Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Produções escritas a partir dos temas urbanos

 

17/01/2011

Autor e Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Vivenciar práticas de leitura e escrita a partir de recursos variados.
  •  Desenvolver a capacidade criativa na escrita de pequenos textos.  
Duração das atividades
Aproximadamente seis aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve ser capaz de produzir, ler e interpretar textos de pequeno porte (quatro a cinco linhas).

Estratégias e recursos da aula

1 – Eco kids - Cidades

OBJETIVOS: 

 Vivenciar práticas de leitura e escrita a partir de recursos tecnológicos (Internet).

PROCEDIMENTOS:   

- Leve as crianças para o laboratório de informática. Oriente-as para que acessem o site http://www2.uol.com.br/ecokids (Acesso em: 06 nov. 2010).  Este site traz diversas atividades para o público infantil, que, de um modo geral, relacionam-se com a preservação da natureza. Na atividade que propomos, iremos trabalhar especificamente com o link http://www2.uol.com.br/ecokids/cidade.htm# (Acesso em: 06 nov. 2010). Este link apresenta a imagem de uma cidade e, ao passar o mouse sobre as imagens, é possível clicar e então compreender, a partir de um texto, a finalidade, função, atribuição de um determinado local, ou peculiaridades de alguns animais, profissões, entre tantos outros que compõem uma cidade.     

Neste primeiro contato, deixe que as crianças explorem livremente este espaço e procurem descobrir o máximo de espaços, bem como curiosidades destes como componentes das cidades.   

Após este primeiro contato, o grupo deverá registrar pelo menos dois dos espaços pesquisados na cidade, conforme possibilita o link de trabalho.  Deverão ainda, neste registro, justificar por que estes lhes chamaram atenção.   

2 – Descobrindo a nossa comunidade 

OBJETIVOS: 

  •  Aprender a participar de uma discussão organizando e adequando a sua fala de acordo com o tema proposto.
  • Ser capaz de elaborar sugestões criativas e coerentes com o tema.

PROCEDIMENTOS:

- Oriente um debate que possibilite ao grupo conversar sobre o que lhes chamou mais atenção na observação no site Eco Kids – Cidade. Conduza a conversa de modo que as crianças possam articular os espaços observados, em sua cidade e /ou bairro. Procure priorizar espaços públicos como praças, zoológico, parques, mercados e outros mais que são importantes na cultura da sua cidade ou do bairro da sua escola.

Vamos trabalhar com a hipótese de abordar os espaços que fazem parte do bairro que sua escola faz parte. Neste sentido, conversem sobre questões como:

- Na opinião de vocês, quais são os lugares mais conhecidos e importantes do bairro?

- Vocês sabem algo a respeito da história destes lugares, como e por que se tornaram tão importantes?

- Vamos listar os nomes dos lugares que nossa família frequenta no bairro, como igrejas, supermercados, posto de saúde, praças, ação comunitária, entre outros?   

Dica: Caso sua escola fique em uma cidade muito pequena, aborde a cidade como um todo ou foque nos espaços que estão no centro dela, como rodoviária, prefeitura, praça, coreto, algum monumento etc.

- Solicite às crianças que anotem no caderno os espaços considerados importantes do bairro.

- Prepare o seguinte Para Casa:   

Pessoal, estamos conhecendo os espaços mais importantes do nosso bairro. Elegemos alguns e, neste Para Casa, devemos pesquisar com os moradores curiosidades e a história destes lugares. Se possível, leve para escola uma história sua ou de algum familiar em algum dos lugares escolhidos. Havendo fotografias envie também, pois assim nosso trabalho ficará mais interessante. Contamos ainda com depoimentos sobre a importância de alguns dos espaços para funcionalidade do bairro. Para isso, entreviste dois adultos que morem há pelo menos dez anos no bairro e solicite que escrevam algum recadinho ou comentário. Este também fará parte do nosso mural.   

Dica: Para que o mural seja organizado e harmônico, envie as folhas de papel já com tamanhos e cores definidas.  

Como vamos abordar de algum modo a história do bairro, é bastante pertinente que a exposição deste trabalho seja organizada na biblioteca ou no mural central da escola. Caso haja material suficiente, pode-se dividi-la em vários espaços da escola. Podem ser organizados um mural ou exposição para cada local. Por exemplo, as produções sobre o mercado da cidade ficarão na biblioteca, as atrações e história da pracinha no mural do pátio central, e assim por diante.

 Antes de iniciar a organização da exposição, promova uma apresentação de cada dado pesquisado pelas crianças entre o grupo. Destine um tempo para que todos possam desfrutar das curiosidades e histórias.

Após esta conversa, solicite que produzam um texto relatando o que sentiram da experiência de conhecer um pouco mais sobre a história do bairro e qual foi a curiosidade que mais despertou atenção.

3 – Nosso bairro em miniatura

OBJETIVOS:

  • Desenvolver a capacidade criativa de produzir pequenos textos.

PROCEDIMENTOS:   

- Prepare uma base que poderá ser de madeira, vidro ou mesmo a união de algumas mesas. A proposta é montar uma maquete do bairro. Oriente que o desafio será desenvolver tal trabalho evitando ao máximo a compra de materiais, como isopor. Isto é, explore, ao máximo, materiais recicláveis. Caso considere muito complicado montar esta maquete, poderá optar por unir folhas de papel Kraft e desenhar. O acabamento poderá ser feito com colagens de revistas, entre outros, ou mesmo colorido pelas crianças.  

- Envie um bilhete aos responsáveis comunicando que irão montar uma maquete do bairro utilizando materiais recicláveis e, sendo assim, precisam de apoio para reunir os materiais. Entre eles, devem contar com caixas de fósforo, copos de iogurte, palitos.  

 - Organize duplas e responsabilize cada uma delas por alguma parte do trabalho. Disponha os materiais enviados pelas famílias para que possam trabalhar. Esteja sempre disponível para ajudá-las no que for necessário.  

Dica: Convide a professora de artes para lhe ajudar na organização e desenvolvimento desta etapa, sendo possível que a construção da maquete se realize nestas aulas.

Na maquete pronta, os principais lugares do bairro anteriormente eleitos deverão receber destaque. Conte quantos são estes lugares e organize duplas ou grupos de trabalho conforme o número de alunos. Um texto com as principais informações deste lugar deverá ser criado pela dupla. O texto deverá apresentar informações como: ano de inauguração, principais atividades a que se destina, horário de funcionamento, endereço e alguma particularidade. Após uma revisão realizada pelo professor, o texto deverá ser digitado pelas crianças. Após a impressão deste, fixe-o em um palitinho de picolé e o posicione ao lado ou em cima do lugar que descreve. Assim, as pessoas que apreciarem a maquete terão maiores condições de interpretá-la, como se apresenta o link trabalhado na atividade 1.

Dicas: 

  • Caso a maquete tenha sido montada em sua sala de aula, prepare um convite e envie aos demais alunos para que venham visitar o trabalho. Para que a visita seja proveitosa a todos, organize escalas de trabalho de modo que as crianças da sua turma estejam disponíveis no recreio para receber os visitantes e comentar o trabalho. Havendo possibilidade, marque uma data e envie um convite também aos familiares, de modo que possam contemplar o trabalho que ajudaram a desenvolver.
  • Ao lado da maquete, deixe uma mesa com um caderno de assinaturas para os visitantes e uma caixinha com papéis para que registrem suas observações e depoimentos.

Imagem disponível: <http://www.pmsjp.pr.gov.br/portal/noticia.php?id=1277324782176771&cd_secretaria=26>. (Acesso em: 06 de novembro de 2010).                                                                                     

Imagem disponível: <http://1.bp.blogspot.com/_rgwzILlHQvQ/SLtIcuPJv7I/AAAAAAAAAWE/ovLxST4yRBk/s1600-h/mostra+de+trabalhos+025.jpg>. (Acesso em: 06 de novembro de 2010).                                                                                      

Recursos Complementares
  • Confira no Portal do Professor - MEC:

Entendendo como se dá o processo de formação de um bairro: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22022> (acesso em: 06 de novembro de 2010). 

Conhecendo o bairro da minha escola: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19183> (acesso em: 06 de novembro de 2010).  

O bairro da minha escola e onde moro: estabelecendo relações: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20285> (acesso em: 06 de novembro de 2010).     

Avaliação

Nesta aula é relevante avaliar o envolvimento, interesse com as atividades de escrita, pesquisa, debates, trabalho em grupo, apresentação de ideias. Assim, para avaliar o conjunto das habilidades trabalhadas, solicite a escrita individual de um texto sobre o tema, no qual a criança deverá registrar o que aprendeu e apresentar uma apreciação afetiva do trabalho realizado: o que mais gostou e o que foi possível aprender sobre a história do bairro relacionada no trabalho etc.    

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.