14/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:
Essa sequencia didática é indicada para crianças que reconhecem as unidades fonológicas da língua, como sílabas e terminações de palavras.
ATIVIDADE 1: PESQUISANDO OS GÊNEROS TEXTUAIS
Objetivos: Analisar e classificar os gêneros: bilhete, anúncio, folheto informativo e receita.
1.1 Análise dos gêneros textuais
Leve para sala de aula os seguintes gêneros textuais: bilhete, anúncio, folheto informativo e receita. Em roda, leia e explore todos eles.
Indicamos abaixo de cada texto as perguntas que podem ser feitas:
FOLHETO INFORMATIVO:
Retirado do site:
Perguntas:
Ao final, explique que esse tipo de texto se chama folheto e serve para informar à população o que ela deve fazer em relação a determinado assunto.
Em seguida, faça um mural na sala, o divida em quatro partes, escreva FOLHETOS e cole esse exemplar.
ANÚNCIO
Retirado do site: http://www.amimais.org.br/animais_perdidos.asp
Perguntas:
Ao final, explique aos alunos que esse tipo de texto se chama anúncio e serve para anunciar um fato à população: serviço, emprego etc.
Em seguida, registre o nome ANÚNCIOS e cole o exemplar.
RECEITA
Suco de limão
Ingredientes:
2 limões
1 colher de sopa de açúcar
2 dedos de leite
1 litro de água gelada
Modo de fazer:
Descascar os limões e tirar as sementes.
Colocar no liquidificador junto com os outros ingredientes
Bater e em seguida coar.
XXXX
Retirado do site: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/7116-suco-de-limao-facil.html
Perguntas:
Ao final, explique aos alunos que esse tipo de texto se chama receita e serve para preparar um alimento.
Em seguida, registre o nome RECEITAS e cole o exemplar.
BIHLETE
Mamãe, Fui à casa do Rodrigo. A mãe dele vai me trazer à noite. Um beijo, Rafael |
Perguntas:
Ao final, os alunos deverão entender o que é um bilhete e para que ele serve. Em seguida, cole o exemplar na última parte do mural, abaixo do título BILHETES.
O mural deverá ficar da seguinte forma:
FOLHETOS |
ANÚNCIOS |
RECEITAS |
BILHETES |
|
SUCO DE LIMÃO
Ingredientes: 2 limões 1 colher de sopa de açúcar 2 dedos de leite 1 litro de água gelada
Modo de fazer: Descascar os limões e tirar as sementes. Colocar no liquidificador junto com os outros ingredientes Bater e em seguida coar. |
Mamãe, Fui à casa do Rodrigo. A mãe dele vai me trazer à noite. Um beijo, Rafael |
1.2 Identificação e classificação dos textos.
Peça aos aprendizes que levem para sala de aula textos dos gêneros trabalhados no item 1.1. Vocês podem escrever um bilhete aos familiares com esta solicitação. Abaixo, um exemplo:
Meus familiares,
Estamos estudando os textos: anúncios, receitas, bilhetes e folhetos informativos. Se vocês tiverem alguns desses textos em casa, favor enviar para a escola. Um abraço, Turma ___ |
À medida que os textos chegaram em sala, os alunos deverão apresentá-los à turma. Incentive-os a identificar o gênero e suas características. O diálogo pode ser conduzido por meio das seguintes perguntas:
Ao final, o aluno deverá fixar o texto no local correto do mural, inciado na atividade anterior.
ATIVIDADE 2: COMPARANDO OS GÊNEROS TEXTUAIS PESQUISADOS
Objetivos: Comparar a função de diferentes gêneros textuais
Avançar na apropriação do sistema de escrita
2.1 Completando o quadro
Peça aos alunos que observem o mural com os gêneros estudados.
A partir de um diálogo sobre a função de cada texto, eles deverão completar o quadro abaixo, recortando os nomes dos gêneros e colando nos locais adequados.
A atividade poderá ser feita coletivamente.
GÊNEROS TEXTUAIS
SERVE PARA INFORMAR A POPULAÇÃO SOBRE UM ASSUNTO DE INTERESSE GERAL. |
|
SERVE PARA INFORMAR COMO SE FAZ UMA REFEIÇÃO. |
|
SERVE PARA ANUNCIAR ACHADOS E PERDIDOS, VENDER PRODUTOS ETC. |
|
SERVE PARA DEIXAR UM RECADO. |
|
ANÚNCIO |
BILHETE |
RECEITA |
FOLHETO INFORMATIVO |
2.2 Atividades de alfabetização
Use os nomes dos gêneros trabalhados - ANÚNCIO, BILHETE, RECEITA, FOLHETO INFORMATIVO - para desenvolver atividades de alfabetização.
Sugerimos as seguintes:
ATIVIDADE 3: APLICANDO NOSSOS CONHECIMENTOS
Objetivos: Produzir os gêneros textuais trabalhados
Agora que os aprendizes já conhecem um pouco mais sobre esses gêneros, sugerimos que você planeje situações em que eles possam produzi-los. Abaixo, oferecemos algumas orientações:
a) Produção do folheto informativo.
Selecione uma questão que a escola esteja vivenciando ou que a sua turma tenha estudado. Ex: lixo no pátio, desperdício de merenda, higiene etc. Incentive os alunos a elaborarem um folheto informando à comunidade escolar como se deve proceder para resolver esses problemas. É importante ler para a turma o folheto já trabalhado. Ele deverá servir de modelo.
Você pode perguntar:
Os alunos elaborarão o folheto oralmente, enquanto você o registra no quadro. Em seguida, o copiarão no caderno, observando os aspectos gráficos da língua: segmentação entre as palavras, letras maiúsculas etc.
Ao final, você poderá digitar o folheto e imprimir várias cópias para que as crianças as distribuam na escola.
b) Produção do bilhete, da receita e do anúncio.
A produção desses três gêneros textuais pode ser feita de forma integrada. Sugerimos as seguintes intervenções:
Sugerimos que o professor busque informações sobre o material produzido pelo Centro de Alfabetização Leitura e Escrita (CEALE) da Faculdade de Educação/UFMG no site:
Para verificar se os alunos avançaram na compreensão das características desses gêneros textuais, sugerimos que você entregue um exemplar de cada um deles. Eles deverão identificar o gênero a que pertencem.
Além disso, você poderá criar outras situações em que os estudantes devam produzir esses textos e verificar se eles desenvolvem a atividade com maior autonomia.
Quatro estrelas 14 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
07/05/2015
Quatro estrelasBom dia! Eu trabalho com Jornal Escolar nos anos iniciais. Achei ótimas as atividades propostas, foram muito oportunas para auxiliarem no meu dia a dia na sala de aula. Muito obrigada! Gostaria de receber novidades em meu e-mail. ATT. Olímpia Reis.
24/01/2015
Cinco estrelasAmei!! Acredito que os alunos irão aprender e de uma forma muita interessante onde estarão ativos durante o processo levando isso para o meio de convivência deles.Parabéns!
30/10/2013
Cinco estrelassou professora na escola rubem da silva peixoto. gostei.. bem dinamico e produtivo. parabens!
14/08/2013
Quatro estrelasotimo.
26/05/2013
Cinco estrelasAdorei as sugestões. Parabéns!
28/11/2012
Cinco estrelasExcelente, ótimas orientações para a docência!
22/10/2012
Quatro estrelasDe grande importância para o trabalho docente, pois vem orientando passo a passo como trabalhar os gêneros textuais em sala de aula e ainda tem sugestões de onde encontrar mais informações.
26/08/2012
Quatro estrelasGostei da sugestão de como trabalhar esses gêneros com os aluno. Posso dizer, por experiência, que fonciona.
24/06/2012
Quatro estrelasParabéns pelo excelente trabalho postado me ajudou muito
05/05/2012
Quatro estrelassou estudante de pedagogia e estou com duvidas de como montar um trabalho para apresentar na faculdade. E gostaria de uma ajuda para montar uma aula de 5 dia sobre TEXTO Explicativo e expositivo para o 4ºano.
03/04/2012
Cinco estrelasExcelente
27/03/2011
Cinco estrelasMuito bom, me ajudou bastante na elaboração do meu plano. Nota 10
11/03/2011
Cinco estrelasExcelente opção de trabalho! Adorei
06/03/2011
Cinco estrelasAdorei as atividades aqui selecionadas,todas são de grande importância para diversificação de atividades trabalhadas em sala de aula,parabéns......