Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Era do (de) gelo

 

07/02/2011

Autor e Coautor(es)
EDNA MARIA DA SILVA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o conceito de aquecimento global;
  • refletir sobre as consequências da elevação das temperaturas;
  • conhecer através da leitura de imagens diferentes ecossistemas.
Duração das atividades
3 momentos com duração de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • É importante destacar que o professor contemple em suas discussões junto às crianças a temática da educação ambiental voltada para a sustentabilidade do homem e dos animais e da natureza como um todo.
Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

Sugerimos que o professor inice esta proposta de aula com a projeção do filme "A era do gelo".

 Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.portalvmmnet.kit.net/a_era_do_gelo_dvd_nick.jpg&imgrefurl=http://filmesmoreno.blogspot.com/&usg=__OsUHQjShvLU0HaxOf0sdZpj22xA=&h=1452&w=2149&sz=2276&hl=pt-BR&start=10&zoom=1&tbnid=PCcCXeejCZ_RRM:&tbnh=143&tbnw=212&prev=/images%3Fq%3DERA%2BDO%2BGELO%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26biw%3D1021%26bih%3D455%26tbs%3Disch:10%2C398&um=1&itbs=1&ei=OBrmTOKcI8KBlAfr-Y2oCQ&iact=hc&vpx=746&vpy=218&dur=843&hovh=158&hovw=235&tx=198&ty=143&oei=3BnmTPvqIcSAlAeurdG1Cw&esq=21&page=2&ndsp=9&ved=1t:429,r:8,s:10&biw=1021&bih=455

 

Apóa a exibição do vídeo o professor poderá dar continuidade a aula formando uma roda de comentários a respeito do filme, na qual cada criança poderá falar das suas impressões. Nesse momento, o professor precisa pontuar algumas questões no que se refere à temática do aquecimento global, tematizado no filme com o evento do derretimento das geleiras e, portanto, a destruição do habitat e dos seres vivos de um determinado lugar, num determinado tempo.

Como forma de registro deste momento, sugerimos que o professor organize um registro coletivo das impressões/informações que foram mais significativas para cada criança e, também, solicitar que as crianças façam um desenho que ilustre a sua fala. É importante que este material produzido seja exposto num quadro mural.

2º MOMENTO:

Em seguida, o professor inicia uma conversa a respeito das ações do homem na natureza e quais as posssíveis consequências para a nossa vida diária.

Feito isto, o professor pode apresentar imagens e ler juntamente com as crianças o conteúdo que se apresenta em cada imagem. Sugerimos que as crianças produzam, em pequenos grupos, legendas que descrevam o conteúdo da imagem.

http://www.apolo11.com/imagens/etc/desmatamento.jpg

 

 

 http://static.blogstorage.hi-pi.com/photos/blog2012.spaceblog.com.br/images/gd/1258259565/Aquecimento-Global-Um-sinal-do-Fim-do-Mundo.jpg

http://blogalize.net/sobre-o-aquecimento-global.html/aquecimento-global03

 

3º MOMENTO:

O professor poderá continuar a aula listando quais as consequências para a nossa vida cotidiana quando agimos destruindo os recursos naturais de forma desastrosa, sem a preocupação com a permanência/sobrevivência dos seres, em especial, do homem.

Feito isto, o professor apresenta algumas imagens com desastres ambientais e solicita que as crianças criem ilustrações que possam visualizar ações positivas do homem na natureza. Esta produção poderá ser acompanhada da construção de um texto coletivo em que as crianças relatem como gostariam que o planeta estivesse.

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/fotos/aquecimento-global-google-20090928141609.jpg

http://img.terra.com.br/i/2009/06/02/1219054-8342-atm14.jpg

 

 

http://blogalize.net/sobre-o-aquecimento-global.html/aquecimento-global06  

http://blogalize.net/sobre-o-aquecimento-global.html/aquecimento-global03

 

http://img.terra.com.br/i/2009/06/02/1219054-8342-atm14.jpg

Como forma de encerramento desta proposta, sugerimos a exposição dos trabalhos para toda a comunidade escolar, na perspectiva que todos sejam 'contaminados' com a ideia de uma vida saudável e sustentável na Terra.  

 

 

Recursos Complementares
Avaliação

O professor poderá avaliar as crianças a partir do  desenvolvimento nas atividades propostas, bem como, da observação e registro do envolvimento, interesse e participação da criança nas discussões acerca dos temas tratados, quais sejam: aquecimento global, destacando suas causas, consequências e soluções para um modo de vida sustentável para que os seres possam sobreviver no planeta Terra.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 1/4 - 25%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Evaldeci Aparecida Dias Batista, Cei Sylcéia vera galvão mouro , São Paulo - disse:
    valbatista38@hotmail.com

    20/08/2013

    Cinco estrelas

    Amei uma aula perfeita sobre sustentabilidade,, mostrando aos pequenos quando o homem interfere na natureza o estrago que faz


  • viviane moura, E. ESTADUAL ZICO BARBOSA , Minas Gerais - disse:
    vivimoura73@hotmail.com

    24/02/2013

    Quatro estrelas

    gostei muito dessa aula, continuem passando mais sugestçoes para nós que precisamos.


  • Terezinha, Colégio , Rio de Janeiro - disse:
    maternaterezinha@yahoo.com.br

    06/03/2011

    Cinco estrelas

    Olá! Como diz o ditado :Quem procura acha", eu literalmente achei, e fiquei muito feliz.Estava vascullhando sites,pois terei de dar aula estágio para alunos do 2º ano do Ensinno Fundamental I,cujo tema é Recursos Naturais, e de repente me deparo com tão importante conteúdo.Eu amei! Obrigado pela ajuda.


  • Robenice de Sena, Escola Estadual Fabrício Maranhão , Rio Grande do Norte - disse:
    robenice.pv@hotmail.com

    11/02/2011

    Três estrelas

    Achei bem interessante a sua aula. Vou levá-la para a escola onde eu trabalho e surgerí-la para os professores. Sou vice-diretora da Escola Estadual Fabrício Maranhão - Pedro Velho, RN


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.