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Bossa Nova e a modernidade: os anos JK

 

01/08/2012

Autor e Coautor(es)
Vanessa Maria Rodrigues Viacava
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CURITIBA - PR NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Migrações, cultura e identidades
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio História Memória
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Médio História Cultura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O contexto do Brasil nos anos 1950-1960, o impacto da indústria de bens de consumo no cotidiano dos brasileiros e o gênero musical Bossa Nova.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer os seguintes conteúdos: Era Vargas e Guerra Fria.

Estratégias e recursos da aula

 

Imagem 1: Capa do álbum de Sergio Mendes -Timeless

Disponível em: http://finanostalgia.blogspot.com/2010_03_01_archive.html Acesso em: 03/12/10 

Vídeo-clipe da canção mas que nada

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ucD0gTr66ho Acesso em: 03/12/10 

Para iniciar a aula sobre a Bossa Nova e os anos JK, os professor deverá apresentar aos alunos o vídeo-clipe da música mas que nada composta por Jorge Ben Jor em 1963. A música foi gravada por Sérgio Mendes (músico e compositor brasileiro radicado nos Estados Unidos desde 1964) e a gravação da canção mencionada rendeu ao artista sucesso instantâneo. Mendes permaneceu nos Estados Unidos e em 2007 voltou a vivenciar o sucesso com a regravação da música com a banda pop Black Eyes Peas.

Com estas informações, o professor questionará seus alunos se algum deles conhece o gênero musical Bossa Nova. Para explicar no que consiste a BN e problematizar o contexto histórico do surgimento deste original estilo musical, o professor exibirá duas canções paradigmáticas da história da música popular brasileira: Chega de saudade e Garota de Ipanema.

 

 

Imagem 2: Capa do álbum de João Gilberto - Chega de saudade

 

Disponível em: http://bossanova1.wordpress.com/2009/04/06/gallery-one/gilberto-chega-de-saudade/ Acesso em: 03/12/10 

Chega de Saudade,  canção escrita por Vinícius de Moraes (letra) e Antonio Carlos Jobim (música), na década de 1950. Foi gravada pela primeira vez em abril de 1958, para o lançamento do LP "Canção do Amor Demais", na voz de Elizeth Cardoso. Mais tarde  recebeu outras versões, entre elas, esta interpretada por João Gilberto. É considerada o marco inicial da Bossa Nova.

Palavras-chave: Bossa Nova, saudade, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Elizeth Cardoso.

Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=15844 Acesso em:03/12/10 

 

Imagem 3: Frank Sinatra e Tom Jobim - a Bossa Nova conquista o mundo

Disponível em: http://www.tenhomaisdiscosqueamigos.com/2010/05/03/frank-sinatra-tom-jobim-jeff-beck-the-national-cocorosie/ Acesso em: 03/12/10 

Vídeo onde Frank Sinatra e Tom Jobim cantam "Garota de Ipanema", composição de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

Palavras-chave: música, Frank Sinatra, Tom Jobim, Bossa Nova.

Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=8219 Acesso em: 03/12/10  

A Bossa Nova veio para modificar uma cena musical onde ainda imperavam as músicas estadunidenses, os boleros e os samba-canções. A Bossa Nova surgiu, de certa forma, casualmente, como resultado de encontros de jovens da classe média carioca, em apartamentos em Ipanema, Copacabana ou Leblon, onde eles se reuniam em festinhas.  Nestas festas, a música tomava conta e a busca de um som "moderno" passou a ser formulado na nova batida do violão imortalizada por João Gilberto. Nessas festas de apartamento na Zona Sul carioca formou-se a turminha da Bossa Nova, onde se destacaram os nomes de Nara Leão, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Ronaldo Bôscoli entre outros. Na região da boêmia carioca, mais precisamente no  "Beco das Garrafas" outros músicos formariam a "turmona" da Bossa Nova com João Gilberto, Vinícius de Moraes e Tom Jobim. Este último, no início dos anos 1960 atuava como pianista e arranjador de grandes artistas ligados ao gênero samba-canção e bolero. Em meados dos anos 1960, a Bossa Nova ganhou o mundo: João Gilberto e Tom Jobim fixaram residência nos Estados Unidos e grande parte dos componentes da "turminha" migrou para os festivais da canção compondo músicas de protesto contra a ditadura militar.

ATIVIDADE 1  

Depois de ouvir as canções da Bossa Nova, os alunos deverão levantar algumas questões chave para a compreensão dos aspectos estético-musicais da BN e do significado da "modernidade musical" desde gênero. Para isso deverão ficar atentos para as seguintes questões:

  1. Sobre o que cantam os artistas? Quais os temas das canções?
  2. O ritmo da música provoca qual sensação? Você tem vontade de dançar ou mesmo pular?
  3. A Bossa Nova foi criada nos apartamentos e boates cariocas. Como você pode perceber isso no ritmo das canções? Uma dica: preste atenção na potência dos vocais.
  4. Compare a musicalidade de Garota de Ipanema com a Give Me The Simple Life  na performance de ícone do  jazz Ella Fitzgerald. Existem semelhanças? Quais?

 

 

  • Vídeo-clip de Give Me The Simple Life por Ella Fitzgerald.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=uu_8l7-xcFY Acesso em: 03/12/10 

 

As respostas deverão ser registrada no caderno.

OBS: Os vídeos poderão ser exibidos com o auxílio da TV Multimídia, também conhecida como TV Pendrive.

Informações sobre a TV Multimídia. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/manual_tvpendrive.pdf Acesso em: 17/10/10    

 

Imagem 4: Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira

Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tvmultimidia/imagens/2010/historia/4presidente_jk.jpg Acesso em: 03/12/10. 

Num contexto de grandes transformações sintetizadas pelo Plano de Metas, o presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira inaugurou Brasília em 21 de abril de 1960. Inspirado nos movimentos artísticos e culturais da época (como a Bossa Nova) o presidente assumiu o compromisso de transformar o Brasil: torná-lo moderno.

E para transformar a nação, JK direcionou seus esforços para a ampliação da indústria brasileira com ênfase na industria de bens de consumo semi-duráveis e duráveis. Nesse sentido, o nacional-desenvolvimentismo de JK utilizou o modelo estadunidense: oferecer a modernidade a classe média, uma versão tropical do "american way of life".

Para que os alunos possam contextualizar o período de surgimento da Bossa Nova, o professor exibirá dois vídeos sobre Juscelino Kubitschek e sobre a construção de Brasília.

 

 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28820 Acesso em: 03/12/10 

 

 

 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=2105 Acesso em: 03/12/10 

 

ATIVIDADE 2

Depois de exibir os vídeos, o professor organizará uma tarefa em grupo para que os alunos respondam as seguintes questões a partir das informações presentes nos recursos mencionados anteriormente:

  1. Antes de Juscelino Kubitschek de Oliveira vencer as eleições como se encontrava o contexto político brasileiro? Era uma situação de normalidade ou de crise? Justifique.
  2. Como JK chegou ao poder? Quais partidos políticos o apoiaram?
  3. Como as eleições presidenciais aconteciam nesse contexto? A legislação eleitoral previa segundo turno? Explique com suas palavras. 

As respostas serão compartilhadas em forma de textos colaborativos elaborados no Google Docs ou em forma de cartazes na sala de aula.

Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs - Tutorial elaborado pela professora Juliana Souza Dias.

Disponível em: https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR  Acesso em: 03/12/10     

Texto auxiliar - O presidente "Bossa Nova".

Disponível em: http://www.historia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=230 Acesso em: 02/12/10.   

 

 

ATIVIDADE 3

A fim de concluir a aproximação entre JK e a Bossa Nova, o professor exibirá o vídeo com a canção A Sinfonia da Alvorada.  A obra  mais tarde ficou conhecida como Sinfonia de Brasília e foi encomendada a Vinicius e Tom pelo presidente Juscelino Kubitschek em fevereiro de 1958. No entanto, o trabalho foi adiado graças aos protestos contra a construção da cidade. Mais tarde, JK reiterou o convite através do arquiteto Oscar Niemeyer, que transmitiu a Vinicius a vontade do presidente de ter a Sinfonia pronta antes de 21 de abril de 1960, dia marcado para a mudança da capital. Mas a capital federal foi inaugurada sem a Sinfonia, e apenas em 1966 ela seria apresentada pela primeira vez ao grande público na rede de TV Excelsior em São Paulo.

Palavras-chave: Brasília, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, MPB.

Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=15545 Acesso em: 03/12/10 

Para concluir as atividades relacionadas aos conteúdos anteriormente mencionados, os alunos realizarão um trabalho sobre Brasília. Para a realização desta atividade, sugerimos a execução das etapas abaixo elencadas.

 

  • Passo a passo:
  1. Organize as equipes através de sorteio.
  2. Cada grupo deverá ser composto com 5 ou 6 integrantes.
  3. Defina os temas para cada uma das equipes.
  4. Converse com os alunos e determine coletivamente os objetivos de cada um dos temas a serem pesquisados.
  5. Não deixe de estabelecer com clareza os critérios de avaliação.
  6. Caso seja necessário, reserve um horário no laboratório de informática para a realização da pesquisa ou selecione algumas obras na biblioteca da escola.
  7. Sugira sítios para a realização da pesquisa.

 

  • Os grupos deverão pesquisar os seguintes temas:
  1. As desigualdades sociais em Brasília.
  2. O cenário artístico nas décadas de 50 e 60: Arquitetura, Bossa Nova e Movimento Concretista.
  3. Brasília: Patrimônio Cultural da Humanidade.
  4. O governo JK (1956-1961): O nacional-desenvolvimentismo e o impacto da indústria de bens de consumo no cotidiano dos brasileiros.

 

Os resultados serão compartilhados em forma de jornal ou revista. Para a realização dessa atividade, o professor de Língua Portuguesa poderá se envolver a fim de orientar os alunos sobre o estilo de escrita jornalista, bem como sobre a apresentação dos resultados em forma de discurso direto e indireto. E para a confecção do jornal ou revista, a turma poderá utilizar o software de editoração scribus ou (caso a escola não ofereça laboratório de informática) elaborar o jornal com folhas de sulfite, nesse caso, o professor poderá solicitar o auxílio do professor de Arte.

Sobre o scribus:    

O scribus é um aplicativo de Desktop Publishing de código aberto. Ele permite diagramações bastante sofisticadas, ideal para documentos bastante elaborados, com fotos, gráficos, diagramas, etc. Suporta formatos de saída do tipo pdf, ps, png, jpg, svg, entre outros.    

Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/scribus.htm    Acesso em: 02/11/10.

 

  • Sítios sugeridos para a realização da pesquisa:

 

Disponível em: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/apresentacao Acesso em: 02/12/10. 

Disponível em: http://www.brasiliapoetica.blog.br/site/ Acesso em: 02/12/10. 

Disponível em: http://veja.abril.com.br/especiais/brasilia/index.html Acesso em: 02/12/10.   

Disponível em: http://www.infobrasilia.com.br/historia.htm Acesso em: 02/12/10. 

Disponível em: http://www.jobim.com.br/dischist/sinfalv/alvorada_vintext.html Acesso em: 02/12/10. 

Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/projeto-brasilia-cidade-planejada-528737.shtml Acesso em: 02/12/10. 

Disponível em: http://artebrasileiraxx.blogspot.com/2009/06/concretismo-e-neoconcretismo.html Acesso em: 02/12/10. 

Disponível em: http://artenaamericaltinafavufg.blogspot.com/2009/11/concretismo-na-america-latina_26.html Acesso em: 02/12/10.   

Disponível em: http://www.belobrasil.ch/Brasil/Brasilien-Cities/St%C3%A4dte-Cities/Brasilia%20und%20Goiana/fotos%20Brasilia.html Acesso em: 02/12/10. 

Disponível em: http://culturadigitalcidade.blogspot.com/2008/03/50-anos-de-bossa-nova.html Acesso em: 02/12/10. 

 

 

REFERÊNCIAS

 

BENEVIDES, Maria Vitória de M. O governo Kubitschek: desenvolvimento econômico e estabilidade política (1956-1961). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

BOJUNGA, Claudio. JK: o artista do impossível. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

CABRAL, Ségio. A MPB na era do rádio. São Paulo: Moderna. s/d

CAMPOS, Augusto. Balanço da Bossa. São Paulo: Perspectiva, 1968.

CASTRO, Ruy. A história e as histórias da Bossa Nova. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

COHEN, Marleine. Juscelino Kubitschek: o presidente Bossa Nova. Rio de Janeiro: Globo, 2005.

GARCIA, Walter. Bim Bom: a contradição sem conflitos de João Gilberto. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

NAPOLITANO, Marcos. Cultura Brasileira: utopia e massificação (1950-1980). São Paulo: Contexto, 2001.

Projeto Alta Fidelidade - Núcleo de Pesquisas sobre a História da Música Popular Brasileira. Disponível em: http://geociti.es/CollegePark/Lounge/6124/index.htm Acesso em: 03/12/10. 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Recursos Complementares

101 anos de nascimento de JK

Documentário sobre a vida de Juscelino Kubitschek produzido pela TV Senado. Narra os acontecimentos relacionados desde sua infância até sua morte. O documentário apresenta depoimentos de amigos e pessoas próximas ao "presidente Bossa Nova" . Além disso, a narrativa áudio-visual sobre JK é ilustrada por fotos e trechos de vídeos dos anos 1950, 1960 e 1970. O programa divide-se em nove partes.

Palavras-chave: relações de poder, relações culturais, Brasília, JK, urbanismo.

Parte 1 - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=15546 Acesso em: 03/12/10 

Parte 2 - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=15550 Acesso em: 03/12/10 

Parte 3 - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=15589 Acesso em: 03/12/10 

Parte 4 - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=15590 Acesso em: 03/12/10 

Parte 5 - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=15591 Acesso em: 03/12/10 

Parte 6 - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=15592  Acesso em: 03/12/10 

Parte 7 - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=15593  Acesso em: 03/12/10 

Parte 8 - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=15594 Acesso em: 03/12/10 

Parte 9 - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=15595 Acesso em: 03/12/10 

Avaliação

O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicitado e aprovado pelo grupo de alunos.

Para auxiliar na avaliação sugerimos alguns critérios:    

1.participação durante as discussões;

2. comprometimento com o grupo;   

3. respeito a opinião dos colegas;      

4. empenho para concluir as atividades;     

5. domínio do tema.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
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Opiniões

  • Bruna, Baixando na Faixa , Santa Catarina - disse:
    brunaabora@gmail.com

    21/03/2013

    Cinco estrelas

    Baixar o Filme - Os Anos JK - Uma Trajetória Política - http://migre.me/dMIgp


  • fatima lima, Escola Irmão Urbano Gonzalez Rodriguez , Ceará - disse:
    ffolima2011@yahoo.com.br

    10/05/2011

    Quatro estrelas

    O professor foi muito feliz ao escolher as duas canções para representar a bossa nova e ocontexto histórico em que elas foram criadas e dimensão que essas canções deram ao Brasil são até hoje de grande valia. A canção garota de Ipanema é uma das canções que representa o Brasil em qualquer lugar do planeta, pois a bossa nova é um estilo musical derivado da musica americana. O periodo jk também é um momento muito rico e o modernismo se sobresai dentre tantos outras marcas históricas desse período.


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