07/02/2011
NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como produto histórico-cultural |
Ter estudado a aula sobre pesos e medidas
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24975
1º Momento: Ler diariamente para os alunos as histórias do Sítio do Picapau Amarelo narrado por Monteiro Lobato. Narizinho Arrebitado. O Saci. Fábulas de Narizinho. O Marquês de Rabicó. O Noivado de Narizinho. Reinações de Narizinho. As Caçadas de Pedrinho. Emília no País da Gramática. Geografia de Dona Benta. Histórias de Tia Anastácia.
http://revistalivro.wordpress.com/2010/04/18/dia-nacional-do-livro-infantil/
2º Momento: Após a leitura conversar com os alunos sobre o modo como viviam as crianças do sítio:
- Como se chamam as crianças que vivem no Sítio do Picapau Amarelo?
“Pedrinho e Narizinho.”
- Quem é Pedrinho e Narizinho? O que eles fazem no sítio? E os outros personagens?
"Pedrinho é o neto querido de Dona Benta, o primo de Narizinho. Tem 10 anos, mora e estuda na cidade e o que mais gosta no mundo é passar as férias no sítio da avó...
"O Saci ensinou a Pedrinho os segredos da floresta".
" Lúcia é a neta da dona Benta e mora com ela na casa grande do Sítio do Picapau Amarelo. Por causa de seu nariz arrebitado todo mundo a chama de Narizinho. Ela adora pipoca e já sabe fazer os bolinhos de polvilho da Tia Nastácia"
" Tia Nastácia conta histórias, comendo rosquinha de polvilho.
" Dona Benta Encerra Bodes de Oliveira, uma grande mestra na geografia. Essa senhora com cerca de 60 anos é dona do Sítio do Picapau Amarelo"
"Emília é uma boneca de pano feita pela Tia Nastácia, com olhos de retrós preto, sobrancelhas lá em cima. Era muda até que engoliu a pílula falante, inventada pelo doutor Caramujo"
"Visconde, foi feito de um sabugo de milho, com umas palhinhas no pescoço, usa cartola na cabeça e tem um sinal de coroa na testa. Um verdadeiro sábio. Estuda muito".
"Saci é um perneta que adora fazer estripulias nos terreiros das fazendas e assustar os animais no pasto".
Conte para os alunos que Monteiro Lobato brincava com animais feitos de legumes e verduras. Traga e mostre imagens de brinquedos feitos com verduras, frutas e legumes. Combine com eles um dia de produção de animais feitos com verduras e legumes.
Peça para os alunos trazerem legumes de casa (cenoura, chuchu, beterraba, berinjela, abobrinha e outros), palitos (de churrasco, picolé e de fósforo), sementes e caroços (de feijão e milho).
Organize os alunos em grupos e distribua entre eles: os legumes, as verduras, os palitos, sementes e facas descartáveis. Passe nos grupos orientando a construção dos brinquedos. É necessário que o professor corte as frutas e legumes mais duros, evitando acidentes.
http://www.institutoniciamacieira.com.br/imgproj2001/alimentos.htm
Após a confecção dos animais, a turma poderá fazer uma exposição dos bonecos e depois, propor que as crianças brinquem com os brinquedos como se estivessem no sítio.
http://www.edukbr.com.br/celeirodeprojetos/Proj_moteiro_lobato/index.htm
1º Momento: Proponha uma aula de culinária, discuta com a turma uma receita que eles gostariam de fazer, em seguida solicite os ingredientes.
Como sugestão indicamos o Biscoito de Polvilho.
Apresente o tipo de texto instrucional - Receita.
Escreva juntamente com as crianças os ingredientes que irão ser utilizados na receita.
http://gastronomiaealtacozinha.blogspot.com/2010/06/biscoito-de-polvilho.html
Biscoitos de Polvilho
Ingredientes:
1 Kg de polvilho doce
6 ovos inteiros
300 g de margarina
2 xícaras de açúcar
100 g de coco ralado
Modo de preparo :
Junte todos os ingredientes e amasse até formar uma massa homogênea, unte uma assadeira e coloque a massa em forma de biscoito ou do modo que preferir, não esquecendo de deixar um espaço entre eles , asse no forno médio até dourar.
2º Momento: Discutam os pesos e medidas dos ingredientes.
Qual tipo de instrumento que utilizamos para medir o açúcar?
Como podemos medir os produtos que são líquidos?
Quais são os produtos que vocês conhecem que vem em litro?
E o leite?
A farinha é vendida em litro?
Como podemos medir o açúcar, sal e farinha?
Qual instrumento utilizamos para medir o polvilho?
Quais são os produtos que vocês conhecem que são embalados por quilo?
3º Momento: Possibilite que as crianças façam a culinária, misturem a massa e façam seus biscoitos. Depois discutam:
Quantos biscoitos fizemos?
Quantos alunos tem na sala?
Quantos biscoitos cada um irá comer?
Para que todos comam 3 biscoitos, quantos biscoitos teremos que fazer?
E vocês contaram a professora? então quantos biscoitos precisamos fazer para que todos comam 4 biscoitos?
Solicite que eles representem as quantidades, registrando através de desenho.
Avaliar se as crianças:
Compreenderam o modo como viviam as crianças do Sítio narrado por Monteiro Lobato em suas obras, utilizando as diversas linguagens: musical, gestual, dramática, oral e plástica; Participaram ativamente das narrativas, das aventuras e das brincadeiras de faz-de-conta;
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!