avaliar e trabalhar. Por exemplo, como se constrói os artigos? Como extrapolar as informações dos textos lidos? Que elementos gramaticais são importantes para que os alunos construam textos coerentes e coesos? Enfim, decida com base nas necessidades de seus alunos que conteúdos serão trabalhados conjuntamente para a melhoria da qualidade dos textos a serem produzidos. Disso tudo, selecione o que será priorizado na avaliação.  

É ainda muito importante ouvir os alunos na hora da avaliação, para que se descubra realmente o nível de aprendizado que tiveram sobre o assunto específico e a forma como fazem uso da expressão escrita e oral da língua.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.