27/01/2011
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Não há a necessidade de conhecimentos prévios.
Uma abordagem para o professor
O pensamento infantil sobre os fenômenos naturais
Acesse o link http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/desenvolvimento-e-aprendizagem/pensamento-infantil-fenomenos-naturais-475516.shtml e entenda de que forma as crianças criam teorias e explicam os fenômenos naturais até se aproximarem dos conhecimentos científicos.
Assista também o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=1GOPR3h2LQ8
Atividades
Para iniciar a aula, utilizando um Data Show mostre as seguintes imagens para as crianças:
In: http://3.bp.blogspot.com/_wyYR4BWowqE/TDPAX3HeP-I/AAAAAAAACi0/coNBApfUAYo/s400/Ceu_estrelado.jpg Consulta realizada dia 21 de novembro às 18:03 min.
In: http://img.blogs.abril.com.br/1/ortega/imagens/verao.jpg Consulta realizada dia 21 de novembro às 18:07 min.
Consulta realizada dia 21 de novembro às 18:15 min.
In: http://4.bp.blogspot.com/_0ZEtQtQIFBc/TMLfZ83c5yI/AAAAAAAAAPU/BS1Q7bJCxC0/s1600/vento.jpg
Consulta realizada dia 21 de novembro às 18:25 min.
In: http://2.bp.blogspot.com/_9Ht3FnIsjEo/THUeRnaM1JI/AAAAAAAAA64/SWo-85V-IpY/s1600/chuva.jpg
Consulta realizada dia 21 de novembro às 18:28 min.
Com as crianças sentadas na Roda, faça os seguintes questionamentos:
Envie uma pesquisa para casa sobre fenômenos naturais. Solicite as famílias que conversem com as crianças sobre este tema e enviem para a escola imagens com estes fenômenos.
Atividade 1:
Uma experiência com gelo permite perceber a ação do calor do Sol. Deixe um pedaço de gelo dentro de um copo sob o sol e outro na sombra. Os alunos observarão qual derrete primeiro. Pergunte aos alunos:
Solicite às crianças que registrem através de um desenho como foi realizar esta experiência.
Atividade 2:
Proponha uma observação do arcoíris. No pátio da escola, em um dia de Sol, lance um jato de água com mangueira na direção do Sol. Aparecerá um arcoíris. Converse com as crianças sobre as cores do arcoíris e pergunte quando acontece esse fenômeno naturalmente.
Crie na sala um ateliê de pintura. Utilizando aquarela, pincel e esponja, solicite as crianças que registrem a vicência acima através de uma pintura.
Atividade 3:
Trabalho de Campo: Contemplando as estrelas!
Organize um acampamento com a turma, na casa de alguma criança que tenha espaço apropriado para isso.
Convide alguns pais para participarem desta atividade.
Peça aos alunos que observem o céu a noite e, com a ajuda dos pais ou outro adulto, preencham uma ficha de observação.
Esta ficha deverá conter os seguintes dados:
Ficha de Observação
Aluno:
Data da observação:
Horário:
O céu estava:
( ) Com muitas nuvens
( ) Com poucas nuvens.
( ) Sem nuvens.
Deu para ver a lua? ( ) Sim ( ) Não
Caso a resposta seja sim, faça um desenho de como a lua estava.
Você viu muitas estrelas? ( ) Sim ( ) Não
Desenhe as estrelas que você estava vendo no céu, prestando a atenção na posição em que elas estão.
Para concluir esta atividade, faça algumas perguntas:
Caso não seja possível realizar o acampamento, proponha para as crianças uma observação individual em casa, com a ajuda da família. Sugere-se também um encontro noturno entre as crianças numa praça ou outro lugar apropriado para a observação da noite estrelada.
Ao final destas atividades construa com as crianças um "varal de produções" e afixe nele, as imagens que as famílias enviaram, os registros de desenhos e pinturas, além das fotos tiradas nos experimentos realizados durante as aulas.
Para esta, não utilizamos recursos complementares.
Além do varal de produções que será produzido, registrando através de imagens as vivencias do grupo, a professora observará toda a dinâmica do trabalho (como as crianças se organizam na pesquisa de campo e experimentos, como é a participação de cada membro, observando elementos de clareza, coerência e encadeamento de idéias e ainda, a iniciativa na obtenção dos recursos necessários para a realização das atividades).
Quatro estrelas 9 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
02/06/2015
Cinco estrelasmuito boa essa atividade
14/05/2015
Três estrelasGostei muito da introdução da atividade, pois na Educação Infantil é comum percebemos o interesse que estas crianças nessa faixa etária têm em descobrir as coisas do mundo que vive e trabalhar com os fenômenos da natureza trará para a sala de aula inúmeros questionamentos e poderemos trabalhar também a imaginação das crianças e a formulação de hipóteses destas. O vídeo anexado no plano é muito interessante e fica bem nítido o interesse que as crianças tem sobre os fenômenos naturais.
30/04/2015
Cinco estrelasInteressantíssimo, as crianças terão gosto em aprender e o professor em ensinar. Obrigada por compartilhar esta ideia.
30/10/2014
Cinco estrelasamei o plano de aula
02/11/2013
Cinco estrelasAdorei as ideias!!!!Me ajudou bastante!!!Parabéns!!!
03/12/2012
Cinco estrelasAdorei!!!Ideias fantásticas.
05/11/2012
Cinco estrelasamei essa página,me ajudou bastante.
27/08/2012
Cinco estrelasE UMA ótima ideia além das crianças se divertirem com ela
24/04/2012
Cinco estrelasMuito boa. Encontrei o que precisava!!! Agora posso elaborar minha aula.