Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A VIDA NO SÍTIO

 

07/02/2011

Autor e Coautor(es)
RUTH REGINA MELO DE LIMA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como produto histórico-cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Vivenciar e expressar o modo como viviam as crianças do Sítio narrado por Monteiro Lobato em suas obras, utilizando as diversas linguagens: musical, gestual, dramática, oral e plástica;
  •  Participar das narrativas, das aventuras e das brincadeiras de faz-de-conta;
Duração das atividades
4 Aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

 

Atividade 1-  Hora da história

 

1º Momento: Ler diariamente para os alunos as histórias do Sítio do Picapau Amarelo narrado por Monteiro Lobato.   Narizinho Arrebitado.  O Saci. Fábulas de Narizinho. O Marquês de Rabicó. O Noivado de Narizinho. Reinações de Narizinho. As Caçadas de Pedrinho.  Emília no País da Gramática.  Geografia de Dona Benta.  Histórias de Tia Anastácia.  

http://revistalivro.wordpress.com/2010/04/18/dia-nacional-do-livro-infantil/

2º Momento:  Após a leitura conversar com os alunos sobre o modo como viviam as crianças do sítio:

- Como se chamam as crianças que vivem no Sítio do Picapau Amarelo?  

“Pedrinho e Narizinho.”  

 - Quem é Pedrinho e Narizinho? O que eles fazem no sítio? E os outros personagens?

"Pedrinho é o neto querido de Dona Benta, o primo de Narizinho. Tem 10 anos, mora e estuda na cidade e o que mais gosta no mundo é passar as férias no sítio da avó...

"O Saci ensinou a Pedrinho os segredos da floresta".   

" Lúcia é a neta da dona Benta e mora com ela na casa grande do Sítio do Picapau Amarelo. Por causa de seu nariz arrebitado todo mundo a chama de Narizinho. Ela adora pipoca e já sabe fazer os bolinhos de polvilho da Tia Nastácia"

" Tia Nastácia conta histórias, comendo rosquinha de polvilho.

" Dona Benta Encerra Bodes de Oliveira, uma grande mestra na geografia. Essa senhora com cerca de 60 anos é dona do Sítio do Picapau Amarelo"

"Emília é uma boneca de pano feita pela Tia Nastácia, com olhos de retrós preto, sobrancelhas lá em cima. Era muda até que engoliu a pílula falante, inventada pelo doutor Caramujo"

 "Visconde, foi feito de um sabugo de milho, com umas palhinhas no pescoço, usa cartola na cabeça e tem um sinal de coroa na testa. Um verdadeiro sábio. Estuda muito".

 "Saci é um perneta que adora fazer estripulias nos terreiros das fazendas e assustar os animais no pasto".

Atividade 2 – Construção de brinquedos.  

  •  Conte para os alunos que Monteiro Lobato brincava com animais feitos de legumes e verduras. Traga e mostre imagens de brinquedos feitos com verduras, frutas e legumes. Combine com eles um dia de produção de animais feitos com verduras e legumes.

  • Peça para os alunos trazerem legumes de casa (cenoura, chuchu, beterraba, berinjela, abobrinha e outros), palitos (de churrasco, picolé e de fósforo), sementes e caroços (de feijão e milho).

  • Organize os alunos em grupos e distribua entre eles: os legumes, as verduras, os palitos, sementes e facas descartáveis. Passe nos grupos orientando a construção dos brinquedos. É necessário que o professor corte as frutas e legumes mais duros, evitando acidentes.

 

 

 

http://www.institutoniciamacieira.com.br/imgproj2001/alimentos.htm

  • Após a confecção dos animais, a turma poderá fazer uma exposição dos bonecos e depois, propor que as crianças brinquem com os brinquedos como se estivessem no sítio.

http://www.edukbr.com.br/celeirodeprojetos/Proj_moteiro_lobato/index.htm

Atividade 3 - Biscoitos da Dona Benta

1º Momento: Proponha uma aula de culinária, discuta com a turma uma receita que eles gostariam de fazer,  em seguida solicite os ingredientes. 

Como sugestão indicamos o Biscoito de Polvilho.

  • Apresente o tipo de texto instrucional - Receita.

  • Escreva juntamente com as  crianças os ingredientes que irão ser utilizados na receita.

bolinhos de polvilho 

 

http://gastronomiaealtacozinha.blogspot.com/2010/06/biscoito-de-polvilho.html 

 

Biscoitos de Polvilho

Ingredientes:

1 Kg de polvilho doce

6 ovos inteiros

300 g de margarina

2 xícaras de açúcar

100 g de coco ralado

Modo de preparo :

Junte todos os ingredientes e amasse até formar uma massa homogênea, unte uma assadeira e coloque a massa em forma de biscoito ou do modo que preferir, não esquecendo de deixar um espaço entre eles , asse no forno médio até dourar. 

 

2º Momento: Discutam os pesos e medidas dos ingredientes.

  • Qual tipo de instrumento que utilizamos para medir o açúcar?

  • Como podemos medir os produtos que são líquidos?

  • Quais são os produtos que vocês conhecem que vem em litro?

  • E o leite?

  • A farinha é vendida em litro?

  • Como podemos medir o açúcar, sal e farinha?

  • Qual instrumento utilizamos para medir o polvilho?

    Quais são os produtos que vocês conhecem que são embalados por quilo?

3º Momento: Possibilite que as crianças façam a culinária, misturem a massa e façam seus biscoitos. Depois discutam:

  • Quantos biscoitos fizemos?

  • Quantos alunos tem na sala?

  • Quantos biscoitos cada um irá comer?

  • Para que todos comam 3 biscoitos, quantos biscoitos teremos que fazer?

  • E vocês contaram a professora? então quantos biscoitos precisamos fazer para que todos comam 4 biscoitos?

  • Solicite que eles representem as quantidades, registrando através de desenho. 

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se as crianças:

 Compreenderam o modo como viviam as crianças do Sítio narrado por Monteiro Lobato em suas obras, utilizando as diversas linguagens: musical, gestual, dramática, oral e plástica;  Participaram ativamente das narrativas, das aventuras e das brincadeiras de faz-de-conta;

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.