11/02/2011
Maria de Fátima Santos Galvão
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Profissional | Produção Cultural e Design | Técnico em Design de Móveis |
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Reconhecer graficamente dois planos secantes, ambos projetantes em relação ao plano vertical;
Identificar as características desses planos secantes;
Representar as imagens da interseção dos planos secantes ambos projetantes em relação ao plano vertical;
Identificar a reta de interseção dos planos;
Resolver questões de planos secantes ambos projetantes em relação ao plano vertical.
Estudo da reta, Planos de projeção e suas imagens.
Professor, a sugestão para abordar Planos Secantes, ambos projetantes em relação ao plano vertical de projeção, é utilizar uma estrutura composta de duas cartolinas articuláveis que representarão dois Planos de Topo.
Figura 1
Passo 1: Represente a imagem da intersecção de dois planos de Topo para os alunos. Oriente-os para que observem, quando dois planos são projetantes em relação ao plano vertical de projeção, sua reta de intersecção é uma reta projetante(incide fazendo 90°)em relação ao plano vertical de projeção.
Passo 2: Pergunte para os alunos qual o nome da reta projetante, entre os planos secantes, vistos anteriormente. Deverão responder reta de topo. Sugere-se apresentar a intersecção de outros planos projetantes em relação ao plano vertical de projeção, como os planos de Topo e Perfil.
Passo 3: Utilize a estrutura de dois planos fixos, o vertical e o horizontal de projeção, que pode ser de papelão, acetato ou outro material e acrescente com os mesmos materiais, os novos planos que representarão as intersecções.
Exemplo:
Passo 4: Oriente os alunos para que observem que não há intersecção entre os planos Horizontal com Horizontal. A intersecção entre os planos Horizontal e Topo gera uma reta de intersecção que é a reta de Topo. Existe também a intersecção entre os planos Horizontal e Perfil, gerando a reta de Topo.
Atividade 1:
Professor, vamos usar nossa criatividade usando capas de discos antigos, para representar com os alunos a intersecção de planos perpendiculares ao plano Vertical de projeção.
Apresente as capas fixadas em duas placas de isopor, que irão representar os planos vertical e horizontal.
Exemplo:
Professor, com outras capas solicite que os alunos respondam, qual o nome dos planos que fazem intersecção e indiquem as retas de intersecção.
Atividade 2:
Professor, proponha aos alunos representarem as imagens dos traços dos planos quando ocorrem as intersecções e quando não.
Exemplo:
Atividade 3:
Oriente os alunos sobre a reta de intersecção.Ela acontece na intersecção entre dois planos.
Distribua figuras que sugerem intersecções e peça que os alunos as identifiquem.
Exemplo:
Fonte: http://faculdadedigital.com/fnascimento/seccao.asp?cod_seccao=3682
Fonte: http://www.elosestofados.com.br/Sofa/slides/Sofa%20Cama%2039.html
Fonte: http://hypedesire.blogtv.uol.com.br/2007/08/02/cadeira-dobravel-para-pendurar
Sugira que os alunos pesquizem outras figuras com idéia de intersecção de planos.
Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm
Os alunos souberam reconhecer graficamente dois planos secantes, ambos projetantes em relação ao plano vertical?
Os alunos souberam identificar as características desses planos secantes?
Os alunos souberam representar as imagens da interseção dos planos secantes ambos projetantes em relação ao plano vertical?
Os alunos souberam identificar a reta de interseção dos planos?
Os alunos souberam resolver questões de planos secantes ambos projetantes em relação ao plano vertical?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!