12/01/2011
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
ATIVIDADE 1
Inicialmente, o professor deverá organizar a sala em um grande círculo. Feito isso, ele deverá dizer aos alunos que eles farão a leitura de um livro chamado "História de amor". Em seguida, ele deverá projetar todo o livro para que os alunos leiam:
Professor, você encontrará o livro completo no seguinte endereço: http://www.bookess.com/read/2961-historia-de-amor/ . Basta digitar "História de Amor" no campo "Faça uma busca":
O professor deverá mostrar slide por slide das imagens sem dizer nada. Ao final os alunos estranharão o fato de não ter palavras no texto. O professor então deverá dizer que é possível fazer a leitura do livro pelas imagens. Ele deverá organizar os alunos em duplas. Cada dupla deverá escrever, de maneira resumida, o que é mostrado em cada uma das imagens. Para fazer a correção, o professor mostrará as imagens novamente e solicitará as duplas que leiam o que escreveram. Assim, o professor construirá uma história coletiva com toda a classe.
ATIVIDADE 2
O professor deverá mostrar aos alunos o vídeo animado do livro "História de Amor".
http://www.youtube.com/watch?v=VVCb9zMm39w
Depois de assistirem ao vídeo, o professor fará uma análise mais profunda da história por meio de perguntas que serão sorteadas entre os alunos. O professor poderá colocá-las em uma caixinha que será passada entre a turma. Uma música será colocada e o professor a pausará em algum momento. O/a aluno/a que estiver com a caixinha em mãos retira uma pergunta e a responde.
Sugestões de perguntas:
ATIVIDADE 3
Nesta atividade, os alunos escreverão uma outra versão para a história. Para isso, é importante que o professor relembre a história com a turma. Ele deverá mostrar aos alunos a seguinte imagem do livro:
http://www.bookess.com/read/2961-historia-de-amor/
Em duplas os alunos deverão dar continuidade a história (diferente da original) a partir do momento em que o lápis amarelo aparece. Eles deverão fazer cinco desenhos até finalizar a história. Os desenhos poderão compor um livro e ficar na biblioteca da escola.
Dissertação de Mestrado - Literatura Imagística: um mundo de imagem para ler.
Os alunos serão avaliados de acordo com a participação durante as atividades. É importante observar a coerência nas produções textuais e o desenvolvimento da história produzida (situação inicial, conflito, desfecho)
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
16/04/2014
Cinco estrelasParabéns pelo trabalho!
24/03/2011
Cinco estrelasEssa aula faz com que estimule a criatividade da criança. Quando o professor é dinâmico,ele trabalha os conteúdos escolares a partir dos interesses ,vivências e desejos dos seus alunos, aumentando neles suas possibilidades de criar e de transformar esse mundo marcando com sua própria escrita.