11/01/2011
Raimunda Porfírio Ribeiro Will
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Correlações entre meio ambiente e saúde |
Solo, água e ar;
Contaminação da água e do solo;
Preservação ambiental.
1ª Atividade - Lendo e interpretando a música "Herdeiros do futuro" de Toquinho.
1º Momento: Nesta aula pode inicialmente trabalhar a música “Herdeiros do futuro” de Toquinho. Nela poderão ser explorados aspectos do solo, da água e do ar. Inicialmente eles podem acompanhar a canção com a letra em mãos e depois mais uma vez eles poderão cantar. Em seguida, ler cada parte da música questionando as crianças. O que ele quer nos dizer nesta parte? Ao final, fecha esta atividade com o vídeo da música que mostra aspectos da natureza. Fonte: http://letras.terra.com.br/toquinho/87255/
2º Momento: Em seguida mostrar figuras que mostrem a poluição do ar, da água e do solo, para que as crianças observem. Essas imagens poderão ser de jornal, revista, ou reportagens sobre algo que esteja acontecendo em algum bairro de sua cidade, ou no seu estado, relacionado a poluição ambiental. De posse das imagens, faça as seguintes questões:
- Que tipo de poluição aparece nas fotos?
Fonte: http://www.vivaterra.org.br/vivaterra_poluicao_hidrica.htm
Foto 1 Foto 2
Fonte foto 1: http://sistemaja.blogspot.com/2010/07/era-uma-vez-uma-cidade-sem-poluicao.html
Fonte foto 2: http://www.vivaterra.org.br/vivaterra_poluicao_atmosferica.htm
Fonte: http://tudosobredicasgratis.blogspot.com/2009_03_01_archive.html
- O que está causando este tipo de poluição?
- Por que esta poluição prejudica os seres vivos?
Deixar que as crianças falem, e você professor fará a mediação quando necessário após a fala delas.
2ª Atividade - Vendo campanhas de preservação e criando um vídeo.
1º Momento: Nesta atividade, levar as crianças para uma sala de multimídia para que elas possam assistir a alguns vídeos animados. Dica: Salve o Planeta - Uma campanha inteligente para crianças de 3 a 103 anos.
http://www.youtube.com/watch?v=6m7fR3LIntM.
Depois pedir que as crianças teçam comentários após cada vídeo e questioná-las em relação as atitudes tomadas para preservar o ambiente.
2º Momento: Em seguida, as crianças poderão falar do vídeo que mais gostou e o motivo de ter gostado do mesmo. Em seguida divida sua sala em grupos e sugira a criação de um vídeo. Eles irão colocar a idéia no papel e em seguida dramatizar. Você pode filmar e compor os vídeos.
Em um outro momento, eles poderão assistir o que produziram. Caso precise, poderá filmar novamente. Quando estiver pronto, poderá chamar algumas turmas da escola para que possam assistir.
Leitura e aprofundamento para o professor.
http://b200.nce.ufrj.br/~revista/artigos/v1n1/artigo06_v1n1.pdf
Avalia-se se as crianças conseguiram:
- Destacar as condições do solo, da água e do ar como sendo necessárias à saúde humana;
- Analisaram situações reais e apontaram o problema de contaminação da água e do solo;
- Perceberam a necessidade de valorizar a preservação do ambiente.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/03/2011
Cinco estrelasMaravilhoso!! Este trabalho é sem palavras para elogiar. Achei o máximo....