12/01/2011
Mary Grace Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Conhecimento sobre o cálculo da área em quadrados, retângulos e triângulos.
Essa sequência de atividades proporcionará o desenvolvimento e a aplicação prática dos conceitos de formas geométricas, de comparação e de equivalência entre áreas, além de composição e decomposição de figuras geométricas planas.
Para começar, organize duplas de trabalho no laboratório de informática, ou use computadores portáteis em sala de aula, para utilização do material
disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19613 .
Nessa animação, aparecem dois triângulos congruentes que deverão ser usados para recobrir a área de cinco figuras geométricas planas.
Jogo Camaleão
Desafio: Montar as formas geométricas azuis com as peças triangulares.
Solução do desafio Camelão
Após explorarem o desafio e compartilharem as respostas, pergunte a seus alunos se as figuras do jogo são geometricamente iguais. Instigue-os a argumentar sobre suas respostas.
Pergunte, então, se são figuras equivalentes e explore a que diferenciaria os dois conceitos. Após explorar as respostas dos alunos, exemplifique:
"As figuras equivalentes têm a mesma área. Observe as figuras A, B e C. As figuras A e C são geometricamente iguais, pois é possível sobrepô-las, fazendo coincidir ponto por ponto. Também têm a mesma área. As figuras B e C não são geometricamente iguais, mas têm a mesma área. Logo, podemos afirmar que as figuras A, B e C têm a mesma área."
(explicação disponível em http://www.prof2000.pt/users/renatodias/matematica%205/areas/areas.htm) |
Utilize o seguinte material, disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=20600, para uma demonstração complementar sobre o tema:
Essa animação apresenta a equivalência de figuras planas pela visualização de duas imagens diferentes montadas com as peças de um mesmo tangram, uma de cada vez.
Em seguida , oportunize que os alunos explorarem outras situações de equivalência a partir da animação
disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=20624
Trata-se de um jogo baseado na concepção do Tangram tradicional, com o objetivo de conseguir posicionar todas as peças de forma que se encaixem na figura apresentada.
Imagem do jogo Tangram Chinês, disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=20624
Ao clicar no botão com as setas, no canto inferior, uma nova forma é apresentada como desafio.
Tangram é composto de sete peças: 5 triângulos de vários tamanhos, 1 quadrado e 1 paralelogramo, que podem ser posicionadas de maneira a formar várias figuras geométricas.
"Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haverem várias lendas sobre sua origem. Uma diz que uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços, e com elas era possível formar várias formas, tais como animais , plantas e pessoas. Outra diz que um imperador deixou um espelho quadrado cair, e este se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras. Segundo alguns, o nome Tangram vem da palavra inglesa "trangam", de significado "puzzle" ou "buginganga". Outros dizem que a palavra vem da dinastia chinesa Tang, ou até do barco cantonês "Tanka", onde mulheres entretiam os marinheiros americanos. Na Ásia o jogo é chamado de "Sete placas da Sabedoria".
Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Tangram |
Em seguida, proponha a construção de um Tangram em grupos a partir das seguintes orientações:
A partir de um quadrado, traça-se a sua diagonal, marca-se o seu ponto médio desta diagonal e traça-se uma perpendicular.
Marcam-se os pontos médios na diagonal e nas laterais
Traça-se o segmento entre os pontos médios das laterais e marca-se o seu ponto médio
Traçam-se os segmentos: entre a perpendicular e ponto médio do ultimo segmento; entre o ponto médio do segmento e um dos pontos médios da diagonal e, finalmente, traça-se uma perpendicular no segundo ponto médio da diagonal, encontrando o ponto médio da lateral.
Lembre-se de combinar uma medida padrão para o quadrado inicial!
Depois de produzirem um Tangram por grupo, lance desafios tais como:
Peça que marquem o tempo da execução da tarefa. Após o jogo, promova uma conversa sobre as estratégias utilizadas para resolver o desafio em menor tempo possível.
Nome | Tipo |
---|---|
Camaleão | Animação/simulação |
Figuras Equivalentes | Animação/simulação |
Tangram Chinês | Animação/simulação |
Mais jogos com Tangram no Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19747
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28026
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=29049
Considerando os objetivos dessa sequência de atividades:
Faça uma tabela com os nomes dos alunos e as seguintes colunas para observações e anotações no decorrer do processo:
Nome |
Demonstrou compreender o conceito de equivalência? |
Participou ativamente da busca de soluções utilizando as figuras geométricas? |
Contribuiu com o grupo de trabalho? De que forma?
|
Ao final do processo, compartilhe com os alunos as suas observações e oportunize que comentem o que acharam da sequência de atividades, o que aprenderam, etc.
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