Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O mundo muçulmano: formação e estrutura

 

06/12/2010

Autor e Coautor(es)
Bruno Pimenta Starling
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio Sociologia Poder, política e Estado Moderno
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Migrações, cultura e identidades
Ensino Médio História Cultura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- A conjuntura histórica em que se estabelece o Islã.

- Os elementos que levaram à expansão geográfica e religiosa do Islã e compreender as aspirações e os motivos que levaram a esta expansão.

- As peculiaridades e especificidades da Península Ibérica sob o domínio muçulmano.

- As principais características da sociedade muçulmana e a sua diversidade.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta é uma aula introdutória, não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

Para iniciar uma aula sobre o Islamismo, o professor deve esclarecer os alunos de que se trata de uma cultura diferente, tendo, por isso, valores e ideias que, muitas vezes, divergem e se chocam com os valores do mundo ocidental.

Primeira aula

Com a intenção de despertar a curiosidade dos alunos em sala de aula, o professor iniciará a aula exibindo as imagens abaixo:

- Domo da Rocha, Jerusalém:

Imagem em: http://farm3.static.flickr.com/2591/3920392674_3012130fd2.jpg  

- Mesquita Azul, Istambul:

Imagem em: http://www.ignezferraz.com.br/img/dicas/bod03_mesquita3.jpg    

Deverá perguntar a eles e discutir com eles se conhecem os edifícios, o que eles significam, suas funções, localizações e, principalmente, se conseguem identificar quem (povo, religião, etc.) os construiu. Satisfeita a curiosidade inicial, o professor apresentará o tema da aula: “A formação e estruturação do mundo muçulmano (séculos VII-XV)”.   

Atividade 

O professor deverá distribuir entre os alunos o texto disponível em:

http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u637.jhtm .  

Após realizada a sua leitura em sala de aula, os alunos deverão responder, de forma sintética, em um texto de 10 a 15 linhas, ao seguinte roteiro de perguntas:

- Quem foi Maomé?

- Qual a sua importância para a fundação da religião islâmica?

- Quais as principais características do Islamismo apresentadas pelo texto?

- Quais as similitudes entre Cristianismo e Islamismo?

O texto deverá ser entregue ao professor.

Segunda aula   

O professor deverá dividir os alunos em três grupos. Em seguida, deverá exibir o mapa abaixo à sala, identificando as três principais fases da expansão islâmica.

Site: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d5/Age-of-caliphs.png    

Divididos em grupos, o professor conduzirá os alunos ao Laboratório de Informática, onde cada grupo deverá fazer a seguinte pesquisa:

Grupo 1 – Primeira fase da expansão (612-632):

- identificar os locais de expansão (áreas conquistadas);

- características da expansão (guerras, tipo de dominação, tolerância religiosa, etc.);

- principal líder.

Grupo 2 – Segunda fase de expansão (632-655):

- identificar os locais de expansão (áreas conquistadas);

- características da expansão (guerras, tipo de dominação, tolerância religiosa, etc.);

- principais líderes.

Grupo 3 – Terceira fase de expansão (661-750):

- identificar os locais de expansão (áreas conquistadas);

- características da expansão (guerras, tipo de dominação, tolerância religiosa, etc.);

- principais líderes.

A pesquisa pode ser baseada nos seguintes sites:

- http://www.historiadomundo.com.br/arabe/arabes.htm  

- http://pt.wikilingue.com/es/Expans%C3%A3o_mu%C3%A7ulmana - http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=244  

Os alunos deverão apresentar à turma o resultado da pesquisa, seguindo a ordem cronologia, ou seja, primeiro apresenta-se o Grupo 1, depois o Grupo 2 e, finalmente, o Grupo 3.

Terceira aula

Atividades 1 e 2

A terceira aula será dedicada a estabelecer os principais elementos que caracterizaram o mundo muçulmano durante o período estudado. A aula se baseará em seminários, tendo como referência as seguintes temáticas:

- Cultura islâmica;

- Política e guerra;

- O Alcorão;

- Deveres básicos do muçulmano (os cinco pilares do Islã);

- Ramos do Islã;

- Justiça e religião;

- Ciência islâmica.

Para a pesquisa, sugerimos que os alunos tomem como base o seguinte site, sem, no entanto limitarem-se a ele:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Isl%C3%A3o .  

Os alunos, assim, devem ser divididos em sete grupos, cada um responsável por uma temática supracitada. No Laboratório de Informática da instituição, proceder-se-á a uma pesquisa para que as temáticas sejam apresentadas em seguida, em sala de aula, para toda a turma em um seminário.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deve tomar como base de avaliação o texto produzido na primeira aula, além da participação do aluno durante os debates, os seminários e as discussões e sua desenvoltura e conhecimento do tema.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • raymunda roberta, unidade escolar assunção III , Piauí - disse:
    roberta_1921@hotmail.com

    10/05/2016

    Cinco estrelas

    vou apresentar a meus alunos estamos estudando esse tema


  • magda, frederico smith lima , Bahia - disse:
    mag_dez@hotmail.com

    08/05/2012

    Cinco estrelas

    perfeita, me ajudou no plano de aula


  • Cris, Secretaria de Educação de São Paulo , São Paulo - disse:
    crissantosmendonca@yahoo.com.br

    04/03/2012

    Cinco estrelas

    Que bom que existem pessoas que transmitem conhecimento, tanto no sentido de saber um pouco mais, quanto no de aprender para também transmitir. Obrigada.


  • Eliane Jácomo dos Reis, escola Nair Palácio , Mato Grosso do Sul - disse:
    eliane_jacomo@hotmail.com

    14/02/2012

    Quatro estrelas

    Muito interessante e ágil. Gostei muito. Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.