07/02/2011
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
1º MOMENTO:
Sugerimos que o professor inice esta proposta de aula com a projeção do filme "A era do gelo".
Apóa a exibição do vídeo o professor poderá dar continuidade a aula formando uma roda de comentários a respeito do filme, na qual cada criança poderá falar das suas impressões. Nesse momento, o professor precisa pontuar algumas questões no que se refere à temática do aquecimento global, tematizado no filme com o evento do derretimento das geleiras e, portanto, a destruição do habitat e dos seres vivos de um determinado lugar, num determinado tempo.
Como forma de registro deste momento, sugerimos que o professor organize um registro coletivo das impressões/informações que foram mais significativas para cada criança e, também, solicitar que as crianças façam um desenho que ilustre a sua fala. É importante que este material produzido seja exposto num quadro mural.
2º MOMENTO:
Em seguida, o professor inicia uma conversa a respeito das ações do homem na natureza e quais as posssíveis consequências para a nossa vida diária.
Feito isto, o professor pode apresentar imagens e ler juntamente com as crianças o conteúdo que se apresenta em cada imagem. Sugerimos que as crianças produzam, em pequenos grupos, legendas que descrevam o conteúdo da imagem.
http://www.apolo11.com/imagens/etc/desmatamento.jpg
http://blogalize.net/sobre-o-aquecimento-global.html/aquecimento-global03
3º MOMENTO:
O professor poderá continuar a aula listando quais as consequências para a nossa vida cotidiana quando agimos destruindo os recursos naturais de forma desastrosa, sem a preocupação com a permanência/sobrevivência dos seres, em especial, do homem.
Feito isto, o professor apresenta algumas imagens com desastres ambientais e solicita que as crianças criem ilustrações que possam visualizar ações positivas do homem na natureza. Esta produção poderá ser acompanhada da construção de um texto coletivo em que as crianças relatem como gostariam que o planeta estivesse.
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/fotos/aquecimento-global-google-20090928141609.jpg
http://img.terra.com.br/i/2009/06/02/1219054-8342-atm14.jpg
http://blogalize.net/sobre-o-aquecimento-global.html/aquecimento-global06
http://blogalize.net/sobre-o-aquecimento-global.html/aquecimento-global03
http://img.terra.com.br/i/2009/06/02/1219054-8342-atm14.jpg
Como forma de encerramento desta proposta, sugerimos a exposição dos trabalhos para toda a comunidade escolar, na perspectiva que todos sejam 'contaminados' com a ideia de uma vida saudável e sustentável na Terra.
Elencamos alguns links de sites para que o professor possa deixar esta proposta de aula mais enriquecedora.
http://www.brasilescola.com/geografia/aquecimento-global.htm
http://www.suapesquisa.com/geografia/aquecimento_global.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aquecimento_global
http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/ee/Aquecimentol1.html
VIDEOS: http://www.youtube.com/watch?v=bbzaOD0e1rg&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=vfrv_OK2Moo&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=e1g4C4-G0gY&NR=1
O professor poderá avaliar as crianças a partir do desenvolvimento nas atividades propostas, bem como, da observação e registro do envolvimento, interesse e participação da criança nas discussões acerca dos temas tratados, quais sejam: aquecimento global, destacando suas causas, consequências e soluções para um modo de vida sustentável para que os seres possam sobreviver no planeta Terra.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/08/2013
Cinco estrelasAmei uma aula perfeita sobre sustentabilidade,, mostrando aos pequenos quando o homem interfere na natureza o estrago que faz
24/02/2013
Quatro estrelasgostei muito dessa aula, continuem passando mais sugestçoes para nós que precisamos.
06/03/2011
Cinco estrelasOlá! Como diz o ditado :Quem procura acha", eu literalmente achei, e fiquei muito feliz.Estava vascullhando sites,pois terei de dar aula estágio para alunos do 2º ano do Ensinno Fundamental I,cujo tema é Recursos Naturais, e de repente me deparo com tão importante conteúdo.Eu amei! Obrigado pela ajuda.
11/02/2011
Três estrelasAchei bem interessante a sua aula. Vou levá-la para a escola onde eu trabalho e surgerí-la para os professores. Sou vice-diretora da Escola Estadual Fabrício Maranhão - Pedro Velho, RN