14/01/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Análise linguística e sociolinguística |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Estratégias:
Recursos:
Aula
Atividade 1
No laboratório de Informática, iniciar a aula colando no quadro a imagem de Chico Bento. Conversar com os alunos:
Vocês conhecem essa personagem?
Nome? O que ele faz? etc
http://www.bahianoticias.com.br/fotos/editor/Image/chicobento3.jpg
Na sequência, exibir um vídeo sobre o passeio do Chico no shopping:
http://www.youtube.com/watch?v=ntXCiB0Ehfk&feature=related
depois da exibição do vídeo, o professor deverá deixar os alunos falarem sobre o que sabem desse personagem. Com a discussão é muito provável que os discentes abordarão como característica do Chico seu falar caipira. É nesse momento que o professor mobilizará a turma para dizer que o tema da aula será "Variação linguística empregada por Chico Bento". Caso os alunos não citem a fala que marca o personagem, o professor pode conduzi-los a isso questionando:
Atividade 2
O professor entregará para cada aluno as seguintes tirinhas xerocopiadas:
a)
http://www.monica.com.br/cookpage/cookpage.cgi?!pag=comics/tirinhas/tira297
b)
http://www.monica.com.br/cookpage/cookpage.cgi?!pag=comics/tirinhas/tira300
c)
http://www.monica.com.br/cookpage/cookpage.cgi?!pag=comics/tirinhas/tira309
As tirinhas acompanharão o seguinte questionário:
Dado um tempo para os alunos responderem as questões e depois de corrigi-las, o professor deverá problematizar com a sala a ideia de que:
NO BRASIL, CONSIDERANDO SUA EXTENSÃO FÍSICA, É POSSÍVEL PENSARMOS EM TODOS OS BRASILEIROS REALIZANDO A LÍNGUA DA MESMA MANEIRA? |
Para isso, mostrar o vídeo como mote para a discussão: "Preconceito Linguístico"
http://www.youtube.com/watch?v=VkywM4GNvjs&feature=fvw
Importante: professor, a partir das ideias em discussão, é imprescindível deixar posto que o Brasil é composto por diversidade linguística e pluralidade cultural. Isso pode ser visto pelas falas das pessoas que apresentam diferentes: 1) posições sociais; 2) níveis de escolaridade; 3) ocupações de lugares geográficos; 4) processos de aquisição cultural; 5) idades; 6) sexo; dentre outros fatores. Assim, a tese que se defenderá é a de que:
"A VARIAÇÃO É INERENTE À PRÓPRIA COMUNIDADE LINGUÍSTICA" (BORTONI, 2004, p. 25). |
Atividade 3
Partindo da ideia, então, de que a variação é própria da comunidade linguística, o professor pedirá à turma para responder à pergunta:
"Existe uma variedade melhor do que a outra? Como devemos tratar as variedades linguísticas: enquanto formas diferentes de realização da língua ou como correto e não correto?"
Mais uma vez, como mote, o professor exibirá aos alunos um vídeo: "Línguas do Brasil"
http://www.youtube.com/watch?v=XKqWOJwe6cQ&feature=&p=607E325714AE0F81&index=0&playnext=1
Produção de texto escrito e/ou oral
Depois do vídeo, o professor pedirá aos alunos para escolherem uma forma de apresentação à resposta da pergunta: "Existe uma variedade de língua melhor do que a outra?"
Professor, complemente seus conhecimentos sobre o assunto, pesquisando em:
BORTONI-RICARDO, S. Educação em língua materna. São Paulo: Parábola, 2004.
http://angela_dionisio.sites.uol.com.br/linpadrao.htm
http://www3.mackenzie.com.br/editora/index.php/tl/article/viewFile/868/534
http://www.anped.org.br/reunioes/29ra/trabalhos/trabalho/GT18-2511--Int.pdf
http://arquivosdochicobento.blogspot.com/2010/08/exercicios-com-chico-bento.html
http://www.journal.ufsc.br/index.php/desterro/article/viewArticle/8929
O professor verificará a compreensão do aluno sobre a variedade informal (nível) e caipira (identidade) utilizada pelo personagem Chico Bento na medida em que o discente participar das discussões orais propostas e realizar a produção de texto oral e/ou escrita sobre preconceito linguístico.
Quatro estrelas 12 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/03/2015
Quatro estrelasA aula é muito interessante pois faz o aluno pensar sobre o que está fazendo e reflete sobre as diferenças existentes na linguagem no país e o respeita.
04/08/2014
Cinco estrelasParabéns, professora! Irei aproveitar a sugestão da aula para meus alunos.
10/07/2014
Quatro estrelasOlá professora, gostei muito dessa aula e vou utilizar com meus alunos. Parabéns
10/02/2014
Cinco estrelasMuito bem elaborado o material e conteúdo. Parabéns, professora!
30/10/2013
Cinco estrelaseu adorei esse trabalho ate meu professor daniel e rafael deram esse trabalho para nos na escola sobre variedade linguisticas
07/10/2013
Quatro estrelasAjudou bastante está de parabéns!
02/08/2013
Cinco estrelasNota 10....adorei esta idéia da aula sobre variação , irei aplicar com meus alunos.
04/07/2012
Cinco estrelasAula bem elaborada! Podendo ser adaptada ao contexto da realidade de ensino em nossas escolas. Envolve a interdisciplinaridade com Língua Inglesa e Artes, aspectos que podem deixar a aula mais interessante, significativa e divertidas para alunos e professores. Parabéns a autora.
12/06/2012
Cinco estrelasExcelente!! Era justamente isso que eu estava precisando para dar um suporte ao meu Trabalho de conclusão de curso.
08/06/2012
Cinco estrelasObriga, por postar sua aula, você me ajudou muito, continue assim e ajudarás outros.
17/02/2012
Cinco estrelasAdorei e usei em sala.
02/04/2011
Quatro estrelasMaravilhosa aula,com certeza é uma forma excelente usada explicar para os alunos a variação linguística,sem se tornar tão cansativo.