06/12/2010
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | Sociologia | Poder, política e Estado Moderno |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Migrações, cultura e identidades |
Ensino Médio | História | Cultura |
- A conjuntura histórica em que se estabelece o Islã.
- Os elementos que levaram à expansão geográfica e religiosa do Islã e compreender as aspirações e os motivos que levaram a esta expansão.
- As peculiaridades e especificidades da Península Ibérica sob o domínio muçulmano.
- As principais características da sociedade muçulmana e a sua diversidade.
Esta é uma aula introdutória, não necessita de conhecimentos prévios.
INTRODUÇÃO
Para iniciar uma aula sobre o Islamismo, o professor deve esclarecer os alunos de que se trata de uma cultura diferente, tendo, por isso, valores e ideias que, muitas vezes, divergem e se chocam com os valores do mundo ocidental.
Primeira aula
Com a intenção de despertar a curiosidade dos alunos em sala de aula, o professor iniciará a aula exibindo as imagens abaixo:
- Domo da Rocha, Jerusalém:
Imagem em: http://farm3.static.flickr.com/2591/3920392674_3012130fd2.jpg
- Mesquita Azul, Istambul:
Imagem em: http://www.ignezferraz.com.br/img/dicas/bod03_mesquita3.jpg
Deverá perguntar a eles e discutir com eles se conhecem os edifícios, o que eles significam, suas funções, localizações e, principalmente, se conseguem identificar quem (povo, religião, etc.) os construiu. Satisfeita a curiosidade inicial, o professor apresentará o tema da aula: “A formação e estruturação do mundo muçulmano (séculos VII-XV)”.
Atividade
O professor deverá distribuir entre os alunos o texto disponível em:
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u637.jhtm .
Após realizada a sua leitura em sala de aula, os alunos deverão responder, de forma sintética, em um texto de 10 a 15 linhas, ao seguinte roteiro de perguntas:
- Quem foi Maomé?
- Qual a sua importância para a fundação da religião islâmica?
- Quais as principais características do Islamismo apresentadas pelo texto?
- Quais as similitudes entre Cristianismo e Islamismo?
O texto deverá ser entregue ao professor.
Segunda aula
O professor deverá dividir os alunos em três grupos. Em seguida, deverá exibir o mapa abaixo à sala, identificando as três principais fases da expansão islâmica.
Site: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d5/Age-of-caliphs.png
Divididos em grupos, o professor conduzirá os alunos ao Laboratório de Informática, onde cada grupo deverá fazer a seguinte pesquisa:
Grupo 1 – Primeira fase da expansão (612-632):
- identificar os locais de expansão (áreas conquistadas);
- características da expansão (guerras, tipo de dominação, tolerância religiosa, etc.);
- principal líder.
Grupo 2 – Segunda fase de expansão (632-655):
- identificar os locais de expansão (áreas conquistadas);
- características da expansão (guerras, tipo de dominação, tolerância religiosa, etc.);
- principais líderes.
Grupo 3 – Terceira fase de expansão (661-750):
- identificar os locais de expansão (áreas conquistadas);
- características da expansão (guerras, tipo de dominação, tolerância religiosa, etc.);
- principais líderes.
A pesquisa pode ser baseada nos seguintes sites:
- http://www.historiadomundo.com.br/arabe/arabes.htm
Os alunos deverão apresentar à turma o resultado da pesquisa, seguindo a ordem cronologia, ou seja, primeiro apresenta-se o Grupo 1, depois o Grupo 2 e, finalmente, o Grupo 3.
Terceira aula
Atividades 1 e 2
A terceira aula será dedicada a estabelecer os principais elementos que caracterizaram o mundo muçulmano durante o período estudado. A aula se baseará em seminários, tendo como referência as seguintes temáticas:
- Cultura islâmica;
- Política e guerra;
- O Alcorão;
- Deveres básicos do muçulmano (os cinco pilares do Islã);
- Ramos do Islã;
- Justiça e religião;
- Ciência islâmica.
Para a pesquisa, sugerimos que os alunos tomem como base o seguinte site, sem, no entanto limitarem-se a ele:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Isl%C3%A3o .
Os alunos, assim, devem ser divididos em sete grupos, cada um responsável por uma temática supracitada. No Laboratório de Informática da instituição, proceder-se-á a uma pesquisa para que as temáticas sejam apresentadas em seguida, em sala de aula, para toda a turma em um seminário.
Sobre a Espanha muçulmana:
- http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=256
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Invas%C3%A3o_mu%C3%A7ulmana_da_pen%C3%ADnsula_Ib%C3%A9rica
Sobre a ciência islâmica: http://www.mat.uc.pt/~jfqueiro/cienciaislamica.htm
Sobre o mundo islâmico em geral: http://pt.wikipedia.org/wiki/Isl%C3%A3o
O professor deve tomar como base de avaliação o texto produzido na primeira aula, além da participação do aluno durante os debates, os seminários e as discussões e sua desenvoltura e conhecimento do tema.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/05/2016
Cinco estrelasvou apresentar a meus alunos estamos estudando esse tema
08/05/2012
Cinco estrelasperfeita, me ajudou no plano de aula
04/03/2012
Cinco estrelasQue bom que existem pessoas que transmitem conhecimento, tanto no sentido de saber um pouco mais, quanto no de aprender para também transmitir. Obrigada.
14/02/2012
Quatro estrelasMuito interessante e ágil. Gostei muito. Parabéns!