Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Fenômenos Naturais: vamos fazer uma experiência?

 

27/01/2011

Autor e Coautor(es)
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Observar e compreender alguns fenômenos naturais que ocorrem no cotidiano;
  • Descrever estes fenômenos a partir de uma observação coletiva;
  • Realizar experiências que facilitem a compreensão dos fenômenos naturais;
  • Despertar o gosto pelas experiências científicas.
Duração das atividades
3 aulas de 1 hora cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Uma abordagem para o professor

O pensamento infantil sobre os fenômenos naturais

Acesse o link http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/desenvolvimento-e-aprendizagem/pensamento-infantil-fenomenos-naturais-475516.shtml e entenda de que forma as crianças criam teorias e explicam os fenômenos naturais até se aproximarem dos conhecimentos científicos.

Assista também o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=1GOPR3h2LQ8

Atividades

Para iniciar a aula, utilizando um Data Show mostre as seguintes imagens para as crianças:

In: http://3.bp.blogspot.com/_wyYR4BWowqE/TDPAX3HeP-I/AAAAAAAACi0/coNBApfUAYo/s400/Ceu_estrelado.jpg Consulta realizada dia 21 de novembro às 18:03 min. 

In: http://img.blogs.abril.com.br/1/ortega/imagens/verao.jpg   Consulta realizada dia 21 de novembro às 18:07 min. 

In: http://2.bp.blogspot.com/_15hYJy_es_4/TLb4mWljpUI/AAAAAAAABDM/0P4DUBWb_5Q/s1600/magia+do+arco-iris.jpg

 Consulta realizada dia 21 de novembro às 18:15 min. 

 

In: http://4.bp.blogspot.com/_0ZEtQtQIFBc/TMLfZ83c5yI/AAAAAAAAAPU/BS1Q7bJCxC0/s1600/vento.jpg

Consulta realizada dia 21 de novembro às 18:25 min. 

In: http://2.bp.blogspot.com/_9Ht3FnIsjEo/THUeRnaM1JI/AAAAAAAAA64/SWo-85V-IpY/s1600/chuva.jpg

Consulta realizada dia 21 de novembro às 18:28 min. 

Com as crianças sentadas na Roda, faça os seguintes questionamentos:

  • "O que acontece nessas imagens?"
  • "Todos esses acontecimentos são comuns em nosso dia a dia?"
  • "Alguém sabe o que é um fenômeno natural?"
  • "Vocês sabiam que sol, chuva, noite estrelada, arcoíris e vento são fenômenos naturais?" "Dê mais exemplos de fenômenos naturais".

 

Envie uma pesquisa para casa sobre fenômenos naturais. Solicite as famílias que conversem com as crianças sobre este tema e enviem para a escola imagens com estes fenômenos.

Atividade 1:

Uma experiência com gelo permite perceber a ação do calor do Sol. Deixe um pedaço de gelo dentro de um copo sob o sol e outro na sombra. Os alunos observarão qual derrete primeiro. Pergunte aos alunos:

  • "O que sentimos quando ficamos no sol?"
  • "Além do gelo, o que mais derrete ou amolece se ficar no sol?"
  • "Por que acontece esse fenômeno?"
  • "Além do Sol, o que derrete as coisas?"

 

Solicite às crianças que registrem através de um desenho como foi realizar esta experiência.

Atividade 2:

Proponha uma observação do arcoíris. No pátio da escola, em um dia de Sol, lance um jato de água com mangueira na direção do Sol. Aparecerá um arcoíris. Converse com as crianças sobre as cores do arcoíris e pergunte quando acontece esse fenômeno naturalmente.

Crie na sala um ateliê de pintura. Utilizando aquarela, pincel e esponja, solicite as crianças que registrem a vicência acima através de uma pintura.

Atividade 3:

Trabalho de Campo: Contemplando as estrelas!

Organize um acampamento com a turma, na casa de alguma criança que tenha espaço apropriado para isso.

Convide alguns pais para participarem desta atividade.

Peça aos alunos que observem o céu a noite e, com a ajuda dos pais ou outro adulto, preencham uma ficha de observação.

Esta ficha deverá conter os seguintes dados:

Ficha de Observação 

Aluno:

Data da observação:

Horário:

O céu estava:

(  ) Com muitas nuvens

(  ) Com poucas nuvens.

(  ) Sem nuvens.

Deu para ver a lua?  (   ) Sim      (   ) Não

Caso a resposta seja sim, faça um desenho de como a lua estava.

Você viu muitas estrelas?  (  ) Sim   (  ) Não

Desenhe as estrelas que você estava vendo no céu, prestando a atenção na posição em que elas estão.

Para concluir esta atividade, faça algumas perguntas:

  • "O que vocês acharam de fazer essa observação?"
  • "Alguma coisa atrapalhou a observação?" (Por exemplo: chuva, frio da noite, nuvens, poluição).

 Caso não seja possível realizar o acampamento, proponha para as crianças uma observação individual em casa, com a ajuda da família. Sugere-se também um encontro noturno entre as crianças numa praça ou outro lugar apropriado para a observação da noite estrelada.

Ao final destas atividades construa com as crianças um "varal de produções" e afixe nele, as imagens que as famílias enviaram, os registros de desenhos e pinturas, além das fotos tiradas nos experimentos realizados durante as aulas.

Recursos Complementares

Para esta, não utilizamos recursos complementares.

Avaliação

Além do varal de produções que será produzido, registrando através de imagens as vivencias do grupo, a professora observará toda a dinâmica do trabalho (como as crianças se organizam na pesquisa de campo e experimentos, como é a participação de cada membro, observando elementos de clareza, coerência e encadeamento de idéias e ainda, a iniciativa na obtenção dos recursos necessários para a realização das atividades).

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 6/6 - 100%
  • Quatro estrelas 0/6 - 0%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.