1º MOMENTO – Conhecendo a organização do jornal impresso e ou televisivo.
- Identifique o que os alunos sabem e desejam aprender sobre a organização do jornal impresso e falado.
- Organize com os alunos (divididos em grupos) um roteiro para que façam uma entrevista com algumas pessoas que trabalham no jornal.
- Oriente-as sobre as perguntas e sobre as pessoas que devem ser entrevistadas.
- Os alunos devem propor questões relativas aos papéis que cada pessoa desempenha para organização e produção do jornal.
2º MOMENTO - visitando um jornal impresso e ou televisivo.
- Durante a visita, os alunos devem observar, perguntarem e anotarem os conhecimentos obtidos sobre a organização do jornal.
Foto da Profa. Nayde S. G.Fonseca.
3º MOMENTO – destacando características e funções do jornal.
- Após a visita, os grupos de alunos devem levar os resultados para a classe e organizar as respostas obtidas por escrito, para apresenta-las aos colegas, destacando a forma de organização, as principais características do jornal impresso e ou televisivo, suas funções e sua importância no cotidiano das pessoas.
4º MOMENTO – folheando, lendo, analisando, criando manchetes e notícias.
- Distribua um jornal para cada aluno. Peça que observem a primeira folha de rosto, identificando: O nome do jornal, a cidade e o estado que pertence, a data, as imagens e as manchetes.
- Escolha, com os alunos, um assunto importante no momento. Leia ou solicite aos grupos de alunos que leiam as imagens, as manchetes e a notícia veiculada pelo jornal.
- Identifique com os alunos a notícia: O que, quem, onde, porque, as afirmações que fazem as opiniões, críticas ou elogios que emitem sobre o fato ou acontecimento.
- Sugira aos grupos de alunos que eles próprios criem manchetes e notícias para um jornal mural da escola. Faça com eles, um levantamento dos temas, assuntos e acontecimentos significativos ocorridos na escola ou fora dela que podem virar manchetes e notícias.
- Em seguida, peça que se organizem em grupos para trabalhar sobre a escrita da manchete e da notícia. Passe nos grupos orientando a produção do texto.
- Ao final, peça aos grupos que apresentem o trabalho feito, solicitando aos colegas que analisem, façam críticas e observações sobre o que foi produzido. Exponha o texto no mural da escola para que todos possam ler.
http://www.sac.org.br/DN00095.htm
5º MOMENTO – assistindo e criando um produto televisivo.
- Proponha aos alunos que eles assistam o jornal televisivo de alguma emissora de TV, prestando atenção aos temas, forma do apresentador dar as notícias (palavras, entonação, comentários, críticas, elogios entre outros).
- Reserve um horário semanal e peça que os alunos contem o que viram no jornal da TV.
- Oriente os alunos para que anotem o tema, observações interessantes e pequenas passagens em relação ao assunto.
- Sugira aos alunos que criem notícias e para um jornal televisivo. Oriente a produção escrita e oral desses textos.
- Planeje e organize com os alunos a apresentação de um jornal televisivo, para que sejam dadas as notícias criadas por eles.
- Filme e convide a comunidade escolar para ver.
- A filmagem também poderá servir como um instrumento para as crianças se avaliarem, verificando quais os aspectos que podem ser melhorados ou modificados.
http://www.renildanews2.jex.com.br/sociedade/diversao%2Bdentro%2Bde%2Bcasa