13/01/2011
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
1.Identificar os problemas que podem ser gerados pelo lixo.
2.A elaborar e implantar um projeto de coleta seletiva na escola.
3.Possibilitar mudanças de atitudes que transformem suas interações com a sociedade.
Não há requisitos prévios para a realização dessa aula.
O homem, como os outros seres vivos em geral, está adaptado à vida em contato com o ambiente abiótico da Terra.
Vive em harmonia com as condições normais da litosfera, da hidrosfera e da atmosfera, com as quais se relaciona permanentemente. Às vezes, no entanto, a natureza é agredida severamente por diversos fatores como o lixo.
Nesta aula utilizaremos de recursos como vídeos, reportagens e dinâmicas, para discutir e aprender possíveis soluções para os problemas gerados pelo lixo.
Atividade 1: Despertando para o problema do lixo
Um dia antes de iniciar as discussões sobre o lixo peça aos alunos que elaborem uma lista com todos os itens que são jogados fora durante o período de um dia. Alerte os alunos para que não se esqueçam de anotar nada, inclusive os saquinhos plásticos, papéis de bala, pedaços de alimentos e outros. As informações anotadas pelos alunos serão utilizadas posteriormente.
Atividade 2: Reconhecendo a gravidade do problema e pensando soluções
Antes de iniciar a aula organize os alunos em círculo e solicite que leiam as listas que construíram no dia anterior. Durante a leitura dos alunos o professor poderá questionar:
Todos os itens listados são imprescindíveis para sua sobrevivência?
Aonde foram descartados (jogados fora) os itens listados?
Há dentre os itens listados algum que pode ser destinado a outro fim, que seja diferente do lixo? O que? Para que?
Professor fique atento nas respostas apresentadas pelos alunos, elas poderão ser resgatadas nas atividades seguintes onde iremos trabalhar o destino e os problemas do lixo.
Sugerimos que o professor exiba os vídeos sugeridos abaixo para que os alunos se sensibilizem para a problemática do lixo e comecem a pensar em mudanças que poderão contribuir para minimizar o problema.
Ao término da exibição dos vídeos discuta com os alunos sobre a quantidade de lixo produzida pelo homem, peça para que associem a lista elaborada por eles no dia anterior. Além disso, destaque na discussão as alternativas apresentadas nos vídeos para o problema do lixo.
Sites dos vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=8L1JjdklCrs
http://www.youtube.com/watch?v=HlTISUigxns&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=rX2dTrUDINw&feature=related
Fonte: http://www.webquestbrasil.org/criador/user_image/mwftdf319289.gif
Atividade 3: Descobrindo a coleta seletiva
Professor essa atividade poderá ser realizada no laboratório de informática, se a escola não contar com esse espaço leve o material impresso para sala de aula para que os alunos realizem a atividade. Na sala de informática organize os alunos em trios. Separe temáticas para serem pesquisadas (sugestões abaixo), peça para que cada trio monte uma apresentação de 5 minutos para socializarem os resultados da pesquisa.
Materiais necessários para montagem da apresentação:
* Se a atividade for realizada no laboratório de informática:
- disponibilizar computadores e endereços de sites para pesquisas na internet
- disponibilizar o editor de apresentações power-point
* Se a atividade for realizada na sala de aula:
- disponibilizar reportagens, textos, livros, jornais com a temática que deverá ser pesquisada
- para elaboração da apresentação disponibilizar: cartolinas, pinceis coloridos, lápis, canetas, tesouras, colas.
Sugestão de temáticas e sites para pesquisa:
1- Tipos de lixo
http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/tiposdelixo.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/tipos-de-lixo.php
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=6&id_subtema=3
Fonte: http://www.casamundo.org.br/garbage.gif
2- Destino dado ao lixo
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/destino-do-lixo.php
http://www.uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/so_destinolixo.html
http://eco.ib.usp.br/lepac/conservacao/ensino/lixo_destino.htm
Fonte: http://www.recicloteca.org.br/images/inicio01.jpg
3- Tempo de degradação do lixo
http://www.natureba.com.br/lixo.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/decomposicao-do-lixo.php
http://www.lixo.com.br/index.php?Itemid=252&id=146&option=com_content&task=view
Fonte: http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/decompos.jpg
4- Doenças e riscos relacionados ao lixo
http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/doencas.htm
http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/lixo1.htm
http://lixonolixao.blogspot.com/2007/08/lixo-riscos-e-doenas.html
5- Os R’s da educação ambiental
http://www.gpca.com.br/gil/art114.htm
http://www.sermelhor.com/artigo.php?artigo=71&secao=ecologia
6- A importância da coleta seletiva
http://ecopratico.com.br/blog/2009/04/a-importancia-da-coleta-seletiva/
http://meioambienteeetc.blogspot.com/2009/05/entendendo-importancia-da-coleta.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Coleta_seletiva
7- Os coletores para coleta seletiva
http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=137&Itemid=146
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/cores-da-reciclagem.php
Fonte: http://www.tekplast.com.br/fotos/cores_da_coleta_seletiva.jpg
Atividade 4: Amigos do lixo: aplicando a coleta seletiva na escola
Professor abaixo segue proposta para ser realizada na escola. Posteriormente os alunos poderão optar por fazer o trabalho na comunidade onde vivem, esteja disposto a ajudá-los e orientá-los.
Importante: Se a escola não contar com os coletores devidamente identificados para coleta seletiva, proponha aos alunos a montagem destes.
Materiais necessários: recipientes que poderão ser utilizados para coleta de lixo (sugerimos que sejam de plásticos), pinceis e tintas coloridos.
Procedimentos: pintar e escrever com letra legível e em tamanho grande o tipo de lixo que deverá ser depositado no recipiente.
Os alunos com a pesquisa realizada na atividade anterior já teram condições de diferenciar as cores dos coletores para cada tipo de lixo. Deixe que usem a criatividade na montagem dos coletores!
1ª etapa: Professor juntamente com seus alunos e com a direção da escola eleja um dia da semana para ser destinado a conscientizar a comunidade escolar sobre o lixo produzido na escola.
* Dica: se a direção da escola concordar faça uma eleição entre os alunos para eleger o dia, assim eles participarão e sentirão responsáveis pela efetivação do projeto.
Fonte: http://www.abes-rs.org.br/ctrs/imagens/dia-sem-lixo-logo.gif
2ª etapa: O professor deverá organizar a turma em 4 equipes que terão que realizar tarefas diferentes, sendo:
Equipes A e B: responsáveis por coletar o lixo do pátio durante o recreio.
Equipe C: responsável por orientar os demais alunos durante o recreio a descartarem o lixo nos coletores corretos.
Equipe D: responsável por separar e pesar o lixo coletado durante o recreio pelas equipes A e B.
Sugestão para o professor:
1- identifique as equipes, para isso poderão ser utilizadas camisetas, fitinhas amarradas nos braços ou presas na roupa em lugares visíveis.
2- organize um rodízio de funções entre as equipes, permitindo assim que os alunos atuem em funções diferentes.
3- providencie sacos plásticos e luvas para os integrantes das equipes A e B que farão a coleta no pátio da escola.
4- providencie luvas e balança para os integrantes da equipe D que irão separar e pesar o lixo coletado durante o recreio.
Fonte: http://www.cadeirauniversitaria.com.br/lixeira/img/JUND09.jpg
3ª etapa: Professor oriente os integrantes da equipe D na separação e pesagem do lixo. Solicite que anotem:
Quais tipos de resíduos foram encontrados?
Qual o peso dos resíduos encontrados?
Os dados poderão ser organizados em uma tabela (modelo abaixo). Além disso, gráficos poderão ser construídos para comparação entre a 1ª semana do projeto e as semanas seguintes.
4ª etapa: Compartilhando os resultados
Professor, em sala de aula, analise com seus alunos os dados coletados durante o tempo do projeto, compare as anotações da tabela e os gráficos. Peça para que elaborem um relatório mencionando os pontos positivos e negativos do projeto, também solicite que informem o que poderia ser mudado e por que.
Com os relatórios prontos, distribua cartolinas ou folhas de papel pardo para os alunos e peça para que enumerem os principais pontos do relatório. Organize uma rodada de apresentações na sala, assim cada aluno poderá compartilhar as suas percepções.
Extrapolando a sala de aula!
Em um dos dias destinados a conscientização sobre o lixo da escola organize a apresentação dos dados coletados no projeto para toda a comunidade escolar. Os alunos integrantes do projeto poderão elaborar um texto com os dados coletados ou mesmo uma peça teatral.
Envolvendo professores de outras áreas no trabalho:
Geografia – o professor poderá abordar a problemática do lixo no contexto mundial, apresentando qual o pais líder na produção de lixo e os agravantes disso para a sociedade.
Português – o professor poderá orientar na montagem dos relatórios. Além disso, poderá trabalhar textos envolvendo a temática lixo.
Matemática – o professor poderá trabalhar com as unidades de medida, criando situações problemáticas que envolvam a temática lixo.
Artes – o professor poderá orientar os alunos na confecção dos coletores, se a escola não tiver. Além disso, poderá ajudá-los na criação da peça teatral.
O processo de avaliação será contínuo. Sendo o professor responsável por verificar se os alunos estão sendo sujeitos ativos nas aulas. Observe se estão se envolvendo nas atividades e cumprindo com as tarefas designadas a cada um.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/03/2015
Cinco estrelasMuito bom!!!
13/10/2012
Cinco estrelasExcelente... estão de Parabéns!!!
21/09/2012
Três estrelaspoderia ser melhor se trabalhace mais com a reciclagem já que é um projeto.
18/09/2011
Quatro estrelasSandro gostei muito de sua aula, pois desenvolvemos em nossa escola desde 2009 um projeto semelhante a este seu planejamento e realmente ocorre motivação em nossos educandos,claro que não em todos.Gostei também de ter como fonte de pesquisa os sites indicados por você,pois estes não conhecia.